Exploradores de Resenhas

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e interpretação de texto

Nesta atividade pedagógica denominada 'Exploradores de Resenhas', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver habilidades de leitura crítica e produção textual através da elaboração de resenhas literárias. A atividade será iniciada com a leitura de uma resenha modelo de um livro amplamente conhecido pela turma, seguida de uma discussão guiada sobre os elementos que compõem uma resenha como introdução, desenvolvimento e conclusão. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos e escolherão, conjuntamente, um livro disponível na biblioteca da escola para lerem durante a semana. Essa escolha fomentará a autonomia e o trabalho em equipe. Após a leitura, cada grupo elaborará uma resenha, considerando os elementos previamente discutidos e apresentará para a turma, promovendo um rico intercâmbio de impressões literárias e recomendações de leituras. Este processo não só estimula a prática da escrita e leitura crítica, como também propicia a oralidade e a capacidade argumentativa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é estimular nos alunos do 5º ano habilidades de leitura, interpretação e produção textual, por meio da elaboração e apresentação de resenhas literárias. Pretende-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar os elementos constitutivos de uma resenha, realizar leituras críticas de obras literárias, produzir textos coerentes e coesos baseados em suas interpretações e apresentá-los de forma clara e objetiva para os colegas. Pretende-se também fomentar a autonomia dos alunos na escolha de leituras e no trabalho colaborativo para a criação do material escrito.

  • Identificar os elementos fundamentais de uma resenha
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos
  • Produzir resenhas literárias em equipe
  • Apresentar e defender opiniões sobre as obras lidas
  • Trabalhar habilidades sociais como comunicação e colaboração

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

A proposta desta atividade é aprofundar no conteúdo de produção textual, com foco na elaboração de resenhas literárias, o que engloba habilidades de leitura, interpretação, análise crítica, planejamento textual e produção escrita. Além disso, será trabalhado o desenvolvimento de habilidades sociais importantes como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a capacidade de apresentar e defender ideias de forma convincente.

  • Elementos de uma resenha literária
  • Estratégias de leitura crítica
  • Técnicas de planejamento e escrita de texto
  • Técnicas de apresentação oral

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão guiada sobre resenhas, seguindo para a etapa de leitura conjunta na biblioteca, planejamento e escrita em grupos. Cada etapa requer a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente colaborativo e responsivo, onde poderão praticar não apenas a leitura e escrita, mas também habilidades tais como comunicação, colaboração e pensamento crítico.

  • Discussão guiada sobre resenhas
  • Leitura conjunta de livros
  • Planejamento e escrita em grupo da resenha
  • Apresentação oral das resenhas para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2.4 aulas de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente 2 horas. Na primeira aula, será realizada a discussão sobre resenhas e a escolha dos livros. As duas aulas seguintes serão dedicadas à leitura e ao início da elaboração das resenhas. A última parte será para finalização, revisão e preparação das apresentações das resenhas pela turma.

  • Aula 1: Discussão sobre resenhas e escolha dos livros.
  • Aula 2 e 3: Leitura conjunta e início da elaboração das resenhas.
  • Aula 4: Finalização, revisão e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas, desde a discussão inicial até a apresentação final das resenhas. Serão avaliados aspectos como a compreensão dos elementos que formam uma resenha, a qualidade da análise crítica demonstrada, a coesão e coerência do texto produzido e a habilidade de apresentação oral. A contribuição individual dentro do trabalho em equipe também será considerada, visando estimular a responsabilidade e cooperação entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à biblioteca da escola para a escolha e leitura dos livros, materiais para anotações e escrita, como cadernos, lápis, borrachas, e recursos audiovisuais para as apresentações finais, como por exemplo um projetor ou um quadro branco. Além disso, será utilizada uma resenha modelo para a explicação inicial dos elementos constitutivos da resenha literária.

  • Acesso à biblioteca da escola
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis, borrachas)
  • Recursos audiovisuais para apresentações (projetor ou quadro branco)
  • Resenha modelo para discussão inicial

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo