Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se debruçarão sobre a vida, obra e contexto histórico dos poetas da segunda geração romântica, também conhecida como Ultrarromantismo. Através de uma imersão profunda nesse período literário, os estudantes serão instigados a pesquisar minuciosamente sobre autores emblemáticos dessa geração, para então criarem um 'vlog' no qual personificarão esses escritores, relatando suas inspirações, temáticas abordadas em suas obras e a influência de suas vidas pessoais em sua produção literária. Os vídeos terão como cenário o uso de elementos visuais e linguagem que remetam à época, enriquecendo a experiência de aprendizagem e proporcionando uma imersão cultural. Após a produção, estes vlogs serão apresentados em sala de aula em uma sessão de exibição coletiva, seguida de uma discussão construtiva mediada pelo professor. O objetivo desta dinâmica é duplo: oferecer uma compreensão holística do Ultrarromantismo e suas características marcantes, e ao mesmo tempo desenvolver competências digitais, de pesquisa, oratória e interpretação de texto.
O propósito desta atividade é multifacetado, visando não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o Ultrarromantismo, mas também fomentar habilidades essenciais no século XXI. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam demonstrar uma compreensão detalhada dos contextos histórico e social que moldaram a segunda geração romântica, identifiquem as principais temáticas e características das obras desse período, e estabeleçam conexões entre a vida dos autores e sua produção literária. Além disso, objetiva-se que eles desenvolvam competências digitais na pesquisa e produção de conteúdo para os vlogs, aperfeiçoem suas habilidades de oratória ao personificar os escritores, e exerçam a interpretação e a crítica literária durante a discussão em sala.
O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente desenhado para abranger aspectos essenciais do Ultrarromantismo, destacando a importância desse movimento literário no contexto brasileiro. Inicia-se com um panorama do Romantismo no Brasil, focando na transição da primeira para a segunda geração romântica, explorando as características chave como o idealismo, a melancolia e o escapismo. Segue-se com a análise detalhada de autores e obras principais dessa época, pontuando a relevância de temas como o amor platônico, a natureza e a morte. Por fim, estuda-se o impacto do contexto sociopolítico da época nas obras literárias, proporcionando aos alunos uma visão integral da literatura como espelho da sociedade.
Ametodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os alunos a se tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Na fase inicial, os estudantes realizarão pesquisas autônomas sobre os poetas do Ultrarromantismo, suas obras e o contexto histórico, como preparação para a criação dos vlogs. Esta abordagem promove a autodisciplina e a curiosidade intelectual, elementos fundamentais para o desenvolvimento de um aprendizado significativo. Em sala, a apresentação dos vlogs seguida de discussão guiada permitirá a troca de ideias e percepções, enriquecendo a experiência educativa e reforçando o conteúdo estudado.
A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada, oferecendo tempo suficiente para a exploração apropriada do conteúdo e a realização prática da tarefa. Na primeira aula, os alunos serão instruídos sobre a atividade e começarão suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à exibição dos vlogs e à discussão em grupo, possibilitando um engajamento crítico com os trabalhos produzidos.
A avaliação da atividade considerará critérios múltiplos, refletindo os diversos objetivos de aprendizagem propostos. Será avaliada a capacidade dos alunos de conduzir pesquisas profundas, a qualidade e a criatividade dos vlogs produzidos, bem como a eficácia na personificação dos poetas. Além disso, a participação ativa nas discussões em sala contribuirá para a nota final, incentivando uma análise crítica das obras e uma reflexão sobre o período estudado. Para tanto, serão considerados a correção informativa, a coerência na argumentação, a originalidade da produção e a habilidade de comunicação durante a apresentação.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet e a computadores ou dispositivos móveis que permitam a pesquisa e a produção de vídeos. Além disso, recomenda-se a utilização de softwares de edição de vídeo, que podem variar desde aplicativos simples até ferramentas mais avançadas, de acordo com a familiaridade dos alunos com estas tecnologias. Materiais de apoio como textos, artigos e vídeos sobre o Ultrarromantismo também serão disponibilizados para enriquecer a pesquisa e servir de inspiração para os vlogs.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula