Construindo e Comparando

Desenvolvida por: Josian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas e Comparação

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em duplas para construir torres utilizando blocos de encaixe. O objetivo principal desta atividade será proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar conceitos matemáticos relacionados às medidas de comprimento, assim como o vocabulário específico vinculado a essas medidas, como 'mais alto', 'mais baixo', 'mais comprido' e 'mais curto'. Após a construção das torres, as duplas serão estimuladas a comparar suas respectivas construções, utilizando os termos adquiridos. Será incentivada a troca de blocos entre as duplas, para que possam experimentar diretamente as variações em tamanho e proporção. Esta dinâmica tem como intuito promover não apenas o desenvolvimento do raciocínio lógico e do vocabulário específico, mas também estimular a interação, colaboração e comunicação eficaz entre os alunos. Através desta abordagem mão-na-massa e interativa, espera-se que os alunos possam estabelecer conexões significativas com os conceitos matemáticos abordados, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir e consolidar o vocabulário relacionado às grandezas e medidas no contexto matemático para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação e análise crítica ao compararem os objetos construídos entre si, utilizando termos apropriados para descrever suas observações. Também se visa fomentar a cooperação e interação social, elementos críticos no processo de aprendizagem, além de estimular o raciocínio lógico por meio da manipulação e comparação física dos blocos. Essa atividade prática promove uma abordagem ativa da aprendizagem, onde o aluno não é apenas um receptor passivo de informações, mas um participante ativo no processo de construção do seu conhecimento.

  • Introduzir e consolidar o vocabulário relacionado a grandezas e medidas.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Estimular a cooperação e interação entre os alunos.
  • Promover o raciocínio lógico e resolução de problemas.
  • Favorecer a aprendizagem ativa através de metodologias mão-na-massa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Conteúdo Programático

Esta atividade foi projetada para abordar conceitos fundamentais de medidas e grandezas de forma prática e significativa. Os alunos terão a oportunidade de manipular objetos físicos (blocos de encaixe) e utilizar vocabulário específico para descrever as características desses objetos. Essa abordagem prática é essencial para construir uma compreensão sólida de conceitos matemáticos básicos, preparando os alunos para aprenderem sobre medidas de forma mais abrangente nos anos subsequentes.

  • Medidas de comprimento: alto, baixo, comprido, curto.
  • Comparação direta entre objetos físicos.
  • Vocabulário específico relacionado a grandezas e medidas.
  • Cooperação e interação através da atividade em dupla.
  • Metodologia ativa e aprendizagem mão-na-massa.

Metodologia

A atividade será realizada utilizando uma metodologia ativa e prática, denominada 'Atividade Mão-na-massa'. Esta abordagem pedagógica incentiva os alunos a serem protagonistas na construção do seu conhecimento, por meio de experiências diretas e colaborativas. Trabalhando em duplas, os alunos serão guiados a explorar, construir, comparar e discutir, permitindo uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos de medidas e grandezas, além de desenvolver habilidades sociais importantes.

  • Exploração inicial dos blocos de encaixe.
  • Construção colaborativa de torres em duplas.
  • Comparação e discussão das torres construídas.
  • Troca de blocos para experimentação direta.
  • Revisão e discussão dos conceitos aprendidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão a construção e comparação das torres. Na segunda aula, a atividade será continuada, com ênfase na troca de blocos e na discussão aprofundada das observações.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da construção das torres (30 minutos).
  • Aula 2: Continuação da atividade, troca de blocos e discussão dos resultados (30 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será de forma formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos durante a construção e comparação das torres, bem como a capacidade de utilizar o vocabulário apropriado para descrever as características das torres. Também será observada a habilidade de cooperação dentro das duplas e o empenho em experimentar as diferenças de tamanho e proporção ao trocar os blocos. Exemplos de questões a serem observadas incluem: o aluno conseguiu identificar qual torre era mais alta ou mais baixa que a outra? Demonstrou iniciativa e criatividade ao construir e modificar as torres? Foi capaz de trabalhar de maneira cooperativa com seu par?

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários blocos de encaixe de diversos tamanhos e cores, suficientes para que cada dupla de alunos tenha ao menos 20 blocos para trabalhar. Também será útil dispor de um espaço livre e adequado para a construção das torres, onde as duplas possam trabalhar juntas sem interferências. Cartazes ou lousas com o vocabulário trabalhado na atividade também servirão de apoio para os alunos durante a construção e discussão.

  • Blocos de encaixe de diversos tamanhos e cores.
  • Espaço livre e adequado para a atividade.
  • Cartazes ou lousas com vocabulário da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo