Criadores de Conteúdo

Desenvolvida por: Nadja … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre temas de relevância social

A atividade 'Criadores de Conteúdo' propõe desafiar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a se envolverem ativamente na produção de textos dissertativos-argumentativos, abordando questões sociais relevantes, com o fim de publicá-los em um blog da sala de aula ou no jornal escolar. Esta proposta visa não apenas a prática efetiva da escrita e desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, mas também estimula a consciência sobre o papel dos textos argumentativos na sociedade. O processo incluirá etapas como a escolha do tema pelo aluno, pesquisa e coleta de dados, elaboração de argumentos, desenvolvimento do texto propriamente dito e revisão por pares. A abordagem empregará metodologias ativas, promovendo o engajamento, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos ao longo de todo o processo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é aprimorar as habilidades dos alunos em redigir textos dissertativos-argumentativos de maneira clara, coerente e coesa. Busca-se também estimular a capacidade dos alunos de pesquisar, selecionar e organizar informações pertinentes, além de desenvolver argumentos sólidos e bem fundamentados sobre temas de grande impacto social. A atividade pretende fomentar a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes, incentivando-os a compreenderem a importância dos textos argumentativos como ferramentas de transformação social e de expressão pessoal.

  • Desenvolver habilidades de escrita dissertativa-argumentativa
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa e seleção de informações
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre questões sociais relevantes
  • Incentivar a prática de revisão e feedback entre pares
  • Compreender a importância dos textos argumentativos na sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

Conteúdo Programático

A presente atividade integra as competências de leitura, escrita, oralidade e análise crítica no contexto da produção textual. Os alunos explorarão estruturas típicas do texto dissertativo-argumentativo, como introdução, desenvolvimento e conclusão, e aprenderão a construir argumentos coerentes e persuasivos. A pesquisa sobre os temas escolhidos permitirá a construção de uma base sólida para a argumentação, enquanto a revisão entre pares servirá como oportunidade de refinamento do texto e desenvolvimento da capacidade de feedback crítico.

  • Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
  • Técnicas de argumentação e persuasão
  • Pesquisa e seleção de informações para embasamento de argumentos
  • Técnicas de revisão de texto e feedback entre pares
  • Impacto social dos textos argumentativos

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida através de metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem. O formato colaborativo permite que os estudantes troquem ideias, critiquem de maneira construtiva e aprendam uns com os outros. A pesquisa será guiada mas permitirá autonomia dos alunos na busca por informações, enquanto a escrita será individual, garantindo que cada aluno consiga expressar sua voz única. A revisão entre pares promoverá um ambiente de aprendizado cooperativo, reforçando a importância do diálogo e da construção conjunta do conhecimento.

  • Discussão inicial para escolha de temas e formação de grupos
  • Pesquisa autônoma guiada por critérios definidos em aula
  • Workshops de escrita para desenvolvimento dos textos
  • Sessões de revisão entre pares para feedback e aprimoramento dos textos
  • Publicação dos textos no blog da sala de aula ou jornal escolar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Iniciará com uma discussão orientada sobre temas de relevância social, seguida pela fase de pesquisa e seleção de temas. A escrita dos textos e as revisões por pares serão distribuídas nas aulas subsequentes, culminando na publicação dos textos no meio escolhido pelo professor.

  • Aula 1: Discussão de temas e início da pesquisa
  • Aula 2: Desenvolvimento do texto e revisão por pares

Avaliação

Os alunos serão avaliados por critérios claros e bem definidos, que incluem a clareza, a coerência e a coesão textual, bem como a habilidade de argumentação e a riqueza no uso das informações pesquisadas para suportar os argumentos. A participação na fase de revisão por pares também terá peso na avaliação, valorizando a capacidade do aluno de oferecer feedback construtivo e de incorporar as sugestões recebidas ao seu próprio texto. Será dada uma atenção especial ao progresso individual do aluno ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a escrita e publicação dos textos, além de materiais didáticos para suporte na estruturação dos textos dissertativos-argumentativos. A plataforma do blog ou jornal escolar será essencial para a publicação e compartilhamento dos trabalhos.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou tablets
  • Materiais didáticos sobre texto dissertativo-argumentativo
  • Plataforma para publicação dos textos (blog da sala de aula ou jornal escolar)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo