Mitos e Ciência: A Origem do Nosso Sistema Solar

Desenvolvida por: Andre … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia e Culturas

Esta atividade visa explorar as diferentes narrativas sobre a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar, abrangendo perspectivas tanto científicas quanto mitológicas de diversas culturas ao redor do mundo. Através da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas em casa sobre as distintas visões de mundo, preparando-se para compartilhar e debater suas descobertas em classe. Esta abordagem não só enriquecerá o conhecimento dos alunos sobre astronomia e cosmogonia, mas também promoverá uma compreensão mais profunda da importância da ciência como uma maneira de entender nosso universo, ao mesmo tempo em que respeita e valoriza as diversas culturas e seus modos únicos de compreensão.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento holístico e multicultural dos conceitos astronômicos relativos à origem do Sistema Solar, Terra e Sol. Busca-se, através da discussão de narrativas científicas e mitológicas, desenvolver nos alunos não apenas conhecimentos específicos da área de ciências naturais, mas também habilidades de pesquisa, análise crítica e respeito pela diversidade cultural. Desta forma, pretende-se cultivar uma apreciação pelas diferentes maneiras pelas quais a humanidade busca compreender e explicar os fenômenos do universo.

  • Desenvolver uma compreensão das diferentes narrativas sobre a origem do Sistema Solar, incluindo perspectivas científicas e mitológicas
  • Promover o respeito e a valorização das diversas culturas e suas visões de mundo
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, apresentação em público e debate
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de análise comparativa entre diferentes tipos de narrativas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI14: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
  • EF09CI15: Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
  • EF09CI17: Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a estrutura do Sistema Solar, o ciclo evolutivo do sol e a relação entre as leituras do céu e as necessidades culturais. Serão explorados os aspectos científicos, incluindo a composição do Sistema Solar e a localização da Via Láctea no universo, bem como as diversas narrativas mitológicas que culturas ao redor do mundo utilizam para explicar a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar.

  • Estrutura e composição do Sistema Solar
  • Ciclo evolutivo do Sol e seu impacto no planeta Terra
  • Narrativas mitológicas de diferentes culturas sobre a origem do Sistema Solar
  • Relação entre astronomia e necessidades culturais (agricultura, orientação, mitologia)

Metodologia

Através da metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas em casa antes da aula, focando em narrativas científicas e mitológicas sobre a origem do Sistema Solar. Em sala, participarão de uma Roda de Debate, onde compartilharão suas descobertas e discutirão as semelhanças e diferenças entre as visões de mundo investigadas. Este formato incentiva o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, críticas e de pesquisa.

  • Pesquisa individual em casa sobre o tema proposto
  • Compartilhamento de descobertas em uma Roda de Debate em sala
  • Discussão orientada pelo professor para explorar as diferentes perspectivas
  • Análise comparativa das narrativas científicas e mitológicas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as informações pesquisadas e iniciará a Roda de Debate. Na segunda aula, o debate continuará com aprofundamento das discussões e conclusão da atividade.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas e início da Roda de Debate
  • Aula 2: Continuação do debate e conclusões finais

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno, bem como em sua participação ativa na Roda de Debate. Critérios como respeito às diferentes opiniões, habilidade de argumentação, capacidade de fazer conexões entre as várias narrativas e reflexão crítica sobre a importância da ciência e da mitologia nas culturas serão considerados. Exemplos de boas práticas incluem apresentações bem fundamentadas, contribuições relevantes para o debate e interações respeitosas com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa em casa, um espaço adequado na sala de aula para a realização da Roda de Debate, materiais de apoio como textos científicos e mitológicos sobre a origem do Sistema Solar, além de recursos audiovisuais que possam enriquecer a apresentação das pesquisas e facilitar a condução do debate.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Espaço adequado para realização da Roda de Debate
  • Textos e artigos sobre astronomia e mitologia
  • Recursos audiovisuais (projetor, caixas de som)

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