Esta atividade visa explorar as diferentes narrativas sobre a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar, abrangendo perspectivas tanto científicas quanto mitológicas de diversas culturas ao redor do mundo. Através da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas em casa sobre as distintas visões de mundo, preparando-se para compartilhar e debater suas descobertas em classe. Esta abordagem não só enriquecerá o conhecimento dos alunos sobre astronomia e cosmogonia, mas também promoverá uma compreensão mais profunda da importância da ciência como uma maneira de entender nosso universo, ao mesmo tempo em que respeita e valoriza as diversas culturas e seus modos únicos de compreensão.
O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento holístico e multicultural dos conceitos astronômicos relativos à origem do Sistema Solar, Terra e Sol. Busca-se, através da discussão de narrativas científicas e mitológicas, desenvolver nos alunos não apenas conhecimentos específicos da área de ciências naturais, mas também habilidades de pesquisa, análise crítica e respeito pela diversidade cultural. Desta forma, pretende-se cultivar uma apreciação pelas diferentes maneiras pelas quais a humanidade busca compreender e explicar os fenômenos do universo.
O conteúdo programático abordará a estrutura do Sistema Solar, o ciclo evolutivo do sol e a relação entre as leituras do céu e as necessidades culturais. Serão explorados os aspectos científicos, incluindo a composição do Sistema Solar e a localização da Via Láctea no universo, bem como as diversas narrativas mitológicas que culturas ao redor do mundo utilizam para explicar a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar.
Através da metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas em casa antes da aula, focando em narrativas científicas e mitológicas sobre a origem do Sistema Solar. Em sala, participarão de uma Roda de Debate, onde compartilharão suas descobertas e discutirão as semelhanças e diferenças entre as visões de mundo investigadas. Este formato incentiva o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, críticas e de pesquisa.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as informações pesquisadas e iniciará a Roda de Debate. Na segunda aula, o debate continuará com aprofundamento das discussões e conclusão da atividade.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno, bem como em sua participação ativa na Roda de Debate. Critérios como respeito às diferentes opiniões, habilidade de argumentação, capacidade de fazer conexões entre as várias narrativas e reflexão crítica sobre a importância da ciência e da mitologia nas culturas serão considerados. Exemplos de boas práticas incluem apresentações bem fundamentadas, contribuições relevantes para o debate e interações respeitosas com os colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa em casa, um espaço adequado na sala de aula para a realização da Roda de Debate, materiais de apoio como textos científicos e mitológicos sobre a origem do Sistema Solar, além de recursos audiovisuais que possam enriquecer a apresentação das pesquisas e facilitar a condução do debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula