Designers de Genes: Explorando a Hereditariedade de Mendel

Desenvolvida por: João V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Genética e Hereditariedade

Nesta atividade interativa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as ideias fundamentais de Gregor Mendel em relação à hereditariedade, através da criação de infográficos no Canva. A atividade se inicia com uma breve revisão dos conceitos de fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação. Após essa revisão, os alunos receberão instruções básicas sobre como utilizar a ferramenta de design online Canva. Em seguida, serão organizados em grupos para pesquisar e selecionar as informações mais relevantes sobre o tema. Cada grupo será responsável por criar um infográfico que, de maneira criativa e educacional, ilustre esses conceitos e como eles contribuem para a compreensão da transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. Finalmente, os infográficos serão apresentados à classe para promover uma discussão enriquecedora e análise crítica dos trabalhos. Este projeto é desenhado para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa, permitindo-lhes ser criativos ao mesmo tempo que consolidam seu conhecimento em genética.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é possibilitar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e pragmática das leis de Mendel sobre a hereditariedade. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de explicar claramente os conceitos de fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação e como esses conceitos se aplicam à transmissão de características hereditárias. Além disso, visa-se fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais através do uso do Canva, promover a pesquisa e o trabalho em equipe, além de estimular a capacidade analítica e crítica dos estudantes ao revisarem os trabalhos uns dos outros.

  • Compreender os conceitos fundamentais da genética mendeliana.
  • Desenvolver habilidades no uso de ferramentas digitais de design.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Analisar criticamente os trabalhos de colegas para reforçar a compreensão do tema.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi estrategicamente selecionado para abordar de forma abrangente e efetiva os conceitos genéticos fundamentais estipulados pela BNCC. Além de revisar as leis de Mendel sobre hereditariedade, os alunos serão incentivados a explorar a aplicabilidade desses conceitos na compreensão da diversidade genética e evolutiva das espécies. Esta abordagem não apenas solidifica o conhecimento teórico, mas também promove um entendimento prático e aplicado da genética.

  • As leis de Mendel e a hereditariedade.
  • Uso do Canva para criação de infográficos.
  • Pesquisa em grupo sobre genética mendeliana.
  • Análise crítica dos infográficos produzidos.

Metodologia

Esta atividade incorpora metodologias ativas como Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa e interativa. Ao empregar a tecnologia digital (Canva) para criar infográficos, os alunos aplicarão conceitos teóricos de forma prática, estimulando tanto a criatividade quanto o raciocínio crítico. O trabalho em grupo fortalece o aprendizado colaborativo e a comunicação efetiva, enquanto a apresentação e análise dos infográficos oportuniza reflexões construtivas e ampliação da compreensão sobre genética.

  • Revisão de conceitos genéticos.
  • Instruções de uso do Canva.
  • Pesquisa em grupo e seleção de informações.
  • Desenvolvimento de infográficos.
  • Apresentação e discussão dos infográficos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 3 aulas de 60 minutos cada, divididas da seguinte forma: Na primeira aula, será feita uma revisão dos conceitos chave e apresentação da ferramenta Canva. Na segunda aula, os alunos realizarão a pesquisa em grupo e começarão a criação dos infográficos. A última aula será dedicada à finalização dos infográficos e sua apresentação para a turma, seguida de discussão.

  • Aula 1: Revisão teórica e demonstração do Canva.
  • Aula 2: Pesquisa em grupo e início da criação dos infográficos.
  • Aula 3: Finalização dos infográficos e apresentação/discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação ativa dos alunos, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza dos infográficos produzidos, e na contribuição durante a discussão dos trabalhos. Um rubrica será utilizada para avaliar os infográficos, considerando critérios como precisão do conteúdo, organização das informações, criatividade e qualidade visual. As discussões em grupo também serão avaliadas com base na profundidade das análises e na capacidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores ou tablets com conexão à internet, para utilização do Canva. Seria ideal disponibilizar um projetor ou tela grande para as apresentações dos infográficos. Além disso, o acesso a materiais de pesquisa online, como artigos, vídeos e bases de dados científicas, é essencial para o embasamento do conteúdo dos infográficos.

  • Computadores ou tablets com acesso à Internet.
  • Acesso ao site do Canva.
  • Projetor ou tela grande para apresentações.
  • Acesso a fontes de pesquisa confiáveis online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo