Vlogueiros do Passado: Interpretando o Ultrarromantismo

Desenvolvida por: Esther… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Romantismo no Brasil

Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se debruçarão sobre a vida, obra e contexto histórico dos poetas da segunda geração romântica, também conhecida como Ultrarromantismo. Através de uma imersão profunda nesse período literário, os estudantes serão instigados a pesquisar minuciosamente sobre autores emblemáticos dessa geração, para então criarem um 'vlog' no qual personificarão esses escritores, relatando suas inspirações, temáticas abordadas em suas obras e a influência de suas vidas pessoais em sua produção literária. Os vídeos terão como cenário o uso de elementos visuais e linguagem que remetam à época, enriquecendo a experiência de aprendizagem e proporcionando uma imersão cultural. Após a produção, estes vlogs serão apresentados em sala de aula em uma sessão de exibição coletiva, seguida de uma discussão construtiva mediada pelo professor. O objetivo desta dinâmica é duplo: oferecer uma compreensão holística do Ultrarromantismo e suas características marcantes, e ao mesmo tempo desenvolver competências digitais, de pesquisa, oratória e interpretação de texto.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifacetado, visando não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o Ultrarromantismo, mas também fomentar habilidades essenciais no século XXI. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam demonstrar uma compreensão detalhada dos contextos histórico e social que moldaram a segunda geração romântica, identifiquem as principais temáticas e características das obras desse período, e estabeleçam conexões entre a vida dos autores e sua produção literária. Além disso, objetiva-se que eles desenvolvam competências digitais na pesquisa e produção de conteúdo para os vlogs, aperfeiçoem suas habilidades de oratória ao personificar os escritores, e exerçam a interpretação e a crítica literária durante a discussão em sala.

  • Compreender o contexto histórico-cultural do Ultrarromantismo.
  • Identificar as principais obras e autores da segunda geração romântica.
  • Analisar a influência da vida pessoal dos poetas em suas obras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e produção de conteúdo digital.
  • Praticar a oratória e a interpretação de textos literários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente desenhado para abranger aspectos essenciais do Ultrarromantismo, destacando a importância desse movimento literário no contexto brasileiro. Inicia-se com um panorama do Romantismo no Brasil, focando na transição da primeira para a segunda geração romântica, explorando as características chave como o idealismo, a melancolia e o escapismo. Segue-se com a análise detalhada de autores e obras principais dessa época, pontuando a relevância de temas como o amor platônico, a natureza e a morte. Por fim, estuda-se o impacto do contexto sociopolítico da época nas obras literárias, proporcionando aos alunos uma visão integral da literatura como espelho da sociedade.

  • Introdução ao Romantismo e suas gerações no Brasil
  • Principais autores e obras da segunda geração romântica
  • Características do Ultrarromantismo: idealismo, melancolia e escapismo
  • Temáticas recorrentes: amor, natureza, morte
  • Contexto histórico e seu reflexo na literatura

Metodologia

Ametodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os alunos a se tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Na fase inicial, os estudantes realizarão pesquisas autônomas sobre os poetas do Ultrarromantismo, suas obras e o contexto histórico, como preparação para a criação dos vlogs. Esta abordagem promove a autodisciplina e a curiosidade intelectual, elementos fundamentais para o desenvolvimento de um aprendizado significativo. Em sala, a apresentação dos vlogs seguida de discussão guiada permitirá a troca de ideias e percepções, enriquecendo a experiência educativa e reforçando o conteúdo estudado.

  • Pesquisa independente sobre o Ultrarromantismo
  • Criação e produção de vlogs como personificação dos autores estudados
  • Exibição dos vlogs em sala de aula
  • Discussão guiada pós-exibição para aprofundamento e reflexão crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada, oferecendo tempo suficiente para a exploração apropriada do conteúdo e a realização prática da tarefa. Na primeira aula, os alunos serão instruídos sobre a atividade e começarão suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à exibição dos vlogs e à discussão em grupo, possibilitando um engajamento crítico com os trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa
  • Aula 2: Exibição dos vlogs e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação da atividade considerará critérios múltiplos, refletindo os diversos objetivos de aprendizagem propostos. Será avaliada a capacidade dos alunos de conduzir pesquisas profundas, a qualidade e a criatividade dos vlogs produzidos, bem como a eficácia na personificação dos poetas. Além disso, a participação ativa nas discussões em sala contribuirá para a nota final, incentivando uma análise crítica das obras e uma reflexão sobre o período estudado. Para tanto, serão considerados a correção informativa, a coerência na argumentação, a originalidade da produção e a habilidade de comunicação durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet e a computadores ou dispositivos móveis que permitam a pesquisa e a produção de vídeos. Além disso, recomenda-se a utilização de softwares de edição de vídeo, que podem variar desde aplicativos simples até ferramentas mais avançadas, de acordo com a familiaridade dos alunos com estas tecnologias. Materiais de apoio como textos, artigos e vídeos sobre o Ultrarromantismo também serão disponibilizados para enriquecer a pesquisa e servir de inspiração para os vlogs.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou dispositivos móveis para pesquisa e produção dos vlogs
  • Softwares ou aplicativos de edição de vídeo
  • Materiais de apoio sobre o Ultrarromantismo (textos, artigos, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo