Criando Nossas Instruções

Desenvolvida por: Dulcil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto Instrucional

O projeto 'Criando Nossas Instruções' visa capacitar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de escrita, focando na elaboração de textos instrucionais claros e objetivos. Através dessa atividade, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre a importância da comunicação eficaz e aprenderão a estruturar instruções de maneira lógica e compreensível. O projeto começará com uma discussão interativa sobre o que faz um texto instrucional ser eficiente. Os alunos serão então agrupados e escolherão jogos ou atividades escolares com os quais estão familiarizados. Cada grupo discutirá as regras e os procedimentos necessários para que o jogo ou atividade escolhida seja bem-sucedida, compartilhando experiências e perspectivas. Posteriormente, eles escreverão as instruções, trabalhando coletivamente para garantir que seus textos sejam precisos e fáceis de seguir. A finalização do projeto se dará com as apresentações das instruções criadas e a execução dos jogos baseada nos textos dos alunos, permitindo uma avaliação prática de sua eficácia.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo levar os alunos a compreender a função social dos textos instrucionais no dia a dia e a desenvolver a habilidade de escrever instruções claras e objetivas. Pretende-se que os estudantes aprendam a importância da organização lógica das ideias para a construção de instruções eficazes, além de promover a colaboração entre os colegas durante o processo de escrita e revisão dos textos. Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de planejar e produzir textos instrucionais de forma autônoma, aplicando as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

  • Compreender a função social dos textos instrucionais.
  • Desenvolver habilidades de escrita para elaboração de textos claros e objetivos.
  • Aprender a organizar ideias de maneira lógica.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe.
  • Produzir textos instrucionais de forma autônoma, aplicando convenções do gênero.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo da estrutura e características dos textos instrucionais, a importância de um planejamento adequado antes da escrita, assim como a prática de elaboração, revisão e apresentação de instruções. Além disso, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise crítica através da discussão e do feedback recebido, tanto dos colegas quanto do professor. A execução prática dos jogos e atividades, seguindo as instruções produzidas, constitui um aspecto importante do conteúdo, por permitir que os alunos vivenciem a aplicabilidade de seus textos no mundo real.

  • Estrutura e características dos textos instrucionais
  • Processo de planejamento do texto
  • Escrita colaborativa de instruções
  • Revisão e edição de textos
  • Apresentação de instruções e execução prática

Metodologia

A metodologia será baseada em uma abordagem ativa, utilizando técnicas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão engajados em discussões grupais para troca de ideias e análise crítica, incentivando a reflexão sobre a eficácia das instruções. A escrita em pequenos grupos permite a colaboração e o compartilhamento de responsabilidades no processo criativo, enquanto a revisão coletiva propicia um feedback construtivo. A finalização com a execução prática dos jogos fortalece a compreensão sobre a importância da clareza nas instruções.

  • Discussão em grupo sobre textos instrucionais
  • Escrita colaborativa em pequenos grupos
  • Revisão e feedback dos textos produzidos
  • Apresentação das instruções aos colegas
  • Execução prática dos jogos conforme as instruções

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, será feita uma introdução sobre o projeto e os objetivos da atividade (10 minutos), seguida pela formação dos grupos e escolha dos temas (10 minutos). A maior parte do tempo, 30 minutos, será dedicada à elaboração e revisão dos textos instrucionais em grupo. Os últimos 10 minutos serão reservados para o planejamento das apresentações e execuções práticas dos jogos, a serem realizadas em aulas subsequentes.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, elaboração e revisão dos textos.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo do projeto. Considerará a participação ativa dos alunos durante as discussões, a capacidade de trabalhar em equipe, a adequação do texto produzido às características e convenções do gênero textual instrucional, bem como a clareza e objetividade das instruções. A apresentação dos textos e a eficácia na execução dos jogos ou atividades baseadas nas instruções fornecerão insights importantes sobre a compreensão e aplicação dos conceitos trabalhados. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares, promovendo a reflexão sobre o próprio aprendizado e o dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como quadro branco e marcadores, papéis, canetas e lápis para a escrita dos textos, bem como dispositivos digitais (como tablets ou computadores) para a pesquisa de exemplos de textos instrucionais online. Também será útil ter disponíveis os materiais para a execução dos jogos ou atividades escolhidas pelos grupos, o que vai depender das especificidades de cada opção selecionada pelos alunos.

  • Quadro branco e marcadores
  • Papéis, canetas e lápis
  • Dispositivos digitais para pesquisa
  • Materiais específicos para os jogos ou atividades escolhidas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo