Criando com Recortes

Desenvolvida por: Adrien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Arte

Esta atividade proporciona aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade única de explorar conceitos geométricos por meio da criação de um mural coletivo. Utilizando papéis coloridos, tesouras e cola, os alunos serão incentivados a recortar formas específicas - triângulos, quadrados, retângulos, trapézios e paralelogramos - e, por meio dessa experiência mão-na-massa, desenvolver uma compreensão profunda das características dessas formas, como a quantidade de lados, suas posições relativas e o comprimento, assim como o número de vértices de cada figura geométrica. Em um ambiente colaborativo, os alunos irão discutir, classificar e identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas para montar um mural que seja não apenas estético, mas também educativo. Essa atividade pretende não somente promover a compreensão geométrica, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe e estimular a criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem não apenas o desenvolvimento de competências geométricas específicas, como a classificação e comparação de figuras planas e a compreensão das propriedades de seus lados e vértices, mas também fomentar habilidades sociais e criativas entre os alunos. Através do trabalho coletivo e da experiência prática, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de colaboração, comunicação e resolução de problemas, enquanto exploram conceitos matemáticos de forma lúdica e criativa.

  • Classificar e comparar figuras planas (triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, paralelogramos) com base em atributos como quantidade de lados e vértices.
  • Reconhecer e explorar as propriedades das formas geométricas através da criação e discussão.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe durante a montagem do mural.
  • Estimular a criatividade na composição e design do mural.
  • Aprimorar a comunicação e habilidades interpessoais através do diálogo e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF03MA15
  • description": Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Conteúdo Programático

A exploração de formas geométricas e suas propriedades é central para o desenvolvimento do raciocínio espacial e lógico-matemático nos primeiros anos escolares. Através deste projeto, os alunos terão a chance de aplicar conceitos geométricos em um contexto prático e significativo, melhorando não só sua compreensão matemática, mas também suas habilidades de observação, análise e síntese.

  • Propriedades das figuras geométricas.
  • Classificação de figuras geométricas.
  • Criação e design colaborativo.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e mão-na-massa, esta atividade incentiva a aprendizagem através da experimentação e colaboração. Os alunos participarão ativamente na criação do mural, o que demanda engajamento físico, cognitivo e social, permitindo assim uma absorção mais profunda dos conteúdos geométricos abordados.

  • Discussão em grupo para a classificação das formas.
  • Montagem colaborativa do mural.
  • Utilização de material reciclável para a confecção das formas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de 1 hora. Este tempo inclui a explicação da tarefa, o recorte e montagem das formas, a classificação e discussão em grupo, até a finalização do mural.

  • Aula 1: Introdução e desenvolvimento da atividade de recorte, classificação e montagem do mural.

Avaliação

A avaliação será contínua e observacional, focando não apenas na correta classificação e compreensão das formas geométricas, mas também na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, comunicar ideias e contribuir criativamente para o mural. A participação ativa, o engajamento nas discussões e a colaboração efetiva serão aspectos chave na avaliação. Exemplos específicos de comportamentos e contribuições positivas serão destacados como forma de feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como papéis coloridos, tesouras sem ponta e cola. A escolha de materiais recicláveis é incentivada, promovendo assim uma consciência ambiental juntamente ao aprendizado matemático.

  • Papéis coloridos.
  • Tesouras sem ponta.
  • Cola.
  • Mural ou grande folha de papel para a montagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo