Contadores de Histórias Africanas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e História
Temática: Cultura Afro-brasileira e Africana

A atividade 'Contadores de Histórias Africanas' visa integrar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao rico universo da cultura afro-brasileira e africana por meio da exploração de contos tradicionais. Divididos em pequenos grupos, os estudantes terão a tarefa de pesquisar, estudar e posteriormente apresentar um conto africano ou afro-brasileiro para a turma, utilizando-se de variados recursos como livros ilustrados, vídeos e músicas, que servirão de apoio à sua pesquisa. Posteriormente, cada grupo preparará e realizará uma apresentação oral da história escolhida, fazendo uso de elementos como fantoches, desenhos ou dramatizações. Este projeto não apenas busca desenvolver habilidades essenciais de leitura, compreensão e expressão oral, mas também tem como propósito a promoção e valorização da diversidade e riqueza cultural afro-brasileira e africana entre os alunos, contribuindo para a construção de uma visão mais inclusiva e respeitosa das diversas culturas que formam o tecido social do nosso país.

Objetivos de Aprendizagem

A realização desta atividade promove o desenvolvimento de competências linguísticas essenciais, como a leitura fluente e a expressão oral clara e criativa. Ao mesmo tempo, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em equipe, estimulando habilidades sociais e de colaboração. Além disso, ao entrar em contato com contos tradicionais africanos e afro-brasileiros, os estudantes expandem seus horizontes culturais, aprendendo sobre a diversidade e a importância do respeito às diferentes tradições e visões de mundo. Este projeto também visa fortalecer a autoestima dos alunos afrodescendentes e proporcionar a todos uma compreensão mais profunda e apreciativa da contribuição africana e afro-brasileira para a cultura e história globais.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual.
  • Fomentar a expressão oral e a capacidade de contar história.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Expandir o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e africana.
  • Valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15LP01) Participar de situações de intercâmbio oral que demandem ouvir com atenção, formular e responder perguntas, manifestar e acolher opiniões, explicar e argumentar.
  • (EF15LP03) Relatar experiências vividas e narrar fatos em sequência temporal e causal, de forma coesa, coerente e criativa, utilizando recursos linguísticos e paralinguísticos apropriados à situação comunicativa, ao tema/assunto, ao gênero e ao suporte.
  • (EF01HI01) Identificar aspectos da cultura local e de outras comunidades (indígenas, africanas, europeias, asiáticas entre outras) presentes no cotidiano.
  • (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, ritmo, movimento etc.), experimentando-os em trabalhos de arte de forma lúdica e criativa.
  • (EF12EF03) Reconhecer e valorizar a diversidade de manifestações culturais do Brasil e no mundo, discutindo sobre estereótipos e preconceitos.

Conteúdo Programático

A compreensão e expressão oral, juntamente com o entendimento da importância da diversidade cultural, constituem o eixo central deste projeto. Por meio da exploração de contos tradicionais afro-brasileiros e africanos, a atividade estimula não apenas o desenvolvimento linguístico dos alunos, mas também seu entendimento crítico e apreciativo das diferentes culturas. Este enfoque permite abordar temas transversais como inclusão, respeito mútuo e valorização da pluralidade cultural, essenciais para a formação cidadã dos estudantes.

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Expressão oral e artística.
  • Trabalho em equipe.
  • Cultura afro-brasileira e africana.
  • Diversidade cultural e inclusão.

Metodologia

A metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será o pilar desta atividade, incentivando os alunos a se tornarem pesquisadores ativos em sua jornada de aprendizagem. Dessa forma, os estudantes assumem o papel principal em sua educação, engajando-se na seleção de histórias, na pesquisa de materiais e na preparação das apresentações. Este modelo fomenta a investigação, a colaboração e a criatividade, além de promover uma conexão mais profunda com o conteúdo atrav és da experiência prática e significativa.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para pesquisa e apresentação.
  • Utilização de recursos multimídia para a pesquisa de histórias.
  • Preparação de apresentações orais utilizando fantoches, desenhos ou dramatizações.
  • Feedback coletivo pós-apresentações para reflexão e discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de uma hora cada. A primeira aula focará na introdução ao tema, formação dos grupos, escolha das histórias e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização das pesquisas, preparação e realização das apresentações pelos grupos. Este cronograma permite um equilíbrio entre a pesquisa, a preparação e a prática, crucial para o sucesso do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha das histórias e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, preparação das apresentações e realização das mesmas.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração o envolvimento dos alunos durante todo o processo de pesquisa, preparação e apresentação. Serão avaliadas a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas apresentações, a compreensão e expressão oral da história escolhida, além da habilidade de utilizar diferentes recursos expressivos. Feedbacks construtivos serão fornecidos após cada apresentação, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Além disso, a participação individual no processo colaborativo do grupo também será considerada, promovendo a autoavaliação e a reflexão sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados, abrangendo desde livros ilustrados, vídeos e músicas, que servirão de base para pesquisa das histórias, até materiais como papel, lápis de cor, tesoura e cola para a confecção de fantoches e desenhos. Além dos recursos físicos, será importante o acesso à internet para pesquisas adicionais e para a utilização de vídeos educativos. Este conjunto de recursos é fundamental para apoiar os estudantes em sua jornada exploratória e criativa.

  • Livros ilustrados com contos africanos e afro-brasileiros.
  • Acesso à internet para pesquisa de histórias e vídeos educativos.
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, cola, tesoura) para confecção de fantoches e desenhos.
  • Equipamentos de áudio e vídeo para exibição de músicas e vídeos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo