Caça-palavras Narrativa

Desenvolvida por: Ingred… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, compreensão de texto e escrita criativa

Esta atividade propõe uma abordagem lúdica e interativa para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, a turma participará de uma sessão de leitura compartilhada, envolvendo-se ativamente na interpretação de um conto curto escolhido. Seguindo a leitura, cada aluno receberá um caça-palavras relacionado ao conto, contendo palavras-chave extraídas do texto. A tarefa não se limita à localização dessas palavras; os estudantes serão incentivados a usar essas palavras-chave para escrever pequenas frases ou parágrafos. Esse exercício adicional tem o objetivo duplo de verificar a compreensão do conto lido e de estimular a criatividade e a habilidade de escrita dos alunos, desafiando-os a recriar partes da história lida ou a inventar novos desfechos. Através dessa atividade, espera-se que os alunos aprimorem não apenas suas capacidades de leitura e compreensão textual, mas também desenvolvam habilidades de síntese e escrita criativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é multifacetado, visando tanto aperfeiçoar as habilidades de leitura e compreensão dos alunos quanto incentivar uma abordagem mais criativa e reflexiva em relação à escrita. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e compreender as principais ideias e palavras-chave de um texto, além de aplicar essas informações de maneira criativa na construção de novos sentidos e histórias. Através deste exercício prático, busca-se também estimular a capacidade dos alunos de pensar criticamente sobre o conteúdo lido, promover a originalidade e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita e expressão.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual
  • Estimular a criatividade e habilidade de escrita
  • Fomentar a capacidade de síntese e recriação de histórias
  • Promover o pensamento crítico e reflexivo sobre o texto
  • Incentivar a aplicação prática de palavras-chave em novos contextos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP03 - Produzir textos orais e escritos, considerando sua adequação aos contextos de comunicação.
  • EF15LP02 - Compreender e valorizar o uso da língua de modo a se expressar
  • EF04LP19 - Reconhecer o uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros e modalidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se no desenvolvimento de capacidades de leitura, interpretação e produção textual, aprofundando o entendimento dos alunos sobre as estruturas narrativas e a importância das palavras-chave dentro de um texto. Além disso, esta atividade busca incorporar noções básicas de gramática e vocabulário de forma aplicada, estimulando a expressão escrita criativa e a habilidade de reimaginar e construir novas histórias a partir de elementos preexistentes.

  • Interpretação de textos narrativos
  • Identificação de palavras-chave e sua importância no texto
  • Criação de novas narrativas a partir de elementos textuais
  • Exercícios de escrita criativa
  • Revisão gramatical e ampliação de vocabulário através da prática

Metodologia

A atividade será desenvolvida seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão os principais agentes do seu aprendizado. Iniciará com uma leitura compartilhada para a imersão no texto e identificação das palavras-chave. Posteriormente, na elaboração do caça-palavras, os alunos terão a oportunidade de aplicar de forma prática a compreensão adquirida, engajando-se na busca ativa por essas palavras. Ao elaborarem frases ou pequenos textos a partir das palavras encontradas, estarão aplicando seus conhecimentos de forma criativa, fortalecendo suas habilidades de escrita e síntese.

  • Leitura compartilhada do conto
  • Distribuição e resolução do caça-palavras
  • Escrita de frases ou pequenos textos usando as palavras encontradas
  • Discussão coletiva das criações dos alunos
  • Feedback construtivo do professor sobre os trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a leitura compartilhada e a distribuição do caça-palavras. A segunda aula será dedicada à escrita criativa usando as palavras identificadas e à discussão e compartilhamento das criações dos alunos.

  • Aula 1: Leitura compartilhada do conto e resolução do caça-palavras.
  • Aula 2: Atividade de escrita criativa e compartilhamento das criações.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e formativa, focando no processo de aprendizagem do aluno tanto quanto no produto final. Serão considerados critérios como compreensão textual, criatividade nas composições escritas, capacidade de síntese e aplicação correta das palavras-chave. A participação ativa na discussão coletiva também será valorizada. Feedbacks individuais e construtivos serão fornecidos, buscando incentivar a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos básicos como cópias do conto escolhido, folhas para o caça-palavras, material para escrita (lápis, canetas, borrachas) e um espaço adequado para a leitura coletiva e discussão. A escolha de um conto atraente e relevante para a faixa etária, bem como a preparação cuidadosa do caça-palavras, são fundamentais para o engajamento e o sucesso da atividade.

  • Cópias do conto selecionado
  • Folhas impressas com o caça-palavras
  • Material de escrita (lápis, canetas, borracha)
  • Espaço adequado para leitura e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo