Quem Sou Eu no Meu Mundo?

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Sociedade
Temática: Identidade e responsabilidades pessoais

A atividade 'Quem Sou Eu no Meu Mundo?' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e refletir sobre os diferentes papéis que desempenham dentro de suas famílias, na escola e na comunidade. Iniciando com uma roda de debate, os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e percepções sobre suas responsabilidades nos diferentes ambientes que fazem parte de seu cotidiano. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, eles terão a tarefa de criar um projeto utilizando desenhos e colagens para representar essas responsabilidades. Este projeto não só fomenta a criatividade e colaboração mas também permite uma profunda reflexão sobre como cada indivíduo contribui e se relaciona com os espaços que ocupa, favorecendo um entendimento mais amplo sobre cidadania e pertencimento.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a reconhecerem e expressarem os diferentes papéis que desempenham em suas famílias, na escola e na comunidade, promovendo uma compreensão sobre suas responsabilidades e contribuições nesses ambientes. Visa também desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e reflexão crítica, enquanto os estudantes participam ativamente na construção de projetos criativos. Através desta atividade, espera-se que os alunos cultivem uma maior consciência sobre como suas ações impactam as pessoas ao seu redor e o meio em que vivem.

  • Reconhecer os diferentes papéis desempenhados em diversos ambientes sociais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.
  • Fomentar a criatividade através da arte.
  • Promover a reflexão sobre cidadania e contribuição comunitária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
  • EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Conteúdo Programático

Esta atividade se concentra em explorar a identidade dos alunos e seus papeis dentro de diferentes contextos sociais. Através do diálogo e da criação artística, os estudantes terão a chance de expressar suas compreensões e reflexões sobre suas responsabilidades. Esse processo não somente reforça o conteúdo programático relacionado às habilidades de História e Sociedade, mas também enfatiza a importância do autoconhecimento e do reconhecimento do outro na construção de relações socioculturais harmoniosas.

  • Identidade pessoal e social.
  • Responsabilidades individuais e coletivas.
  • Expressão artística como forma de comunicação.
  • A importância da cidadania e participação comunitária.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa da Roda de Debate para facilitar um espaço seguro e inclusivo onde os alunos possam compartilhar suas ideias e experiências. Seguindo esta discussão inicial, a Aprendizagem Baseada em Projetos guiará os alunos na criação de seus projetos, promovendo a colaboração e a criatividade. Este enfoque metodológico não apenas estimula o envolvimento direto dos alunos com o tema, mas também os capacita a aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e significativa.

  • Roda de Debate para compartilhamento e discussão.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolvimento do trabalho em grupo.
  • Uso de desenhos e colagens como métodos de expressão.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em três sessões de 60 minutos, totalizando 3 horas. Na primeira aula, introduziremos a atividade e realizaremos a Roda de Debate. A segunda aula será dedicada à elaboração dos projetos em grupos. Por fim, na terceira aula, os alunos apresentarão seus projetos, seguindo-se de uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Debate.
  • Aula 2: Desenvolvimento de projetos em grupo.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos e reflexão.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará através da observação do engajamento dos alunos durante a Roda de Debate, a cooperação e participação no desenvolvimento do projeto em grupo, e a qualidade da apresentação e capacidade de expressar as ideias trabalhadas. Será valorizado o processo criativo e a profundidade da reflexão mais do que a precisão artística dos projetos. Feedbacks construtivos serão dados individualmente e ao grupo, focando no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e reflexivas.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários materiais básicos para as atividades artísticas, como folhas de papel A4, lápis de cor, giz de cera, cola e revistas para recorte. Um espaço adequado para a realização da Roda de Debate e desenvolvimento dos projetos em grupo também é essencial, além de um meio para os estudantes apresentarem seus trabalhos, que pode ser um varal de exposição ou uma mesa grande.

  • Papel A4.
  • Lápis de cor e giz de cera.
  • Cola e revistas para recorte.
  • Espaço adequado para Roda de Debate e trabalho em grupo.
  • Meio para apresentação dos trabalhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo