A atividade 'Criadores de Conteúdo' propõe desafiar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a se envolverem ativamente na produção de textos dissertativos-argumentativos, abordando questões sociais relevantes, com o fim de publicá-los em um blog da sala de aula ou no jornal escolar. Esta proposta visa não apenas a prática efetiva da escrita e desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, mas também estimula a consciência sobre o papel dos textos argumentativos na sociedade. O processo incluirá etapas como a escolha do tema pelo aluno, pesquisa e coleta de dados, elaboração de argumentos, desenvolvimento do texto propriamente dito e revisão por pares. A abordagem empregará metodologias ativas, promovendo o engajamento, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos ao longo de todo o processo.
O objetivo principal desta atividade é aprimorar as habilidades dos alunos em redigir textos dissertativos-argumentativos de maneira clara, coerente e coesa. Busca-se também estimular a capacidade dos alunos de pesquisar, selecionar e organizar informações pertinentes, além de desenvolver argumentos sólidos e bem fundamentados sobre temas de grande impacto social. A atividade pretende fomentar a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes, incentivando-os a compreenderem a importância dos textos argumentativos como ferramentas de transformação social e de expressão pessoal.
A presente atividade integra as competências de leitura, escrita, oralidade e análise crítica no contexto da produção textual. Os alunos explorarão estruturas típicas do texto dissertativo-argumentativo, como introdução, desenvolvimento e conclusão, e aprenderão a construir argumentos coerentes e persuasivos. A pesquisa sobre os temas escolhidos permitirá a construção de uma base sólida para a argumentação, enquanto a revisão entre pares servirá como oportunidade de refinamento do texto e desenvolvimento da capacidade de feedback crítico.
Esta atividade será desenvolvida através de metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem. O formato colaborativo permite que os estudantes troquem ideias, critiquem de maneira construtiva e aprendam uns com os outros. A pesquisa será guiada mas permitirá autonomia dos alunos na busca por informações, enquanto a escrita será individual, garantindo que cada aluno consiga expressar sua voz única. A revisão entre pares promoverá um ambiente de aprendizado cooperativo, reforçando a importância do diálogo e da construção conjunta do conhecimento.
A atividade será dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Iniciará com uma discussão orientada sobre temas de relevância social, seguida pela fase de pesquisa e seleção de temas. A escrita dos textos e as revisões por pares serão distribuídas nas aulas subsequentes, culminando na publicação dos textos no meio escolhido pelo professor.
Os alunos serão avaliados por critérios claros e bem definidos, que incluem a clareza, a coerência e a coesão textual, bem como a habilidade de argumentação e a riqueza no uso das informações pesquisadas para suportar os argumentos. A participação na fase de revisão por pares também terá peso na avaliação, valorizando a capacidade do aluno de oferecer feedback construtivo e de incorporar as sugestões recebidas ao seu próprio texto. Será dada uma atenção especial ao progresso individual do aluno ao longo da atividade.
Para a realização da atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a escrita e publicação dos textos, além de materiais didáticos para suporte na estruturação dos textos dissertativos-argumentativos. A plataforma do blog ou jornal escolar será essencial para a publicação e compartilhamento dos trabalhos.
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