Montagem Maluca: Teatro Satírico Atual

Desenvolvida por: Cleito… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro Satírico

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar e apresentar pequenas peças teatrais com uma abordagem satírica, abordando temas atuais e relevantes para a sociedade, como redes sociais, política, meio ambiente, entre outros. Trabalhando em grupos, eles terão que escolher um tema, criar um roteiro que utilize o humor e a crítica para explorá-lo, e planejar todos os aspectos da peça, incluindo personagens, cenário, figurino e sonoplastia. Esta atividade prática está desenhada para incentivar a criatividade, a colaboração e a capacidade de análise crítica dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda das funções teatrais e da estética teatral. Além disso, a atividade envolve técnicas de improvisação, fomentando a espontaneidade e a adaptação, habilidades cruciais para o teatro. A finalidade é também de proporcionar uma plataforma para os estudantes expressarem suas visões e críticas sobre a sociedade de maneira construtiva e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada do teatro como forma de arte e de expressão, permitindo que os alunos explorem temas atuais por meio de uma abordagem satírica. Os objetivos incluem desenvolver a habilidade de trabalhar colaborativamente na concepção e execução de uma produção teatral, desde a escolha do tema até a apresentação final. Também se objetiva aprimorar as capacidades de comunicação, expressão e análise crítica dos estudantes, além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico. A atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de investigar diferentes estilos cênicos e experimentar com diversas funções teatrais, contextualizando-os no tempo e no espaço para uma melhor apreciação da estética teatral.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas atuais por meio do teatro.
  • Promover a criatividade e a inovação na criação de roteiros e na concepção cênica.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de criação e apresentação.
  • Aprofundar a compreensão das técnicas teatrais e da estética cênica.
  • Fomentar a habilidade de improvisação e a capacidade de se adaptar a diferentes contextos teatrais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR25: Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • EF69AR28: Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • EF69AR30: Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade inclui o estudo de diferentes estilos cênicos e a experimentação de várias funções teatrais para uma compreensão completa do processo de criação de um espetáculo. Discutiremos como os elementos como cenário, figurino, sonoplastia e iluminação contribuem para a construção de narrativas no teatro. Também abordaremos a importância da improvisação e da adaptação, essenciais para a atuação teatral. A análise de temas atuais com abordagem satírica servirá de base para o desenvolvimento das peças, promovendo uma reflexão profunda sobre sua relevância para a sociedade.

  • Introdução aos estilos cênicos e à estética teatral
  • Elementos constitutivos do teatro: personagem, cenário, figurino, e sonoplastia
  • Processo criativo de montagem de uma peça teatral
  • Análise e desenvolvimento de roteiros com temáticas atuais
  • Técnicas de improvisação e performance teatral

Metodologia

Nossa metodologia será centrada na aprendizagem ativa, utilizando abordagens como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, complementadas por Rodas de Debate. Os alunos serão encorajados a participar ativamente em todas as etapas da criação da peça, desde a concepção até a execução, promovendo a colaboração e a comunicação efetiva dentro dos grupos. A metodologia mão-na-massa permitirá que experimentem diretamente os desafios e recompensas da produção teatral, enquanto as rodas de debate oferecerão espaços para reflexão e discussão crítica dos temas abordados.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento das peças
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para exploração de improvisação e elementos teatrais
  • Rodas de Debate para discussão de temas e feedback entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade de 18 horas será dividida em 8 aulas de aproximadamente 130 minutos cada. Começaremos com a introdução aos conceitos chave e à escolha dos temas. As sessões subsequente serão dedicadas ao desenvolvimento dos roteiros, planejamento cênico e ensaios. A culminância será a apresentação das peças, seguida de uma sessão de avaliação e feedback.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escolha dos temas
  • Aula 2 - 3: Desenvolvimento de roteiros e concepção cênica
  • Aula 4 - 5: Planejamento e preparação dos ensaios
  • Aula 6 - 7: Ensaios gerais
  • Aula 8: Apresentações finais e avaliação

Avaliação

A avaliação será multidimensional, observando a criatividade, colaboração, entendimento e aplicação dos conceitos teatrais, e a capacidade de análise crítica. Cada grupo será avaliado com base na originalidade e relevância do tema escolhido, na coesão e coerência do roteiro, na execução cênica (incluindo a atuação, cenário e figurino) e na profundidade da análise crítica durante as rodas de debate. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza da mensagem, o impacto da performance no público e a fluidez da colaboração entre os membros do grupo. Feedback construtivo será fornecido para estimular o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais diversificados para a criação de cenários e figurinos, equipamentos de som e iluminação, além de acesso a biblioteca de textos dramáticos e análises teatrais para inspiração. Tecnologias digitais, como softwares de edição de som e projeção de fundos cênicos, também serão utilizadas para enriquecer as apresentações. A integração desses recursos permitirá que os alunos explorem sua criatividade e desenvolvam habilidades técnicas essenciais para a produção teatral.

  • Materiais para cenários e figurinos (tecidos, tintas, papelão, etc.)
  • Equipamento de som e iluminação
  • Acesso a biblioteca de textos dramáticos
  • Softwares de edição de som e projeção
  • Câmeras e equipamentos de gravação para documentação das peças

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