O Grande Piquenique das Histórias

Desenvolvida por: Luiz F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, comunicação e expressão oral

A atividade 'O Grande Piquenique das Histórias' proporciona aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizagem única ao ar livre. Inicia-se com a seleção de um texto literário apropriado à faixa etária dos estudantes, seguida por uma leitura feita pelo professor em um espaço ao ar livre, criando uma atmosfera acolhedora e estimulante. Posteriormente, os alunos participarão de um piquenique temático, no qual deverão trazer de casa objetos ou alimentos que relacionem-se com a história lida. Durante esta reunião, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar com os colegas e professores o item que trouxeram, explicando sua escolha e como este se conecta com o conto apresentado. Este momento promove não apenas a escuta ativa e a expressão oral organizada e respeitosa, mas também incentiva a criatividade, a associação de ideias e o desenvolvimento da habilidade de falar em público. Ao planejar e realizar esta atividade, os educadores estão convidando os alunos a mergulharem na história de uma maneira dinâmica e interativa, aplicando conceitos de leitura e interpretação de texto de forma prática e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover habilidades de escuta ativa e expressão oral nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma metodologia ativa para engajá-los numa experiência de aprendizagem participativa e prática. Além disso, pretende-se fomentar a criatividade e a capacidade de associação dos estudantes ao incentivá-los a relacionar elementos do texto literário com objetos ou alimentos reais. Outro objetivo essencial é o desenvolvimento da capacidade de argumentação e de apresentação em público, ao motivar os alunos a explicarem suas escolhas frente aos colegas, enriquecendo o vocabulário e a fluência verbal. Visando a interação respeitosa, espera-se que pratiquem o respeito mútuo pelos turnos de fala e pelo uso de formas de tratamento adequadas durante o diálogo.

  • Promover a escuta ativa e a expressão oral organizada
  • Estimular a criatividade e a capacidade de associação
  • Desenvolver habilidades de argumentação e apresentação em público
  • Praticar o respeito pelos turnos de fala e pelas formas de tratamento adequadas durante a conversação
  • Fomentar a interpretação de texto de forma prática e significativa

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está construído sobre as bases de leitura, interpretação de texto e expressão oral, englobando atividades que conectam a literatura a expressões concretas e relações interpessoais. Vinculado ao projeto de leitura ao ar livre seguido por um piquenique temático, propõe-se uma experiência educacional que atravessa os limites da sala de aula tradicional, oferecendo uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação de modo criativo e integrativo.

  • Leitura e interpretação de textos literários
  • Expressão oral e argumentação
  • Respeito aos turnos de fala e uso adequado de formas de tratamento
  • Associação entre elementos textuais e objetos do cotidiano

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade engaja os alunos de maneira significativa, promovendo a aprendizagem através de experiências práticas. O docente atuará como mediador do conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos na leitura compartilhada ao ar livre e no piquenique temático. Esta abordagem estimula o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, permitindo que explorem livremente suas ideias e conexões entre a história lida e os objetos/alimentos que escolheram trazer, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

  • Leitura compartilhada de texto literário ao ar livre
  • Realização de piquenique temático com integração de elementos textuais e objetos reais
  • Compartilhamento e discussão em grupo sobre as escolhas de cada aluno
  • Feedback construtivo e reflexivo por parte do professor

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação direta e participativa do professor sobre a participação individual e colaboração durante todo o processo. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de escutar atentamente, de se expressarem de forma clara, organizada e respeitosa, e de fazerem associações criativas entre a história lida e os objetos ou alimentos trazidos para o piquenique. A avaliação também considerará o envolvimento na preparação do piquenique e nas discussões em grupo, promovendo uma autoavaliação e reflexão sobre o aprendizado. Exemplos práticos de participações notáveis ou de melhorias observáveis serão compartilhados com o grupo, sempre visando o reconhecimento do esforço e do progresso de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção cuidadosa de textos literários apropriados à faixa etária, materiais básicos para o piquenique, como toalhas e cestas, além de um espaço ao ar livre seguro e acessível. É importante contar com a colaboração das famílias para o fornecimento de objetos e alimentos relacionados ao texto para o piquenique. Materiais didáticos de apoio para a discussão e reflexão sobre o texto também serão essenciais para facilitar o processo de aprendizagem e expressão.

  • Textos literários selecionados
  • Espaço ao ar livre
  • Materiais para piquenique (toalhas, cestas)
  • Objetos e alimentos trazidos pelos alunos
  • Materiais didáticos de apoio para discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo