Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar questões importantes sobre o futuro da sua comunidade ou sobre temas específicos de seu interesse, como meio ambiente, tecnologia, educação, entre outros. Para isso, eles realizarão um projeto de pesquisa, começando com o mapeamento de informações relevantes sobre o tema escolhido e posteriormente conduzindo entrevistas com especialistas ou profissionais da área. Este processo visa não apenas a obtenção de informações e perspectivas diversas sobre os desafios e soluções futuras, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas nos alunos. Após as entrevistas, os estudantes trabalharão na composição de artigos ou criação de apresentações que sumarizam suas aprendizagens e reflexões. Estes resultados serão então compartilhados com a turma em um debate estruturado, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento de argumentos articulados sobre as possibilidades para o futuro.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a habilidade de investigar e entrevistar, fortalecendo assim sua capacidade de coleta de informação, análise crítica e reflexão sobre temáticas atuais e futuras importantes. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de entender melhor o tema escolhido, articular as informações coletadas com clareza e promover debates significativos, além de desenvolver o respeito por diferentes perspectivas e opiniões. Este projeto também visa incentivar a autonomia dos estudantes, aprimorar suas habilidades de comunicação oral e escrita, e fomentar a capacidade de trabalhar colaborativamente.
Este projeto interdisciplinar engloba elementos de diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências, geografia, história e língua portuguesa, permitindo uma abordagem holística sobre os temas escolhidos. Prepara os alunos para uma investigação genuína sobre questões reais, com o intuito de desenvolver o pensamento crítico, habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração.
A metodologia ativa adotada, Aprendizagem Baseada em Projetos, envolve os alunos em um processo de pesquisa ativa, desde a escolha do tema até a apresentação dos resultados. Esta abordagem estimula o engajamento direto com o assunto, permitindo uma aprendizagem prática e significativa. Durante as etapas do projeto, os alunos serão guiados mas também terão autonomia para explorar, questionar e construir o conhecimento.
A atividade terá duração total de 3 horas, divididas em 4,5 aulas de 40 minutos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até o debate final. Serão avaliados a qualidade e a profundidade da pesquisa, a eficiência e a respeitabilidade durante as entrevistas, a clareza, originalidade e argumentação no artigo ou apresentação criada, e a participação no debate, valorizando o uso de argumentos fundamentados e respeito pelas diferentes opiniões. Os estudantes receberão feedback contínuo para auxiliar seu desenvolvimento durante o projeto.
Os recursos incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a preparação das entrevistas (como gravadores ou celulares para registrar as conversas, se permitido), software de apresentação (como PowerPoint ou Google Slides) para elaboração dos artigos ou apresentações, e um ambiente que permita a realização do debate em turma.
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