Montando Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Criatividade

A oficina 'Montando Histórias em Quadrinhos' é uma atividade pedagógica prática desenhada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes na criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Os alunos iniciam com uma fase de brainstorming, na qual discutem e planejam os principais elementos que compõem suas histórias, incluindo enredo, personagens, tempo e espaço. A partir dessa estruturação inicial, eles são desafiados a desenvolver narrativas próprias, aplicando conhecimentos de pontuação, em especial o uso do discurso direto, e regras de concordância nominal e verbal. Esta atividade não apenas fomenta a produção textual autônoma e a reflexão sobre a estrutura narrativa como também oferece aos alunos a oportunidade de expressarem suas ideias de maneira livre e criativa, exercitando aspectos importantes da língua portuguesa de forma lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da oficina 'Montando Histórias em Quadrinhos' é desenvolver habilidades de escrita criativa nos alunos, estimulando a capacidade de imaginar, planejar e executar uma história em quadrinhos. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam organizar seus pensamentos de forma coerente, aplicando corretamente as regras de pontuação e concordância, além de desenvolverem suas capacidades de ler e interpretar textos narrativos. Essa atividade também visa promover a autonomia dos alunos na produção textual e incentivar a apreciação pela escrita e leitura como formas de expressão e comunicação.

  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de histórias
  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa
  • Aplicar conhecimentos de pontuação e concordância na escrita
  • Promover a produção textual autônoma
  • Refletir sobre a estrutura narrativa em textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

A metodologia adotada na oficina 'Montando Histórias em Quadrinhos' enfatiza a aprendizagem ativa e a participação dos alunos na construção do conhecimento. Exploraremos o gênero narrativo, com foco especial nas histórias em quadrinhos, abordando elementos como enredo, personagens, tempo e espaço. Além disso, aprofundaremos no estudo da pontuação, especialmente o discurso direto, e nas regras de concordância nominal e verbal, fundamentais para a elaboração de textos coerentes e criativos.

  • Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço
  • Pontuação e seu uso em diálogos (discurso direto)
  • Concordância nominal e verbal
  • Estrutura de uma história em quadrinhos
  • Estímulo à criatividade e imaginação na criação de textos

Metodologia

A oficina seguirá a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos, individualmente ou em duplas, participarão ativamente de cada etapa da criação de suas histórias em quadrinhos. Iniciaremos com uma sessão de brainstorming para planejar os elementos da história, seguida pela elaboração dos textos, onde as regras de pontuação e concordância serão aplicadas. Além disso, haverá momentos de leitura e análise coletivas das criações, promovendo a troca de feedback entre os alunos e o desenvolvimento crítico das narrativas.

  • Brainstorming para planejamento da história
  • Criação individual ou em dupla das histórias em quadrinhos
  • Aplicação prática de pontuação e concordância
  • Leitura coletiva e troca de feedback
  • Reflexão sobre a estrutura narrativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, conduziremos o brainstorming e o início da criação das histórias. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias em quadrinhos e à leitura coletiva para troca de feedbacks.

  • Aula 1: Introdução e planejamento da história (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização, leitura coletiva e feedback (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da oficina 'Montando Histórias em Quadrinhos' será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Observaremos a capacidade de desenvolver uma história coerente, a criatividade na construção de enredos e personagens, a aplicação correta de pontuação e concordância, além da habilidade de trabalhar em equipe, quando em duplas. O feedback coletivo também fará parte da avaliação, considerando a capacidade do aluno de refletir sobre o próprio trabalho e o dos colegas de forma construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da oficina, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como papel, lápis, borracha, canetas coloridas e materiais de apoio para pesquisa, como livros e acesso à internet. Esses recursos permitirão que os alunos expressem suas ideias livremente, enquanto exploram diferentes formas de representação visual e textual em suas criações.

  • Papel sulfite ou caderno de desenho
  • Lápis, borracha e canetas coloridas
  • Livros e revistas em quadrinhos para inspiração
  • Computadores ou tablets com acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo