Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no mundo da literatura, recontando a clássica fábula 'O Leão e o Rato' em pequenos grupos. Essa recontagem permitirá aos alunos não apenas revisitar a narrativa, mas também se apropriar dela, exercitando suas habilidades de compreensão e expressão oral. Após essa etapa, cada grupo receberá um conjunto de palavras-chave relacionadas à história, porém, com um desafio: as palavras estarão divididas em sílabas, e os alunos deverão trabalhar em equipe para reconstruir as palavras corretamente. Essa tarefa promove o entendimento das estruturas silábicas das palavras, essencial para a alfabetização. Posteriormente, com as palavras formadas, os grupos criarão um mural artístico, combinando as palavras com imagens dos personagens principais da fábula, enriquecendo o aprendizado com uma dimensão visual e colaborativa. Essa atividade não só reforça a identificação de sílabas e a construção de palavras, como também estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a conexão entre texto e imagem.
O principal objetivo desta atividade é fortalecer a fluência leitora e a compreensão textual dos alunos, ao mesmo tempo em que se desenvolvem as habilidades de divisão silábica e reconhecimento de palavras. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de recontar histórias, identificar palavras-chave dentro do contexto da narrativa e dividir palavras em sílabas corretamente para formar palavras. Além disso, a criação de um mural coletivo visa incentivar a expressão artística e a capacidade de trabalhar em equipe, valorizando a colaboração e o compartilhamento de ideias.
A atividade está alinhada ao desenvolvimento de competências linguísticas fundamentais, como a segmentação silábica e a leitura fluente. Isto é realizado através da recontagem de histórias e da manipulação física das estruturas das palavras, promovendo uma compreensão mais profunda da língua por meio de metodologias ativas. O mural, por sua vez, introduz uma dimensão visual e artística ao processo de aprendizagem, permitindo que os alunos explorem a relação entre texto, som e imagem de maneira criativa e significativa.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. A divisão da turma em pequenos grupos fomenta um ambiente colaborativo, no qual os alunos podem discutir e se ajudar mutuamente na tarefa de reconstrução das palavras e na criação do mural. Dessa maneira, a aprendizagem se dá tanto no plano individual, com o aluno desenvolvendo suas habilidades de leitura e escrita, quanto no plano coletivo, praticando a escuta ativa e o trabalho em equipe.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a leitura e a recontagem da história, além do início da atividade de formação de palavras. A segunda aula será dedicada à finalização da formação das palavras e à criação do mural.
A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa e contínua, observando a participação e empenho dos alunos durante todo o processo. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua capacidade de recontar a história com suas próprias palavras, a correta identificação e formação de palavras a partir das sílabas, e a criatividade e coesão visual do mural final. Feedbacks construtivos serão oferecidos, visando promover o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos, como cartolinas, canetas hidrocor, cola e tesouras para a confecção do mural. Além disso, será preciso preparar previamente as palavras relacionadas à fábula, divididas em sílabas, que podem ser impressas em papel e cortadas. Imagens dos personagens da fábula para decorar o mural também deverão ser providenciadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula