Laboratório de Letras com Massinha

Desenvolvida por: Elenca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Alfabetização e Letramento

Esta atividade interativa chamada 'Laboratório de Letras com Massinha' é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no aprendizado da letra L de uma maneira criativa e tátil. O uso de massinhas de modelar introduz uma dinâmica mão-na-massa, onde os alunos podem explorar a formação da letra L, bem como de animais que iniciam com esta letra, como 'leão' e 'lagarto'. Esta atividade não apenas reforça o conhecimento sobre a letra em questão, mas também promove o desenvolvimento motor fino e a criatividade. Os alunos começarão modelando a letra L livremente e, em seguida, avançarão para utilizar modelos fornecidos para aperfeiçoar suas criações. O desafio aumenta ao incentivá-los a modelar animais, colocando em prática a escrita associada à interpretação e representação artística, fundamentais no processo de aprendizado da escrita e leitura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da escrita e reconhecimento da letra L, utilizando uma abordagem tátil com massinhas de modelar. Pretende-se que, através desta metodologia ativa, os alunos desenvolvam habilidades motoras finas necessárias para a escrita, ao mesmo tempo em que estimulem sua criatividade ao modelar figuras de animais que comecem com a letra L. Além disso, a atividade visa promover embasamento teórico-prático sobre alfabetização, ampliando a capacidade de leitura e escrita dos alunos de forma lúdica e interativa.

  • Desenvolver a coordenação motora fina através da modelagem com massinha.
  • Reconhecer e praticar a escrita da letra L.
  • Estimular a criatividade na criação de representações de animais com a letra L.
  • Fortalecer o conhecimento sobre alfabetização e letramento de forma prática.
  • Associar a prática da escrita com o desenvolvimento cognitivo e motor.

Conteúdo Programático

No núcleo deste plano de aula encontra-se a intersecção entre a prática da escrita e o desenvolvimento motor e cognitivo. Através da alfabetização tátil, os alunos têm a oportunidade de explorar a formação de letras e palavras de maneira significativa, integrando noções de linguagem, arte e motricidade fina. A escolha da letra L como foco dessa atividade é estratégica, servindo como ponto de partida para a exploração de vocabulário específico e estimulação da criatividade na criação de figuras representativas.

  • Coordenação motora fina através da modelagem com massinha.
  • Escrita e reconhecimento da letra L.
  • Criatividade na representação de animais iniciados pela letra L.
  • Alfabetização tátil: integração de linguagem, arte e desenvolvimento motor.

Metodologia

Esta atividade, inserida na metodologia ativa 'Mão-na-massa', promove um aprendizado experiencial, onde os alunos são estimulados a aprender fazendo. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre a letra L, seguida pela distribuição das massinhas. Os alunos começarão a modelagem de forma livre para explorar as possibilidades do material, avançando para a reprodução de modelos da letra e, posteriormente, a criação de animais que começam com L. Cada etapa é projetada para consolidar o conhecimento adquirido, integrando o aspecto cognitivo ao motor.

  • Introdução teórica sobre a letra L.
  • Modelagem livre da letra L com massinhas.
  • Uso de modelos fornecidos para aperfeiçoamento da escrita.
  • Criação de animais iniciados por L com massinha.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, a ênfase será na familiarização com a letra L e a prática de modelagem, avançando para o uso de modelos. A segunda aula será dedicada à criação de animais que começam com a letra L, permitindo a aplicação criativa das habilidades desenvolvidas anteriormente.

  • Aula 1: Introdução à letra L e prática de modelagem.
  • Aula 2: Criação de animais com a letra L.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e observacional, considerando o engajamento do aluno, a capacidade de seguir instruções, a criatividade nas criações e o progresso na habilidade de modelar a letra L e os animais. Será encorajada a autoavaliação, convidando cada aluno a refletir sobre seu aprendizado e desafios enfrentados. Exemplos específicos de criações bem-sucedidas e áreas para melhoria serão discutidos em grupo, promovendo a reflexão coletiva e o reconhecimento dos esforços individuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade pedagógica, serão necessários recursos simples porém essenciais. A massinha de modelar representa o principal recurso, promovendo uma experiência tátil e criativa. Serão também providenciados modelos da letra L para auxiliar na prática da modelagem, bem como imagens e ilustrações de animais que iniciam com essa letra para inspiração e guia na segunda parte da atividade. O uso destes materiais é estratégico para alcançar os objetivos de aprendizado propostos.

  • Massinhas de modelar de diferentes cores.
  • Modelos da letra L.
  • Imagens de animais que começam com L (leão, lagarto, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo