Debate dos Inconfidentes

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Inconfidência Mineira

Na atividade 'Debate dos Inconfidentes', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a Inconfidência Mineira de uma forma interativa e engajadora. Serão divididos em grupos, cada um representando um personagem histórico relevante deste período, como Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, e representantes da Coroa Portuguesa. Os estudantes serão encorajados a pesquisar sobre seus personagens, compreendendo os motivos e contextos pelos quais agiram durante a Inconfidência Mineira. Posteriormente, participarão de uma roda de debate, defendendo as ações e opiniões de seus personagens com base no contexto histórico. Este método promove uma compreensão mais profunda das múltiplas perspectivas envolvidas nesse importante evento da história do Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão holística e multifacetada da Inconfidência Mineira, estimulando a empatia por diferentes pontos de vista históricos. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação, à medida que os alunos exploram os diversos personagens e eventos dessa época. Além disso, o exercício visa aprimorar a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe, fomentar o respeito pelas opiniões dos colegas e engajar-se em debates construtivos sobre questões históricas complexas.

  • Compreender as causas e consequências da Inconfidência Mineira
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de eventos históricos
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate
  • Fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelas diferentes opiniões
  • Estimular o pensamento crítico sobre múltiplas perspectivas históricas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI01 - Identificar e analisar o contexto histórico-social que favoreceu o surgimento de movimentos de contestação no Brasil Colônia
  • EF07HI02 - Compreender os principais movimentos de contestação ao poder metropolitano na Colônia, relacionando-os aos seus contextos

Conteúdo Programático

A atividade abordará conteúdos essenciais sobre a Inconfidência Mineira, oferecendo aos estudantes uma visão abrangente dos aspectos sociais, econômicos e políticos que contribuíram para este movimento de contestação no Brasil Colônia. Através da pesquisa e do debate, os alunos serão incentivados a analisar criticamente as diversas forças em jogo, bem como as perspectivas dos diferentes personagens históricos envolvidos.

  • Contexto histórico da Inconfidência Mineira
  • Principais personagens e seus papéis no movimento
  • Causas e consequências da Inconfidência para o Brasil
  • Comparação entre diferentes visões do evento

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate para fomentar uma aprendizagem participativa e engajadora. Após a divisão em grupos e a fase de pesquisa, os alunos serão orientados a se posicionar como os personagens históricos que representam e debater suas ações e pontos de vista. Este método permite uma imersão profunda no tema, promovendo uma compreensão mais rica através da experimentação e do diálogo.

  • Divisão de grupos por personagem histórico
  • Pesquisa guiada sobre cada personagem
  • Preparação para o debate com argumentos baseados em pesquisa
  • Roda de debate com regras pré-estabelecidas para garantir respeito e inclusão

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, organizada em uma única sessão de 240 minutos, permitindo a divisão entre a fase de pesquisa e o debate propriamente dito.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos e início da pesquisa (120 minutos)
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, preparação para o debate e realização da Roda de Debate (120 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da pesquisa realizado por cada grupo, na argumentação apresentada durante o debate e na capacidade de defender suas perspectivas de maneira respeitosa e fundamentada. Serão considerados critérios como clareza de expressão, uso de evidências históricas, capacidade de ouvir e responder aos argumentos dos colegas, além da colaboração e engajamento durante todo o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e preparação dos argumentos, além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Podem ser utilizados livros de História, artigos online, documentos e depoimentos sobre a Inconfidência Mineira para enriquecer a pesquisa.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Livros e documentos históricos
  • Materiais para anotação (cadernos, canetas)
  • Espaço físico adequado para a Roda de Debate

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