Detetives da Água

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e ciclo da água

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives da água por um dia, com o objetivo de investigar a importância da água e seu ciclo, por meio de atividades práticas e discussões. Utilizando um terrário, os alunos observarão processos como a transpiração das plantas e a condensação da água. Esta observação será o ponto de partida para uma discussão mais ampla sobre os usos da água e outros materiais em suas vidas diárias. Eles serão incentivados a pensar criticamente sobre o consumo responsável de recursos e a desenvolver propostas coletivas que promovam a conservação ambiental. Abordaremos a importância da cobertura vegetal para o ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar. A atividade não só permitirá que os alunos compreendam melhor o papel fundamental da água em nossos ecossistemas, mas também os inspirará a adotar práticas mais sustentáveis em suas rotinas.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são sensibilizar sobre a importância da água e seu ciclo, entender as consequências de seu uso irresponsável, e fomentar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o uso cotidiano desse precioso recurso. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar os principais usos da água em suas vidas e compreender a importância da conservação da cobertura vegetal para a manutenção de um ciclo da água saudável. Além disso, os estudantes serão incentivados a construir propostas coletivas para um consumo mais consciente da água, bem como para a reutilização e reciclagem de materiais.

  • Sensibilizar sobre a importância da conservação da água e da cobertura vegetal.
  • Observar e registrar os processos de transpiração e condensação em um terrário.
  • Discutir os principais usos da água nas atividades cotidianas e propor formas sustentáveis de utilização.
  • Criar soluções práticas para o consumo consciente de água e a reutilização/reciclagem de materiais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
  • EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Conteúdo Programático

O programa da atividade abordará conceitos fundamentais sobre o ciclo da água, a importância da água para a vida na Terra, e o papel da cobertura vegetal na conservação dos ecossistemas. Discussões em grupo serão utilizadas para estimular o pensamento crítico dos alunos sobre o consumo responsável da água e a necessidade de adotar práticas sustentáveis em sua rotina diária. Através da construção e observação de um terrário, os alunos poderão visualizar conceitos-chave sobre a transpiração das plantas e a condensação, compreendendo assim o ciclo da água de maneira prática.

  • Ciclo da água e sua importância para os ecossistemas
  • Processos de transpiração em plantas e condensação da água
  • Impacto do uso humano na disponibilidade e qualidade da água
  • Propostas para um consumo responsável da água e sustentabilidade ambiental

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para encorajar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução teórica sobre o ciclo da água e sua relevância ecossistêmica. Após, participarão ativamente na montagem de um terrário, que servirá como um modelo prático do ciclo da água. Observações e registros serão realizados para acompanhar os processos de transpiração e condensação. Discussões guiadas pelo professor estimularão o pensamento crítico e a elaboração de soluções sustentáveis para o uso da água.

  • Introdução teórica sobre o ciclo da água
  • Montagem prática de um terrário para observação do ciclo da água
  • Discussões guiadas para aprofundamento do tema e elaboração de propostas sustentáveis
  • Elaboração de um plano de ação individual ou coletivo para práticas sustentáveis

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será apresentada a teoria sobre o ciclo da água e a importância da cobertura vegetal, seguida pela construção do terrário. A segunda aula se concentrará na observação e análise dos processos ocorridos no terrário, complementadas por discussões que levarão à construção de propostas para um uso mais sustentável da água.

  • Aula 1: Introdução ao ciclo da água e montagem do terrário
  • Aula 2: Observação, discussão e elaboração de propostas sustentáveis

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades propostas, na qualidade das observações registradas sobre o terrário, e na capacidade de articular reflexões críticas durante as discussões em grupo. Além disso, será avaliada a criatividade e viabilidade das propostas de ações sustentáveis formuladas pelos alunos. Será incentivado um feedback construtivo entre os pares e pelo professor, valorizando a colaboração e o engajamento no processo de aprendizagem ao invés de focar apenas nos resultados finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como recipientes de vidro ou plástico transparente para a montagem dos terrários, terra, pequenas plantas ou sementes, água, pedras ou cascalho, e materiais para cobertura. Além disso, serão utilizados lápis, papel e uma câmara para documentar o processo. Materiais recicláveis serão encorajados para a construção dos terrários, reforçando a mensagem de sustentabilidade.

  • Recipientes de vidro ou plástico transparente
  • Terra, pequenas plantas ou sementes, água, pedras ou cascalho
  • Materiais para cobertura (por ex., musgo)
  • Lápis, papel, câmera fotográfica ou smartphones
  • Materiais recicláveis para a montagem dos terrários

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo