Cruzadas e Castelos: Eco do Passado

Desenvolvida por: Valdir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Idade Média

A atividade 'Cruzadas e Castelos: Eco do Passado' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma experiência imersiva na complexa tapeçaria histórica da Idade Média. Através da formação de grupos, os estudantes serão encorajados a representar diferentes perspectivas desse período, como as cruzadas, a vida cotidiana nos castelos, os cavaleiros e os camponeses, usando linhas do tempo visuais como ferramenta de expressão. Cada grupo deverá pesquisar profundamente sobre seu tópico, identificar os principais eventos e figuras históricas, e apresentar sua linha do tempo para a classe. A atividade culminará com uma roda de debate, onde as diferentes perspectivas serão apresentadas, discutidas e comparadas. O debate enfocará as mudanças sociais, políticas e culturais ao longo da Idade Média, incentivando uma análise crítica e reflexiva sobre as diversas realidades e visões de mundo da época.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos sobre a Idade Média, permitindo-lhes identificar, analisar e comparar diferentes narrativas e fontes históricas. Eles também aprenderão a valorizar a complexidade das dinâmicas sociais, políticas e culturais do período, desenvolvendo uma compreensão profunda das diversas realidades vividas por pessoas de diferentes classes sociais.

  • Identificar as principais características sociais, políticas e culturais da Idade Média.
  • Analisar e comparar diferentes perspectivas históricas do período.
  • Utilizar fontes históricas e narrativas diversas para a compreensão de eventos complexos.
  • Desenvolver uma compreensão crítica sobre as mudanças e continuidades ao longo da Idade Média.
  • Expressar suas descobertas e análises de forma clara e coerente por meio de uma apresentação em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

A Idade Média é um período rico e multifacetado da história humana. Para compreender suas complexidades, os estudantes se aventurarão pela análise de diferentes aspectos, como as cruzadas, a organização social dos castelos, a vida dos cavaleiros e dos camponeses. Eles explorarão como estas diferentes realidades se entrelaçam e contribuem para o vasto panorama histórico da época, utilizando as linhas do tempo expressas visualmente.

  • Introdução à Idade Média: contexto histórico geral.
  • As Cruzadas: causas, desenvolvimento e consequências.
  • Vida cotidiana nos castelos: estrutura social e atividades diárias.
  • Os cavaleiros: papel, treinamento e vida.
  • Os camponeses: condições de vida, trabalho e resistências.

Metodologia

A metodologia envolve a aplicação de aprendizado ativo, incentivando a pesquisa, colaboração e debate entre os alunos. Os grupos serão formados com a tarefa de investigar diferentes aspectos da Idade Média e criar linhas do tempo visuais. Essas representações servirão de base para uma roda de debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, facilitando a troca de conhecimentos e a análise crítica em uma discussão aberta.

  • Formação de grupos e definição dos temas.
  • Pesquisa e desenvolvimento das linhas do tempo.
  • Preparação para a apresentação em grupo.
  • Realização da roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em uma aula de 60 minutos, começando com a formação dos grupos e a distribuição dos temas. A maior parte do período será dedicada à pesquisa e à criação das linhas do tempo, culminando com a roda de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar e discutir suas descobertas.

  • Aula 1: Formação de grupos, pesquisa, desenvolvimento das linhas do tempo e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, a profundidade e acurácia da pesquisa, a criatividade e clareza das linhas do tempo visuais, bem como a capacidade de apresentar, discutir e defender suas ideias de forma coerente durante a roda de debate. Será dado um feedback construtivo para cada grupo, enfatizando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação de linhas do tempo (papel, canetas, marcadores) e espaços adequados para a divisão dos grupos e realização da roda de debate.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Material para criação de linhas do tempo (papel, canetas, marcadores).
  • Espaço adequado para a realização da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo