A atividade 'Construindo Pontes: Da Tese ao Argumento' visa desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, preparando-os tanto para exames nacionais, como o ENEM, quanto para situações do cotidiano que exigem pensamento crítico e capacidade de argumentação eficaz. Nesta dinâmica, os estudantes trabalharão em duplas para construir uma 'ponte de argumentos' sobre temas variados. Cada dupla escolherá um tema e, a partir de uma tese inicial, deverá encadear argumentos lógicos e persuasivos até chegar a uma conclusão coerente. O objetivo é formular argumentos que sustentem a tese de maneira convincente, demonstrando a importância da estruturação lógica do discurso. Além de desenvolver a argumentação escrita, a atividade estimula habilidades de fala, escuta ativa e capacidade de trabalhar em equipe. Ao final, cada dupla apresentará sua 'ponte' para a turma, explicando os argumentos utilizados e como cada um contribui para sustentar a tese e chegar à conclusão.
Esta atividade tem como objetivo primordial o refinamento das habilidades de argumentação e produção textual dos alunos, focando em aspectos como o desenvolvimento de teses, a construção de argumentos coerentes e a capacidade de apresentar ideias de forma lógica e persuasiva. Os estudantes serão incentivados a desenvolver pensamento crítico, aprimorando sua capacidade de análise e interpretação de textos e contextos, habilidades fundamentais para a produção de dissertações-argumentativas de alto nível. Ademais, buscamos estimular a cooperação e a habilidade de comunicação em público, preparando os alunos para diversas situações acadêmicas e profissionais.
O conteúdo programático desta atividade abordará conceitos fundamentais ao desenvolvimento de uma argumentação eficaz, incluindo a estruturação de teses, a formação e o encadeamento de argumentos, bem como técnicas de persuasão. Será dada atenção especial à importância da coesão e coerência textuais, estratégias de introdução e conclusão, além do desenvolvimento de parágrafos argumentativos. Esta exploração teórica preparará os alunos para a aplicação prática desses conceitos na construção de suas 'pontes de argumentos'.
A metodologia dessa atividade gira em torno da abordagem prática de um tema complexo: a argumentação. Inicialmente, será realizada uma breve exposição teórica sobre os conceitos-chave necessários para a construção de argumentos eficazes. Após esta introdução, as duplas serão formadas e os temas distribuídos aleatoriamente. Durante o trabalho em dupla, os alunos deverão aplicar os conceitos aprendidos para desenvolver sua 'ponte de argumentos'. Após a preparação, cada dupla apresentará seu trabalho à turma, aplicando técnicas de oratória. Por fim, o momento será aberto para rodada de debates, onde os alunos poderão questionar e discutir as apresentações, permitindo uma troca rica e crítica de ideias.
A atividade será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e a formação das duplas, seguida pelo início do trabalho de construção das pontes de argumentos. A segunda aula será dedicada à conclusão do trabalho em duplas, apresentações e rodada de debates.
A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo de construção da 'ponte de argumentos' quanto na apresentação final. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a aplicação dos conceitos teóricos na elaboração dos argumentos, a coesão e coerência do encadeamento argumentativo e a habilidade de oratória durante a apresentação. Para um feedback construtivo, critérios específicos como clareza da tese, profundidade dos argumentos, estrutura textual e capacidade de engajamento com o público serão considerados. Este aspecto formativo da avaliação permitirá aos alunos compreenderem suas forças e áreas para desenvolvimento.
Para a realização da atividade, serão utilizados recursos como quadro branco, marcadores, projetor multimídia para as apresentações, além de materiais de apoio como artigos, vídeos e documentos com conceitos de argumentação. A disponibilização de um espaço online para troca de ideias e materiais entre as duplas também será útil para o desenvolvimento colaborativo das pontes de argumentos.
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