Caça-palavras com arte

Desenvolvida por: Eliete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e suas tecnologias
Temática: Linguagem escrita e trabalho colaborativo

Esta atividade, direcionada ao 1º ano do Ensino Fundamental, introduz os alunos ao mundo das palavras de maneira lúdica e colaborativa. Começaremos com uma explanação sobre palavras simples que fazem parte do cotidiano dos alunos, como animais, alimentos e cores. Os estudantes serão convidados a pensar em suas palavras favoritas dentro dos temas propostos e, em seguida, escreverão essas palavras em pedaços de papel colorido. Eles serão incentivados a se concentrar na correspondência correta entre sons e letras, fundamentando a base da consciência fonológica. O ponto alto da atividade é a montagem coletiva de um grande mural de caça-palavras, no qual as palavras escolhidas pelos alunos serão dispostas de forma a se cruzarem, promovendo um desafio à turma. Este trabalho não só fortalece o reconhecimento de palavras através da prática de leitura, mas também enfatiza a escrita espontânea e a capacidade de trabalhar coletivamente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de explorar a escrita e o reconhecimento de palavras de uma forma divertida e significativa, promovendo a colaboração entre eles. Este projeto visa estimular a escrita espontânea, utilizando o conhecimento dos fonemas para formar palavras. Além disso, pretende-se fortalecer a leitura e o reconhecimento de palavras simples, construir a capacidade de trabalho em equipe e desenvolver habilidades de organização ao planejar e executar o mural. Os alunos também vão explorar cores e formas, associando-as à prática da escrita, o que contribuirá para uma experiência de aprendizagem integral.

  • Explorar a escrita espontânea de palavras simples
  • Promover o reconhecimento e leitura de palavras
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe
  • Estimular a consciência fonológica por meio da correspondência som-letra
  • Criar um mural de caça-palavras como experiência de aprendizagem colaborativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange elementos fundamentais da alfabetização inicial, focando em áreas essenciais como consciência fonológica, reconhecimento de palavras, escrita espontânea e trabalho colaborativo. A atividade é desenhada para facilitar uma imersão lúdica nas letras e sons, permitindo que as crianças explorem de maneira criativa a formação de palavras. Além disso, ao trabalhar em grupo na composição do mural, os alunos aplicarão habilidades sociais e cognitivas importantes, planejando juntos a melhor forma de organizar suas palavras selecionadas, promovendo assim a integração entre os diversos saberes.

  • Consciência fonológica e correspondência fonema-grafema
  • Reconhecimento de palavras e leitura inicial
  • Práticas de escrita espontânea
  • Trabalho colaborativo e habilidades sociais
  • Planejamento e execução de um projeto coletivo

Metodologia

A atividade será desenvolvida seguindo uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Através da escolha pessoal das palavras, da escrita individual e do trabalho colaborativo no mural, os estudantes estarão constantemente engajados, promovendo uma aprendizagem significativa. O professor atuará como facilitador, guiando a discussão inicial sobre os temas e assistindo na organização e montagem do mural. A inclusão de momentos para reflexão sobre o processo de escrita e o trabalho em equipe serão fundamentais para aprofundar o entendimento dos alunos sobre os conteúdos abordados.

  • Discussão guiada sobre temas familiares
  • Seleção individual de palavras favoritas
  • Escrita de palavras em papel colorido
  • Montagem coletiva do mural de caça-palavras
  • Reflexão sobre o processo de escrita e colaboração

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será implementada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos escolherão suas palavras e começarão a escrevê-las nos papéis coloridos. Na segunda aula, a turma reunirá suas palavras e trabalhará na montagem e finalização do mural.

  • Aula 1: Seleção de palavras e início da escrita
  • Aula 2: Montagem e finalização do mural

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, com foco na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Observar-se-á a capacidade de escolher palavras de forma independente, a precisão na representação fonêmica durante a escrita e a contribuição para o trabalho colaborativo no mural. Será dada atenção especial à criatividade na seleção das palavras, ao empenho na colaboração com os colegas e à reflexão sobre o processo de aprendizado. Feedbacks construtivos serão fornecidos, incentivando a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário papel colorido, canetas ou lápis, cola, uma grande folha de papel ou cartolina para o mural, e materiais de apoio como imagens de alimentos, animais e cores para inspiração. A seleção de recursos visuais e táteis é essencial para estimular a criatividade e o engajamento dos alunos, além de facilitar a compreensão e o reconhecimento dos temas abordados.

  • Papel colorido e cartolina
  • Canetas ou lápis
  • Cola
  • Materiais de apoio visuais (imagens de animais, alimentos e cores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo