O Encontro dos Sinônimos Perdidos

Desenvolvida por: Nagila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sinonímia e Coesão Textual

Nesta atividade lúdica e interativa, 'O Encontro dos Sinônimos Perdidos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a explorar o conceito de sinonímia e coesão textual de forma prática e significativa. Formando duplas, eles receberão cartas contendo palavras, com o objetivo de encontrar outras duplas que possuam cartas com sinônimos das palavras que eles têm. Ao encontrarem os pares sinônimos, as duas duplas deverão colaborar para criar uma pequena história ou frase que utilize as palavras em questão, demonstrando assim sua capacidade de compreender e aplicar os conceitos de sinonímia e coesão textual. Para adicionar uma camada extra de desafio e aprendizado, algumas das palavras incluídas poderão apresentar homonímia, exigindo dos estudantes uma análise mais cuidadosa e a habilidade de discernimento para a correta aplicação dos termos em diferentes contextos. Este exercício não só estimula a compreensão linguística dos alunos, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal reforçar a compreensão dos alunos sobre sinonímia e coesão textual, habilidades fundamentais para a construção de textos coerentes e coesos. Ao trabalhar com sinônimos, os alunos aprendem a enriquecer seu vocabulário, aprimorando a capacidade de expressão e compreensão textual. Além disso, a inclusão de palavras homônimas visa aprofundar o entendimento sobre a complexidade da língua e a importância do contexto para a correta interpretação de palavras com grafias ou sons semelhantes, mas com significados distintos. Através da metodologia ativa, este plano busca engajar os estudantes de maneira participativa, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma criativa.

  • Reconhecer e aplicar sinônimos em contextos apropriados para enriquecer a textualidade.
  • Desenvolver habilidades de coesão textual ao construir frases ou histórias coletivamente.
  • Diferenciar e corretamente aplicar palavras homônimas em diversos contextos.
  • Estimular a colaboração, comunicação efetiva e criatividade entre os alunos.
  • Aprimorar o vocabulário e a compreensão linguística dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP12: Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
  • EF67LP34: Formar antônimos com acréscimo de prefixos que expressam noção de negação.

Conteúdo Programático

Integrando os conceitos de sinonímia, antonímia e homonímia, esta atividade aborda aspectos essenciais da construção textual e do enriquecimento vocabular, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Além de oferecer uma oportunidade prática para explorar esses conceitos, a atividade reforça a importância da coesão e coerência em textos, usando a metodologia ativa para promover uma experiência de aprendizagem significativa e interativa.

  • Sinonímia e enriquecimento vocabular
  • Coesão textual
  • Homonímia e discernimento contextual
  • Trabalho colaborativo e construção coletiva de significados
  • Criatividade e expressão linguística

Metodologia

A metodologia ativa é a pedra angular deste plano, promovendo um ambiente de aprendizado participativo onde os alunos são os principais agentes de seu processo educativo. Através da interação direta com o conteúdo, formação de duplas para a busca de sinônimos e a colaboração criativa na criação de histórias ou frases, os estudantes vivenciam os conceitos de sinonímia, coesão textual e homonímia de forma concreta e envolvente, incentivando a aplicação prática de conhecimentos, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências sociais e linguísticas.

  • Distribuição de cartas com palavras aos alunos em duplas.
  • Busca interativa por duplas com cartas de sinônimos.
  • Criação colaborativa de histórias ou frases usando as palavras.
  • Discussão guiada sobre a experiência e os conceitos abordados.
  • Reflexão individual e em grupo sobre a importância da sinonímia e coesão na comunicação eficaz.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 50 minutos, dividida em segmentos para introdução, desenvolvimento da atividade de busca e criação com os sinônimos, seguida por discussão e reflexão sobre a experiência.

  • Introdução aos conceitos chave e instruções da atividade (10 minutos)
  • Execução da atividade prática de busca e criação colaborativa (30 minutos)
  • Discussão e reflexão sobre a atividade e os conceitos aprendidos (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos, na capacidade de trabalhar em equipe, na criatividade demonstrada na construção das frases ou histórias e na compreensão e aplicação dos conceitos de sinonímia e homonímia. Observações durante a atividade, as histórias ou frases criadas e reflexões pós-atividade tanto individuais quanto coletivas serão utilizadas como base para o feedback. Exemplos de critérios de avaliação incluem o uso correto e criativo de sinônimos, a coesão e coerência textual nas produções, e a capacidade de análise e aplicação de palavras em contextos variados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou pequenas folhas de papel contendo uma variedade de palavras, assim como espaços adequados que favoreçam a interação entre os alunos. Além disso, o uso de recursos como quadro branco e marcadores para a discussão coletiva contribuirá para uma visualização efetiva dos conceitos e facilitará a reflexão e o feedback sobre a atividade.

  • Cartas ou folhas de papel com palavras
  • Espaço de sala de aula adequado para movimentação e interação
  • Quadro branco e marcadores
  • Material de apoio com definições de sinonímia, antonímia e homonímia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo