Construtores de Terrário

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecossistemas e Biodiversidade

Neste projeto prático, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de construir terrários individuais para explorar as complexas relações entre diferentes tipos de solos e o crescimento das plantas. Através da montagem de ecossistemas em miniatura, utilizando frascos de vidro ou recipientes similares, os estudantes adicionarão camadas de solo, rochas, carvão ativado e pequenas plantas, criando representações vivas de distintos ambientes. Esta atividade prática, empregando metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-Massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, permitirá aos alunos observar, ao longo de várias semanas, como diversas configurações de solo e planta afetam diretamente a saúde e o desenvolvimento de um ecossistema. Além do mais, eles discutirão o papel fundamental do solo na conservação dos ecossistemas, compreendendo a sua importância para a biodiversidade e para a vida no planeta.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância do solo e sua influência no crescimento das plantas, além de destacar o papel crucial deste na sustentação da vida e na conservação de ecossistemas. Ao construir seus próprios terrários, os estudantes poderão observar o ciclo da vida em uma escala menor, aplicando conceitos teóricos de forma prática e interativa. Esta atividade destina-se a cultivar o interesse pela ciência natural e a promover uma compreensão holística sobre como cada elemento do ecossistema interage e depende um do outro para sobreviver.

  • Explorar e compreender a relação entre diferentes tipos de solos e o crescimento das plantas
  • Observar e registrar o desenvolvimento de plantas em diferentes condições de solo
  • Discutir a importância do solo na conservação dos ecossistemas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e análise científica
  • Promover a consciência ambiental e a importância da biodiversidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Analisar e registrar, em experimentos conduzidos ou apresentados, as condições necessárias para a germinação das sementes e o crescimento das plantas, com e sem ação do ser humano
  • EF06CI02: Identificar relações entre diferentes seres vivos e destes com o ambiente, incluindo ações humanas que impactam ciclos de vida, cadeias alimentares e a conservação dos ambientes

Conteúdo Programático

Este projeto engaja os alunos em um processo de aprendizagem ativa, onde a construção de terrários serve como ferramenta pedagógica para a compreensão dos ecossistemas. O conteúdo abordado envolve o estudo de diferentes tipos de solos, as condições necessárias para o crescimento das plantas, e como as ações humanas podem impactar a saúde do solo e, consequentemente, dos ecossistemas. Este conhecimento prático complementa os conceitos teóricos discutidos em sala de aula, oferecendo uma perspectiva mais aprofundada e significativa sobre a ciência natural.

  • Tipos de solos e suas características
  • Condições necessárias para o crescimento das plantas
  • Impacto das ações humanas nos ecossistemas
  • Ciclos de vida e cadeias alimentares
  • Conservação dos ambientes e sustentabilidade

Metodologia

Esta atividade utiliza uma abordagem prática e interdisciplinar, combinando Saída de Campo, para a coleta de amostras de solo e observação direta dos diferentes tipos de ambientes, Atividade Mão-na-Massa, na construção dos terrários, e Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos se engajam em um processo investigativo e criativo. Tal abordagem fomenta a autonomia do aluno, incentivando a pesquisa, a colaboração e a resolução de problemas de forma crítica e criativa.

  • Saída de Campo para reconhecimento e coleta de materiais
  • Montagem dos terrários com camadas específicas
  • Observação e registro do desenvolvimento das plantas
  • Debates em grupo sobre as descobertas e aprendizados
  • Apresentação dos projetos e discussão sobre conservação do solo e ecossistemas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a saída de campo para coleta de materiais e introdução teórica sobre o projeto. Na segunda aula, os alunos montarão os terrários, observarão as amostras, e iniciarão o registro das observações, estabelecendo um plano de observação contínuo.

  • Aula 1: Saída de campo e coleta de materiais
  • Aula 2: Montagem dos terrários e início das observações

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em critérios como a participação ativa dos alunos nas atividades, a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da montagem dos terrários, a precisão e o compromisso com os registros de observação, e a participação nas discussões e apresentações. Serão avaliadas tanto as habilidades práticas quanto as cognitivas desenvolvidas durante o projeto, como capacidade de análise, síntese, e comunicação dos conhecimentos adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários frascos de vidro ou recipientes similares, diferentes tipos de solo, rochas, carvão ativado, pequenas plantas, ferramentas para a montagem dos terrários, e materiais para registro das observações (caderno, canetas, câmera fotográfica ou smartphones). A combinação desses recursos materiais com as metodologias ativas proporcionará uma experiência de aprendizagem rica e envolvente para os alunos.

  • Frascos de vidro ou recipientes similares
  • Diversos tipos de solo
  • Rochas e carvão ativado
  • Pequenas plantas adequadas para terrários
  • Ferramentas para montagem dos terrários (pa, colher, etc.)
  • Materiais para registro (caderno, canetas, câmera fotográfica)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo