Círculo Literário

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura compartilhada e interpretação de texto

O Círculo Literário é uma atividade pedagógica planejada para promover a leitura compartilhada entre alunos e professor do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular a compreensão leitora e a expressão oral. Os participantes do círculo se revezarão na leitura alta de um livro previamente escolhido por votação na classe. Após cada sessão de leitura, o grupo se reunirá em uma roda de debates para discutir o conteúdo abordado, focando na localização de informações específicas e na interpretação do texto. Esta estratégia busca não só fomentar o hábito da leitura mas também desenvolver habilidades críticas de análise e síntese, importantes para a formação integral dos estudantes. Durante os debates, serão utilizadas metodologias ativas como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar o processo de aprendizagem mais interativo, dinâmico e engajador.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo incentivar a prática da leitura e o desenvolvimento da expressão oral, através da participação ativa dos alunos em um círculo literário. Busca-se promover a habilidade de localizar informações explícitas, interpretar textos e participar de discussões em grupo, fomentando assim o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. A troca de experiências e interpretações entre alunos e professor durante a roda de debates é fundamental para o desenvolvimento socioemocional, ampliando o repertório cultural e literário dos envolvidos.

  • Promover a leitura compartilhada entre alunos e professores.
  • Estimular a expressão oral e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de localizar informações específicas em textos.
  • Fomentar a interpretação e análise crítica de textos.
  • Incentivar a interação e cooperação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é centrado na leitura, interpretação de texto e expressão oral. Através da leitura compartilhada de obras literárias selecionadas, os alunos terão a oportunidade de explorar diversos gêneros textuais, ampliando seu repertório literário. A atividade proposta estimula a análise de elementos narrativos, como personagens, cenário e trama, além de promover a identificação e discussão de temas relevantes presentes nas leituras, como amizade, coragem e superação.

  • Leitura compartilhada de obras literárias.
  • Análise de elementos narrativos e identificação de temas relevantes.
  • Roda de debates para discussão e interpretação do texto.
  • Exercícios de expressão oral e argumentação.

Metodologia

A metodologia proposta combina leitura em voz alta, onde alunos e professor se revezam, com momentos de roda de debate para aprofundar a compreensão do texto. Utilizaremos também a Aprendizagem Baseada em Jogos, com atividades que envolvam questões sobre o texto lido, incentivando a participação de todos. Estas estratégias promovem o envolvimento ativo dos alunos, permitindo que eles sejam protagonistas do processo de aprendizagem.

  • Leitura compartilhada e revezamento entre alunos e professor.
  • Rodas de debate focadas em interpretação de texto.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para revisão e discussão do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em 1.5 sessões de 40 minutos. Na primeira sessão, faremos a leitura compartilhada do livro escolhido, iniciando a discussão sobre o que foi lido. Na sessão seguinte, continuaremos a leitura se necessário e aprofundaremos a discussão com a ajuda de jogos educativos que reforcem a compreensão do texto.

  • Aula 1: Introdução ao livro, começo da leitura compartilhada.
  • Aula 2: Continuação da leitura, discussão e jogos baseados no texto.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando-se a participação ativa dos alunos nas atividades propostas. Será dada atenção especial à capacidade de expressar ideias claramente durante as rodas de debate, à habilidade de localizar informações específicas no texto e à interpretação do conteúdo lido. Feedbacks serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua e a confiança na leitura e expressão oral.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Círculo Literário, utilizaremos como recursos os livros selecionados para leitura, quadro branco ou flip chart para anotações durante as discussões e dispositivos digitais ou cartões para as atividades de aprendizagem baseada em jogos. Estes materiais apoiarão o engajamento dos alunos nas atividades propostas, facilitando a interação e a absorção do conteúdo.

  • Livros selecionados para leitura compartilhada.
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Dispositivos digitais ou cartões para jogos educativos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo