Deuses em Disputa: Olimpíadas do Conhecimento

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Grécia Antiga

Nesta atividade inovadora, Deuses em Disputa: Olimpíadas do Conhecimento, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão transportados para o intrigante mundo da Grécia Antiga através de uma atividade interativa e dinâmica que utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Divididos em equipes que representarão diferentes deuses gregos, eles enfrentarão diversos desafios em forma de perguntas e respostas projetadas em um tabuleiro digital. Estes desafios abordarão temas essenciais como política, cultura, mitologia e sociedade da Grécia Antiga. À medida que cada equipe responde corretamente às questões, avança no tabuleiro, enfrentando 'desafios dos deuses' que testarão seus conhecimentos adquiridos e habilidades estratégicas. Este formato de jogo não só facilita a aprendizagem de conceitos chave sobre a Grécia Antiga de maneira divertida e envolvente, mas também promove o trabalho em equipe, pensamento crítico e tomada de decisão rápida. Além disso, a atividade visa destacar a influência dos deuses na vida cotidiana dos gregos antigos e a importância dessa civilização para o desenvolvimento do mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e ampla sobre a Grécia Antiga, utilizando uma abordagem lúdica e interativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e explicar os principais aspectos da política, cultura, mitologia e sociedade grega antiga, bem como entender a relevância histórica dessa civilização. Além do conhecimento específico sobre o tema, a atividade visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico, e tomada de decisão estratégica, ao enfrentarem os desafios propostos. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será essencial para engajar os alunos de forma significativa e efetiva em seu processo educativo.

  • Identificar os principais deuses da mitologia grega e suas influências na sociedade da Grécia Antiga.
  • Descrever as características fundamentais da política, cultura e sociedade grega.
  • Reconhecer a importância da Grécia Antiga no desenvolvimento do mundo contemporâneo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e tomada de decisão.
  • Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos para facilitar a aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar e comparar diferentes formas de organização política e social da Antiguidade.
  • EF06HI02: Caracterizar o modo de vida de diferentes grupos que compunham as sociedades da Antiguidade, em especial a grega, no que se refere a trabalho, cultura e poder.
  • EF06HI03: Analisar a importância da mitologia para a compreensão da cultura e da religião da Antiguidade, em especial a grega.
  • EF06HI07: Identificar a importância dos legados das civilizações da Antiguidade para a cultura contemporânea.
  • EF06HI08: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica para localizar civilizações da Antiguidade e interpretar informações e dados sobre elas.

Conteúdo Programático

A Grécia Antiga é um tema fascinante que abrange vários aspectos da vida humana e do desenvolvimento de civilizações. Nesta atividade, o conteúdo será abordado de forma integrada, permitindo aos alunos explorar a política, a cultura, a sociedade e a mitologia grega. Eles terão a oportunidade de aprender sobre as diferentes cidades-estados, seus modos de governo, os jogos olímpicos, o teatro, as artes, a filosofia e a importância dos mitos no cotidiano dos gregos. Este conteúdo não só enriquecerá seu conhecimento histórico, mas também proporcionará uma compreensão de como a sociedade grega antiga influenciou o mundo moderno em várias áreas como artes, política e ciência.

  • Principais deuses gregos e seus domínios.
  • Formas de governo e organização social na Grécia Antiga.
  • Cultura e artes gregas: teatro, filosofia, escultura.
  • Os Jogos Olímpicos na antiguidade.
  • Mitologia grega e sua influência na vida cotidiana.

Metodologia

A metodologia adotada, Aprendizagem Baseada em Jogos, permitirá que os alunos aprendam de maneira ativa e engajada. O tabuleiro digital, elemento chave desta atividade, é projetado para simular a épica disputa entre deuses, onde cada equipe, representando um deus específico, avança ao responder corretamente às perguntas. Os desafios apresentados estimularão a pesquisa, o debate e a compreensão crítica dos temas abordados. Esta abordagem interativa visa favorecer não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, estratégicas e de resolução de problemas.

  • Introdução ao tema por meio de uma apresentação interativa.
  • Divisão dos alunos em equipes/deuses.
  • Explicação das regras e funcionamento do jogo no tabuleiro digital.
  • Desenvolvimento do jogo: rodadas de perguntas e respostas.
  • Reflexão e discussão ao final da atividade sobre os aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de três aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e às regras do jogo, junto com a formação das equipes. A segunda aula será dedicada à realização do jogo propriamente dito, avançando no tabuleiro e enfrentando os desafios dos deuses. Na última aula, as equipes finalizarão o jogo e será conduzida uma sessão de reflexão e discussão sobre os temas abordados e os aprendizados obtidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação das equipes.
  • Aula 2: Realização do jogo (parte 1).
  • Aula 3: Continuação e conclusão do jogo; reflexão e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e contribuição de cada aluno para a equipe. Observaremos como os alunos aplicam seus conhecimentos para responder às perguntas, bem como suas habilidades de trabalho em equipe e tomada de decisão. Além disso, a reflexão e discussão final serão essenciais para a avaliação, onde os alunos poderão expressar suas compreensões, dúvidas e insights. Feedbacks serão fornecidos ao longo da atividade, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um tabuleiro digital projetado especificamente para o jogo, que será disponibilizado via data show ou computador com projeção para a sala. Além disso, requer-se materiais para formação de equipes, como distintivos ou bandanas coloridas representando os diferentes deuses. Recursos adicionais incluem acesso à internet para eventuais pesquisas durante a atividade, e materiais de escrita para que os alunos possam anotar informações importantes, reflexões e estratégias de jogo.

  • Tabuleiro digital e projeção para a classe.
  • Distintivos ou bandanas para divisão das equipes.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas).
  • Slides ou apresentações interativas sobre a Grécia Antiga.

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