Esta atividade se propõe a levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma viagem imersiva pelas correntes artísticas Barroco e Rococó. Por meio da pesquisa, discussão, trabalho em equipe e expressão criativa, os estudantes desenvolverão uma compreensão aprofundada desses dois estilos que marcaram a história da arte visual. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e orientados a pesquisar sobre as características marcantes do Barroco e do Rococó, identificando artistas de destaque de cada período e diferenciando os elementos estéticos que definem cada estilo. Posteriormente, utilizando materiais recicláveis, cada grupo construirá uma maquete ou colagem que represente uma cena típica de um dos estilos, focando nos detalhes que os caracterizam. Esta atividade não apenas enriquece o conhecimento dos alunos sobre evolução da arte visual, mas também promove habilidades importantes como trabalho em equipe, pesquisa crítica e expressão artística.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada do Barroco e do Rococó, estilos artísticos que tiveram grande impacto na história da arte. Através dela, busca-se desenvolver a capacidade de pesquisa, análise e crítica dos alunos, ao mesmo tempo em que se promove a expressão criativa e o trabalho em equipe. Além disso, visa-se fortalecer a capacidade dos alunos de identificar e diferenciar os elementos que caracterizam distintas correntes artísticas, ampliando assim seu repertório cultural e artístico.
O conteúdo programático incluirá estudo detalhado das características, contexto, e artistas dos estilos Barroco e Rococó. Através da pesquisa e análise, os alunos aprenderão a identificar as diferenças e semelhanças entre estes estilos, além de entender a importância de cada um no contexto da história da arte. A atividade praticará também habilidades de síntese de informação e apresentação criativa dessa informação por meio de maquetes e colagens.
A metodologia adotada será baseada em aprendizagem ativa, onde os alunos serão protagonistas de seu processo de aprendizado. Inicialmente, haverá uma breve introdução sobre os temas por um orientador, seguida de uma fase de pesquisa em grupo. A construção das maquetes e colagens será uma etapa prática onde os alunos aplicarão o conhecimento adquirido, utilizando técnicas artísticas e materiais recicláveis. Discussões em grupo sobre as descobertas e o processo criativo serão incentivadas durante todo o projeto.
A atividade será executada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos farão pesquisa e discussão nos grupos. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à criação das maquetes ou colagens e as apresentarão para a turma, seguido de um feedback coletivo.
A avaliação será baseada na participação, no engajamento com a atividade de pesquisa, na qualidade da análise feita sobre os estilos Barroco e Rococó, na criatividade e no cuidado com a criação das maquetes ou colagens. Serão considerados critérios como coerência com o estilo artístico escolhido, uso imaginativo de materiais recicláveis e capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação dos trabalhos também será avaliada, observando-se a clareza, a organização da apresentação e a capacidade de resposta às questões apresentadas pelo público.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, plástico, tecido, etc.), cola, tesouras, tintas e pincéis. Acesso à internet, livros e artigos acadêmicos para a fase de pesquisa também serão fundamentais, assim como um espaço adequado para a construção e exposição das maquetes e colagens.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula