Melodia das Palavras

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sons nasais e musicalidade da linguagem

A atividade Melodia das Palavras visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre os sons nasais presentes na língua portuguesa, por meio da criação de músicas que utilizam palavras com os sons 'm', 'n' e til. Após um estudo prévio em casa, com o auxílio de áudios e vídeos didáticos, os estudantes formarão duplas para escolher palavras nasais que serão a base para suas composições. Esta prática permitirá aos alunos explorar a riqueza sonora dessas palavras de forma lúdica e criativa, brincando com rimas, ritmos e melodias. Além de reforçar o aprendizado autônomo e colaborativo, a culminância do projeto com uma apresentação das músicas criadas promove a expressão artística dos participantes, reforçando as habilidades linguísticas de forma integrada e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade Melodia das Palavras é incentivar a experimentação linguística através da musicalidade, fomentando o conhecimento dos sons nasais na língua portuguesa de uma maneira divertida e colaborativa. Ao transformar palavras em música, os estudantes desenvolverão habilidades de escuta ativa, pronúncia, criatividade e trabalho em equipe. Além disso, a atividade promove a autoexpressão e a conscientização da dimensão estética da linguagem, permitindo aos alunos uma compreensão mais aprofundada e apreciativa das possibilidades sonoras das palavras.

  • Compreender os sons nasais e seu uso na língua portuguesa.
  • Desenvolver habilidades de rimar e criar ritmos com base nas palavras selecionadas.
  • Promover a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a capacidade de expressão artística e musical utilizando a língua portuguesa.
  • Consolidar o aprendizado dos sons nasais de maneira autônoma e compartilhada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP04 - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos fonológicos (sons, ritmo, rima) em canções, parlendas, poemas etc.
  • EF15AR22 - Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades expressivas e comunicativas de diferentes linguagens artísticas.

Conteúdo Programático

A atividade aborda o estudo dos sons nasais na língua portuguesa, utilizando a criação musical para explorar os aspectos fonológicos das palavras de forma prática e significativa. Esta abordagem permite aos alunos a experimentação com rimas, ritmos e melodias, aplicando os conhecimentos linguísticos em um contexto criativo. Além disso, as apresentações finais oportunizam a expressão artística dos alunos, integrando aspectos musicais à aprendizagem da língua.

  • Sons nasais na língua portuguesa
  • Rimas e ritmos
  • Criação de músicas
  • Expressão artística e musical

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão um estudo prévio em casa, com a ajuda de recursos digitais fornecidos pelo professor, focando nos sons nasais. Em sala, formar-se-ão duplas para a criação das músicas, permitindo a colaboração e a troca de ideias. A estratégia de aprender fazendo será essencial, pois os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos na compondo letras que serão apresentadas à turma, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

  • Estudo prévio em casa com recursos digitais.
  • Formação de duplas para a atividade colaborativa.
  • Criação e composição de músicas em sala de aula.
  • Apresentação das músicas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Melodia das Palavras será desenvolvida ao longo de 6 horas, divididas em 7.2 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com uma revisão dos conceitos estudados em casa, seguida da formação das duplas e da fase de criação das músicas nas próximas aulas. As aulas finais serão destinadas às apresentações das músicas criadas pelos alunos, permitindo a apreciação e o feedback construtivo entre os participantes.

  • Aula 1: Revisão dos conceitos estudados em casa e explicação da atividade.
  • Aulas 2-4: Criação das músicas em duplas.
  • Aulas 5-6: Ensaios das apresentações.
  • Aulas 7: Apresentações das músicas.
  • Aula 8: Feedback e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade Melodia das Palavras será formativa e baseada na participação ativa, criatividade, colaboração entre duplas e na capacidade de integrar os sons nasais nas composições musicais. Observaremos a evolução dos estudantes na compreensão dos sons nasais e na habilidade de aplicá-los de forma criativa em suas músicas. Além disso, a qualidade da apresentação, incluindo a clareza da pronúncia das palavras nasais e a execução do ritmo e rima nas músicas, também serão critérios importantes. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações, encorajando a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Melodia das Palavras, serão necessários recursos digitais como vídeos e áudios didáticos para o estudo em casa, além de papel, canetas e instrumentos musicais simples (como flautas, tambores e xilofones) para a composição e apresentação das músicas em sala. A utilização de um quadro branco ou cartolina também será útil para anotar ideias e letras das músicas durante o processo criativo. Recursos de áudio para a gravação das apresentações permitirão uma análise posterior e registro das criações dos alunos.

  • Vídeos e áudios didáticos sobre sons nasais
  • Papel e canetas
  • Instrumentos musicais simples
  • Quadro branco ou cartolina
  • Dispositivos de gravação de áudio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo