Construtores de Formas

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Espacial

Na atividade 'Construtores de Formas', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar conceitos de geometria espacial de maneira prática e interativa. Utilizando materiais simples como papelão, tesoura e cola, cada estudante será desafiado a criar modelos tridimensionais de prismas retos, pirâmides, cilindros e cones. A atividade se inicia com a apresentação das planificações dessas formas geométricas, seguida por discussões em grupos pequenos, onde os alunos são estimulados a refletir sobre a relação entre as planificações e os objetos tridimensionais que serão construídos. Ao longo do processo, os alunos trabalham em equipe, desenvolvendo habilidades de colaboração, comunicação e solução de problemas de forma criativa. Esta atividade está desenhada para promover uma compreensão aprofundada das características das figuras geométricas espaciais, fazendo uma ponte direta com a realidade deles ao associar cada forma a objetos do cotidiano, e assim, fortalecer a habilidade matemática especificada pela BNCC EF03MA14.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Construtores de Formas' tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma compreensão prática e integrada dos conceitos de geometria espacial, particularmente sobre prismas retos, pirâmides, cilindros e cones. Por meio da construção física de modelos tridimensionais a partir de suas planificações, os alunos poderão visualizar e entender melhor a relação entre duas e três dimensões. Além disso, o trabalho em equipe e a solução de problemas de forma criativa são habilidades essenciais que serão trabalhadas durante a atividade, contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes e incentivando a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos.

  • Compreender a relação entre figuras planas e objetos tridimensionais.
  • Construir modelos tridimensionais utilizando planificações.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e solução colaborativa de problemas.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade no processo de aprendizagem.
  • Relacionar conceitos matemáticos com objetos e situações do cotidiano.

Conteúdo Programático

Este plano de aula alinha-se ao conteúdo programático de geometria para o 3º ano do Ensino Fundamental, abrangendo especificamente as figuras geométricas espaciais como prismas, pirâmides, cilindros e cones. A abordagem prática permitirá aos alunos não somente compreender as características dessas formas, mas também associá-las a objetos do mundo físico, cumprindo com os objetivos da BNCC. Durante a atividade, serão discutidas as noções de planificação e construção de modelos em três dimensões, reforçando habilidades de visualização espacial que são fundamentais na aprendizagem matemática e na aplicação de conceitos geométricos no dia a dia.

  • Relação entre duas e três dimensões e planificações.
  • Características das figuras geométricas espaciais.
  • Construção de modelos tridimensionais de prismas, pirâmides, cilindros e cones.
  • Neste tópico, os alunos irão aprender a criar modelos tridimensionais de prismas, pirâmides, cilindros e cones. Eles serão introduzidos aos conceitos de cada uma dessas figuras geométricas espaciais, explorando suas características e propriedades. Através da manipulação de materiais como papelão, tesoura e cola, os alunos terão a oportunidade de construir fisicamente cada uma dessas formas, o que permitirá uma compreensão mais aprofundada das suas estruturas e relações entre suas faces, vértices e arestas. Por exemplo, ao construir um modelo de cilindro, os alunos poderão observar como a base circular se relaciona com a superfície lateral curva, compreendendo assim a configuração tridimensional desta figura. Além disso, ao criar um modelo de cone, poderão explorar a relação entre a base circular e a superfície lateral formando uma pirâmide de base circular. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aplicar de forma prática os conceitos teóricos aprendidos, o que contribuirá significativamente para a consolidação do conhecimento em geometria espacial.

  • Trabalho em equipe e solução de problemas.
  • Aplicação dos conceitos geométricos no mundo físico.
  • Neste tópico, 'Aplicação dos conceitos geométricos no mundo físico', os alunos serão guiados a entender como as formas geométricas estudadas em sala de aula se relacionam com objetos e situações do cotidiano. Através de exemplos práticos, como caixas de presente (prismas retos), pirâmides de brinquedo, latas de refrigerante (cilindros) e cones de trânsito, os estudantes serão incentivados a identificar as figuras geométricas espaciais em diferentes contextos. Além disso, serão desafiados a reconhecer a importância desses conceitos no mundo real, destacando como a geometria está presente em construções, embalagens, brinquedos e outras situações do dia a dia.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade incorpora princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos pequenos para fomentar a colaboração e o diálogo, essenciais no processo de construção dos modelos tridimensionais. Inicialmente, será feita uma discussão guiada sobre as planificações e suas relações com as formas tridimensionais. Em seguida, os estudantes, munidos de papelão, tesoura e cola, passam à etapa de construção, onde a teoria se transforma em prática. Este método permite que os alunos sejam os protagonistas do seu aprendizado, promovendo um ambiente de imersão total no tema abordado.

  • Divisão dos alunos em grupos para estimular a aprendizagem colaborativa.
  • Discussão inicial sobre planificações e formas tridimensionais.
  • Construção dos modelos tridimensionais em etapas, com acompanhamento do professor.
  • Aplicar conceitos teóricos na prática, através da metodologia mão-na-massa.
  • A metodologia 'mão-na-massa' será aplicada na atividade 'Construtores de Formas' como uma estratégia para promover a aprendizagem prática e significativa dos conceitos teóricos de geometria espacial. Os alunos serão desafiados a colocar em prática as informações adquiridas sobre planificações e formas tridimensionais, construindo, de forma manual, modelos concretos de prismas retos, pirâmides, cilindros e cones utilizando papelão, tesoura e cola. Dessa forma, a metodologia mão-na-massa possibilita que os estudantes experimentem na prática o que foi discutido teoricamente, proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos e incentivando a reflexão sobre a relação entre a representação plana e a forma espacial. Por exemplo, ao construir um modelo de pirâmide, os alunos não apenas aplicam o conhecimento sobre as faces e vértices da pirâmide, mas também visualizam e manipulam essas características, consolidando sua compreensão de forma mais concreta e duradoura.

  • Estímulo ao diálogo e troca de ideias entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de cinco aulas de 60 minutos cada, distribuídas da seguinte forma: Na primeira aula, faremos uma introdução teórica às figuras geométricas espaciais e suas planificações. As aulas seguintes serão dedicadas à construção dos modelos tridimensionais, com cada aula focada em uma forma geométrica específica: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Este cronograma permite um aprofundamento gradual e sistemático dos conceitos, além de oferecer tempo adequado para a construção e discussão dos modelos.

  • Aula 1: Introdução à geometria espacial e discussão sobre planificações.
  • Aula 2: Construção de modelos tridimensionais de prismas.
  • Aula 3: Construção de modelos tridimensionais de pirâmides.
  • Aula 4: Construção de modelos tridimensionais de cilindros.
  • Aula 5: Construção de modelos tridimensionais de cones e revisão geral.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Observará-se a participação individual e do grupo na discussão inicial, a habilidade de trabalhar em equipe, e a capacidade de solucionar problemas durante a construção dos modelos. O produto final será avaliado considerando a precisão na construção das formas e a capacidade de relacionar as planificações com os modelos tridimensionais construídos. Além disso, haverá um momento de apresentação dos trabalhos, onde cada grupo explicará os passos realizados e as dificuldades encontradas, promovendo assim a capacidade de articulação e a autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis, como papelão, tesouras sem ponta para garantir a segurança dos estudantes, cola branca ou cola bastão, e planificações impressas das formas geométricas a serem trabalhadas. Além dos materiais físicos, é imprescindível um espaço adequado que permita a colaboração e a interação entre os alunos, assim como o acompanhamento próximo do professor para orientar, esclarecer dúvidas e motivar os grupos durante todo o processo.

  • Papelão
  • Tesouras sem ponta
  • Cola branca ou cola bastão
  • Planificações impressas das figuras geométricas
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

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