Diálogos entre Gêneros

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Interpretação e Produção Textual

A atividade 'Diálogos entre Gêneros' é desenhada com o objetivo de aprofundar o entendimento do aluno do 2º ano do Ensino Médio sobre os diferentes gêneros textuais e sua aplicabilidade em contextos reais e contemporâneos. A partir da leitura de uma diversidade de textos - incluindo crônicas, notícias e artigos de opinião - sobre um tema atual e relevante escolhido pelo educador, os estudantes serão instigados a desenvolver habilidades de interpretação, crítica e argumentação de forma colaborativa. Em pequenos grupos, os alunos discutirão os argumentos apresentados nos textos fornecidos, para posteriormente redigirem uma dissertação que dialogue com essas ideias, podendo concordar, refutar ou expandi-las. Essa prática pedagógica não só estimula a capacidade analítica e reflexiva dos educandos frente a temáticas contemporâneas, mas também fomenta o desenvolvimento de competências essenciais para a formação cidadã como a argumentação lógica, a colaboração e a síntese de ideias complexas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pretende aprimorar as habilidades de leitura crítica e interpretação textual dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, permitindo-lhes identificar, comparar e avaliar os argumentos apresentados em diferentes gêneros textuais. Também visa desenvolver a competência escrita, especialmente na elaboração de dissertações que demandem clareza argumentativa, coerência e coesão. Além disso, busca-se incentivar o trabalho colaborativo, essencial para a construção do conhecimento em sala de aula, melhorando ainda, a capacidade de síntese de ideias e a formação de opinião crítica sobre temas da atualidade.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.
  • Aprimorar a aptidão para argumentar com clareza, coerência e coesão em textos dissertativos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a discussão produtiva em grupo.
  • Estimular a capacidade de síntese e formação de opinião crítica.
  • Promover a compreensão sobre a relevância dos diferentes gêneros textuais e seu papel na sociedade.

Conteúdo Programático

A atividade se fundamenta na necessidade de entender os diferentes gêneros textuais não apenas como estruturas linguísticas, mas como ferramentas comunicacionais essenciais na sociedade contemporânea. A leitura de textos variados, especialmente aqueles que trazem à tona questões atuais e relevantes, serve como base para o desenvolvimento de uma abordagem crítica frente à informação. A produção de uma dissertação, por sua vez, constitui uma prática efetiva de consolidação das capacidades argumentativas, alinhando teoria e prática em um exercício de síntese e reflexão.

  • Interpretação de textos de diferentes gêneros.
  • Técnicas de escrita para dissertações argumentativas.
  • Discussão em grupo sobre temas contemporâneos.
  • Análise crítica de argumentos.
  • Princípios da argumentação escrita.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado, por meio da leitura crítica, discussão em grupos pequenos e elaboração colaborativa de dissertações. Após a divisão em grupos, cada um receberá um conjunto de textos para análise. Será promovido um espaço de diálogo aberto onde os alunos poderão trocar impressões, questionamentos e perspectivas sobre os textos, guiados por perguntas norteadoras fornecidas pelo professor. A culminância do processo será a produção de uma dissertação coletiva, que deverá ser apresentada aos demais colegas, fomentando assim, a troca de ideias e a aprendizagem colaborativa.

  • Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Distribuição de textos variados por grupo.
  • Análise crítica e discussão dos textos em grupo.
  • Elaboração de dissertação coletiva.
  • Apresentação e avaliação das dissertações pelos colegas e pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a distribuição dos textos e a discussão inicial em grupos. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à elaboração da dissertação coletiva e farão a apresentação de seus trabalhos para a turma.

  • Aula 1: Leitura e discussão dos textos em grupos.
  • Aula 2: Elaboração e apresentação das dissertações.

Avaliação

A avaliação será processual e levará em consideração a participação individual e em grupo durante as discussões, a capacidade de argumentação demonstrada na dissertação coletiva e a qualidade da apresentação final. Será aplicado um critério que considera a clareza, coesão, coerência e originalidade dos textos produzidos. Além disso, avaliar-se-á a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e articular suas ideias com os argumentos apresentados nos textos de apoio. O professor poderá fazer uso de rubricas para tornar os critérios de avaliação transparentes e objetivos para os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários textos variados impressos ou digitais, quadro branco ou digital para anotações durante as discussões e o uso de um projetor para as apresentações finais. Além disso, recomenda-se a utilização de tecnologias digitais, como tablets ou laptops, para a pesquisa de informações adicionais e a elaboração das dissertações coletivas, permitindo também o acesso a plataformas colaborativas para a escrita e revisão dos textos em grupo.

  • Textos impressos ou digitais (crônicas, notícias, artigos de opinião).
  • Quadro branco ou digital.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Tablets ou laptops (opcionais).
  • Acesso à internet e plataformas de escrita colaborativa (opcionais).

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