Mapa Conceitual da Leitura

Desenvolvida por: Jaynne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e compreensão de texto

A atividade 'Mapa Conceitual da Leitura' visa promover uma compreensão aprofundada dos textos lidos em sala de aula, por meio da criação de mapas conceituais. Os alunos, trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, após a leitura de um texto selecionado pelo professor, serão encorajados a identificar as ideias principais e secundárias do texto. A atividade envolve distinguir e relacionar essas ideias de maneira organizada em um mapa conceitual. Esta abordagem visa não apenas facilitar a compreensão do conteúdo abordado, mas também promover habilidades de análise crítica e síntese. Além disso, a execução dessa atividade por meio da metodologia ativa 'Mão-na-massa' permite que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade englobam o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas dos alunos, além do aperfeiçoamento na compreensão de leitura. Visa-se promover a capacidade de síntese, ao incentivar os estudantes a identificar e organizar as ideias principais e secundárias de textos variados. O emprego de mapas conceituais como ferramenta pedagógica favorece a visualização clara das relações entre os conceitos discutidos no texto, o que potencializa a compreensão e a retenção do conhecimento adquirido.

  • Desenvolver habilidades de compreensão leitora
  • Fomentar a capacidade analítica e crítica
  • Promover a habilidade de síntese de informações
  • Facilitar a compreensão e organização de ideias principais e secundárias
  • Incentivar o uso de mapas conceituais como ferramenta de aprendizagem visual

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
  • EF08LP02: Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade incide sobre a leitura crítica e compreensiva de textos, a identificação de ideias principais e secundárias, e a criação de mapas conceituais. Abordaremos técnicas de grifagem, anotações e organização visual da informação, com o intuito de maximizar a retenção e compreensão do conteúdo estudado.

  • Técnicas de leitura e compreensão de texto
  • Identificação de ideias principais e secundárias
  • Criação e organização de mapas conceituais
  • Uso de anotações e grifos para melhor compreensão
  • Análise crítica de textos

Metodologia

Adotaremos a metodologia 'Mão-na-massa', onde os alunos se envolverão ativamente na criação de mapas conceituais, após leituras dirigidas e discussões em grupo. Este approach permite uma imersão completa no conteúdo, com momentos de análise, debate e síntese.

  • Leitura orientada de textos selecionados
  • Discussões em grupo para troca de impressões
  • Identificação das ideias principais e secundárias em conjunto
  • Criação individual ou em grupo de mapas conceituais
  • Apresentação e discussão dos mapas criados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. A primeira aula focará na leitura e discussão do texto. A segunda, na identificação das ideias principais e secundárias. Na terceira aula, os alunos trabalharão na criação dos mapas conceituais, e a quarta aula será dedicada à apresentação e discussão dos mapas.

  • Aula 1: Leitura e discussão do texto
  • Aula 2: Identificação das ideias principais e secundárias
  • Aula 3: Criação dos mapas conceituais
  • Aula 4: Apresentação e discussão dos mapas

Avaliação

A avaliação será contínua, levando em consideração a participação nas discussões, a capacidade de identificar as ideias principais e secundárias, a qualidade do mapa conceitual criado e a apresentação do mesmo. Serão avaliados critérios como clareza, organização, capacidade de síntese e correção no uso dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos materiais como textos selecionados pelo professor, papel grande para a criação dos mapas conceituais, marcadores coloridos, notas adesivas e acesso a computadores ou tablets, se possível, para pesquisas adicionais.

  • Textos selecionados para leitura
  • Papel para mapas conceituais
  • Marcadores coloridos
  • Notas adesivas
  • Computadores ou tablets

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo