Caça aos Substantivos

Desenvolvida por: Geisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística e Semiótica

A atividade 'Caça aos Substantivos' é projetada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade prática e colaborativa, os alunos serão divididos em equipes e receberão diferentes textos curtos impressos ou trechos de livros selecionados previamente pelo professor. O objetivo principal é incentivar a identificação e classificação dos substantivos presentes no texto, empregando um método de marcação com cores diferentes para diferenciar os tipos de substantivos: comum, próprio, concreto e abstrato. Após a seleção e marcação, cada equipe terá a oportunidade de apresentar aos demais as descobertas, explicando as razões por trás de cada classificação. Essa estratégia promove não apenas a compreensão e fixação dos conceitos relacionados aos tipos de substantivos, mas também estimula habilidades de análise textual, interpretação, colaboração e apresentação em público, contribuindo significativamente para o desenvolvimento comunicativo e crítico dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desmistificar os conceitos relacionados aos tipos de substantivos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Visa-se aprofundar a compreensão dos alunos sobre a classificação de substantivos - comum, próprio, concreto e abstrato - e como estes se manifestam dentro de diversos contextos textuais. Além disso, almeja-se fomentar a capacidade de análise e interpretação linguística, a habilidade de trabalho em equipe e a competência em comunicar ideias claramente. A atividade propõe um ambiente colaborativo onde o conhecimento é construído coletivamente, reforçando a importância da participação ativa e da escuta atenta nas interações educativas.

  • Distinguir entre substantivos comuns, próprios, concretos e abstratos.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Fomentar a capacidade crítica e criativa na classificação dos substantivos.
  • Promover interações colaborativas para o aprendizado coletivo.

Conteúdo Programático

Esta atividade se concentra na análise linguística dos substantivos, elemento fundamental na composição textual. Abordará a definição e os critérios para identificação e classificação dos tipos de substantivos: comum, próprio, concreto e abstrato. Através de uma abordagem prática e colaborativa, os alunos serão incentivados a explorar diversos textos, contribuindo para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla sobre como os substantivos operam na linguagem e aumentando suas habilidades de leitura crítica e interpretação textual.

  • Definição e exemplificação dos tipos de substantivo.
  • O conteúdo programático relacionado à definição e exemplificação dos tipos de substantivo tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão clara e concisa sobre as diferentes categorias de substantivos. Serão abordados os fundamentos de substantivos comuns, próprios, concretos e abstratos, destacando suas características distintas e exemplos relevantes para cada tipo. Por exemplo, os substantivos comuns são palavras que se referem a seres, objetos, sentimentos ou ações de forma genérica, como 'cachorro', 'cidade', 'amor' e 'correr'. Já os substantivos próprios indicam nomes específicos de pessoas, lugares, instituições, obras de arte, entre outros, como 'Maria', 'Rio de Janeiro', 'Universidade de Cambridge' e 'Mona Lisa'. Os substantivos concretos se referem a elementos palpáveis e perceptíveis pelos sentidos, como 'caneta', 'carro', 'sol' e 'aroma'. Enquanto os substantivos abstratos representam conceitos, sentimentos e qualidades, como 'felicidade', 'liberdade', 'justiça' e 'beleza'. A exemplificação desses tipos de substantivos será realizada por meio de diferentes contextos e situações do cotidiano, a fim de garantir a compreensão e aplicação prática desses conceitos pelos alunos.

  • Exercícios práticos de identificação e classificação.
  • Análise de textos quanto ao uso e função dos substantivos.
  • Apresentações e discussões em grupo sobre as classificações encontradas.

Metodologia

A atividade adota uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através da divisão em equipes e da análise de textos variados, os estudantes terão a oportunidade de discutir entre si, compartilhar percepções e desenvolver o pensamento crítico de forma colaborativa. As marcações coloridas para cada tipo de substantivo visam facilitar a visualização e a compreensão das diferenças entre eles, tornando a aprendizagem mais interativa e visual. A etapa de apresentação reforça a importância da articulação verbal e da capacidade de argumentação, habilidades fundamentais para o crescimento acadêmico.

  • Divisão dos alunos em pequenas equipes.
  • Distribuição de textos variados entre as equipes.
  • Marcação dos substantivos nos textos com cores específicas.
  • Discussão em equipe para classificar os substantivos marcados.
  • Apresentações das equipes e compartilhamento dos resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos, a atividade é estruturada para otimizar o tempo e promover um aprendizado significativo. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos e a metodologia da atividade, seguida da distribuição de textos e início do trabalho em equipe. A segunda aula será dedicada à conclusão da classificação dos substantivos, preparação e realização das apresentações das equipes.

  • Aula 1: Introdução aos tipos de substantivos e início da atividade prática.
  • Aula 2: Conclusão da atividade prática, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa, o engajamento com a atividade e a correta identificação e classificação dos substantivos. Atentar-se-á à qualidade das discussões em equipe e à clareza das apresentações finais. Será valorizada a capacidade de argumentação para justificar as classificações escolhidas. O feedback será dado individualmente e por equipe, ressaltando as conquistas e oferecendo sugestões para melhorias futuras. A avaliação busca ser um momento de aprendizado, focando mais no processo de descoberta e colaboração do que apenas nos resultados finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários textos variados (preferencialmente impressos para facilitar a marcação), marcadores de texto ou lápis coloridos para as classificações e quadro branco para as apresentações. Os recursos são simples, visando a maximização do aprendizado através da interação e análise, mais do que o uso de tecnologias avançadas. A seleção de textos deve ser diversificada, abrangendo gêneros diferentes para expor os alunos a uma ampla gama de usos dos substantivos na linguagem.

  • Textos impressos variados (contos, artigos, excertos de livros, etc.).
  • Marcadores de texto ou lápis coloridos.
  • Quadro branco e marcadores para apresentação.
  • Fichas de anotação para registro das classificações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo