Esta atividade propõe um mergulho no universo encantado dos contos de fadas, promovendo um espaço de troca cultural e literária entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Através do convite para que cada criança traga e compartilhe seu conto de fadas preferido, seja um livro ou uma história conhecida de memória, a atividade visa enriquecer a experiência de leitura coletiva, contribuindo para a formação de leitores autônomos e críticos. A metodologia ativa, Roda de Debate, permite que, após a apresentação de cada história, os alunos participem ativamente discutindo aspectos como o enredo, personagens e a relação entre texto e ilustrações. Este momento de interação fomenta não apenas o respeito pela diversidade de escolhas e interpretações, mas também estimula a oralidade e a capacidade de argumentação dos estudantes. A atividade é pensada para engajar os alunos numa prática de leitura e análise literária lúdica, incentivando a apreciação artística e o respeito pelas diferentes culturas que compõem o universo dos contos de fadas.
A atividade Círculo dos Contadores de Histórias visa, sobretudo, desenvolver habilidades de leitura, compreensão e exposição oral no contexto dos contos de fadas. Objetiva-se que os alunos sejam capazes de relatar conteúdos, expressar suas interpretações e fazer conexões entre o texto lido ou ouvido e as ilustrações, evidenciando a importância da imaginação na interpretação literária. Além disso, o exercício procura ressaltar a importância da diversidade cultural e literária, estimulando nos alunos o respeito pelas diferentes narrativas e pela voz do outro, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e participativo.
A escolha dos contos de fadas como temática central para esta atividade pedagógica se dá pela riqueza de elementos literários, culturais e artísticos presentes neste gênero. Os alunos serão envolvidos em práticas de leitura e interpretação que abrangem desde a decodificação de textos até a apreciação crítica de ilustrações, promovendo uma experiência multidisciplinar. A discussão sobre os diferentes enredos e personagens de cada conto favorece o desenvolvimento de habilidades de argumentação e respeito às múltiplas interpretações e visões de mundo.
A metodologia ativa, Roda de Debate, será o eixo central desta atividade, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências leitoras e interpretem conjuntamente os contos de fadas trazidos para a sala. Esta estratégia pedagógica promove uma aprendizagem participativa, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa. A exposição oral dos contos, seguida de debates guiados pelos questionamentos do professor, amplia o campo de discussão e interpretação das narrativas, incentivando a expressão pessoal e valorizando a escuta ativa entre os participantes.
A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e às expectativas para a apresentação de seus contos. A segunda aula será dedicada às apresentações orais, permitindo que cada aluno compartilhe sua história escolhida com a turma. A última aula concentrará as discussões em grupo e a reflexão coletiva sobre as narrativas apresentadas, enfatizando as ilustrações e a diversidade literária.
A avaliação da atividade será qualitativa, focando no engajamento, na expressão oral, na capacidade de argumentação e na compreensão leitora dos alunos. Observar-se-á a participação individual nas rodas de debate, a qualidade das apresentações orais e a profundidade das reflexões e discussões geradas. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes em práticas de leitura crítica e interpretação de textos literários. Exemplos de critérios de avaliação: compreensão do enredo e personagens, interação com a turma durante as discussões, respeito e consideração pelas opiniões alheias e habilidade para relacionar texto e ilustrações.
Para a realização desta atividade, serão necessários contos de fadas em diversos formatos (livros, e-books, cópias impressas), permitindo que os alunos escolham como preferem trazer suas histórias. Além disso, o uso de recursos audiovisuais, como projetor ou lousa digital, pode enriquecer as apresentações através da exibição de ilustrações ou vídeos breves relacionados aos contos. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e papel flip-chart serão úteis para anotações e para a condução das rodas de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula