A atividade 'Quem Sou Eu no Meu Mundo?' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e refletir sobre os diferentes papéis que desempenham dentro de suas famílias, na escola e na comunidade. Iniciando com uma roda de debate, os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e percepções sobre suas responsabilidades nos diferentes ambientes que fazem parte de seu cotidiano. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, eles terão a tarefa de criar um projeto utilizando desenhos e colagens para representar essas responsabilidades. Este projeto não só fomenta a criatividade e colaboração mas também permite uma profunda reflexão sobre como cada indivíduo contribui e se relaciona com os espaços que ocupa, favorecendo um entendimento mais amplo sobre cidadania e pertencimento.
O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a reconhecerem e expressarem os diferentes papéis que desempenham em suas famílias, na escola e na comunidade, promovendo uma compreensão sobre suas responsabilidades e contribuições nesses ambientes. Visa também desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e reflexão crítica, enquanto os estudantes participam ativamente na construção de projetos criativos. Através desta atividade, espera-se que os alunos cultivem uma maior consciência sobre como suas ações impactam as pessoas ao seu redor e o meio em que vivem.
Esta atividade se concentra em explorar a identidade dos alunos e seus papeis dentro de diferentes contextos sociais. Através do diálogo e da criação artística, os estudantes terão a chance de expressar suas compreensões e reflexões sobre suas responsabilidades. Esse processo não somente reforça o conteúdo programático relacionado às habilidades de História e Sociedade, mas também enfatiza a importância do autoconhecimento e do reconhecimento do outro na construção de relações socioculturais harmoniosas.
Utilizaremos a metodologia ativa da Roda de Debate para facilitar um espaço seguro e inclusivo onde os alunos possam compartilhar suas ideias e experiências. Seguindo esta discussão inicial, a Aprendizagem Baseada em Projetos guiará os alunos na criação de seus projetos, promovendo a colaboração e a criatividade. Este enfoque metodológico não apenas estimula o envolvimento direto dos alunos com o tema, mas também os capacita a aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e significativa.
Esta atividade será realizada em três sessões de 60 minutos, totalizando 3 horas. Na primeira aula, introduziremos a atividade e realizaremos a Roda de Debate. A segunda aula será dedicada à elaboração dos projetos em grupos. Por fim, na terceira aula, os alunos apresentarão seus projetos, seguindo-se de uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.
A avaliação da atividade se dará através da observação do engajamento dos alunos durante a Roda de Debate, a cooperação e participação no desenvolvimento do projeto em grupo, e a qualidade da apresentação e capacidade de expressar as ideias trabalhadas. Será valorizado o processo criativo e a profundidade da reflexão mais do que a precisão artística dos projetos. Feedbacks construtivos serão dados individualmente e ao grupo, focando no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e reflexivas.
Serão necessários materiais básicos para as atividades artísticas, como folhas de papel A4, lápis de cor, giz de cera, cola e revistas para recorte. Um espaço adequado para a realização da Roda de Debate e desenvolvimento dos projetos em grupo também é essencial, além de um meio para os estudantes apresentarem seus trabalhos, que pode ser um varal de exposição ou uma mesa grande.
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