Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de trabalhar em equipe para dar vida a suas habilidades narrativas por meio da criação de uma história coletiva. A personagem central, 'A gotinha Plim Plim', será a protagonista de uma aventura que os alunos criarão, utilizando cartões com palavras-chave como gatilhos para a imaginação. A atividade inicia com um brainstorming, seguido pela escrita coletiva, em que cada aluno contribui com uma parte da história, estimulando a colaboração e a criatividade. Após a escrita, as histórias serão compartilhadas com a turma, proporcionando um momento de leitura e revisão coletivas. Além do desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e revisão, a atividade incorpora a discussão sobre a importância da água e sua preservação, promovendo a consciência ambiental entre os pequenos.
O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita, colaboração e consciência ambiental nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da construção coletiva de uma história, os alunos praticarão a escrita criativa, a leitura e a capacidade de revisar textos em grupo, focando em aspectos como ortografia, pontuação e coesão narrativa. Além disso, a temática da atividade traz a oportunidade de discutir a importância da conservação da água, visando a formação de cidadãos conscientes sobre questões ambientais.
Os alunos serão introduzidos ao gênero narrativo, explorando elementos básicos como personagem, cenário, enredo e clímax. Serão incentivados a experimentar com a estrutura narrativa, integrando suas próprias ideias e criatividade ao desenvolver a história da gotinha Plim Plim. Além disso, a relevância da água e seu papel essencial para a vida na Terra serão tópicos de discussão, visando ampliar a percepção ambiental dos estudantes.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada para engajar os alunos na criação da história coletiva. Utilizando cartões com palavras-chave como recurso didático, os alunos serão estimulados a imaginar e construir narrativas em pequenos grupos. Este processo promove a colaboração, a criatividade e a capacidade de negociar ideias. A revisão coletiva da história escrita reforça a importância da leitura atenta e a revisão textual, contribuindo para a aquisição de competências linguísticas essenciais.
A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos, divididas em etapas de brainstorming, escrita, leitura e revisão, além da discussão sobre a água.
A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante as etapas de brainstorming, escrita, leitura e discussão. Será considerada a colaboração no processo de criação da história, a disposição para revisar o texto junto aos colegas, a contribuição para a narrativa e a participação na discussão sobre a conservação da água. Exemplos práticos incluirão observar a capacidade de cada aluno em contribuir com ideias, oferecer sugestões de melhorias nos textos e engajar-se ativamente nos debates.
Para a realização desta atividade, serão utilizados cartões com palavras-chave, papel, lápis e borracha para a escrita das histórias. A discussão sobre a conservação da água será apoiada por imagens e vídeos selecionados que ilustrem a importância da água no planeta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula