Estações do Ano e Eu

Desenvolvida por: Nerils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Ciências
Temática: Estações do Ano

Nesta atividade, chamada 'Estações do Ano e Eu', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito das estações do ano, explorando como as variações climáticas influenciam nosso dia-a-dia, nosso vestuário e as atividades externas que realizamos. A atividade terá uma abordagem prática e investigativa desde o início, começando com uma exploração guiada ao ar livre (se as condições climáticas permitirem) para observar e registrar, com a ajuda de imagens, as características do ambiente que indicam a estação atual. Os alunos observarão aspectos como a temperatura, o estado do tempo, e a presença de plantas e animais típicos desse período. Posteriormente, a classe será guiada a expressar suas observações por meio de desenhos, fomentando a discussão sobre como o clima afeta nossas escolhas de vestuário e as atividades que podemos fazer ao ar livre. O objetivo é que as crianças desenvolvam uma compreensão inicial sobre as mudanças na natureza que acompanham as estações e a importância da observação ativa do mundo que nos rodeia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Estações do Ano e Eu' visam garantir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sejam capazes de reconhecer e descrever as alterações no ambiente natural que indicam a mudança das estações do ano. Além disso, é fundamental que compreendam como essas alterações influenciam nosso cotidiano, em especial nossas escolhas de vestuário e os tipos de alimentação e atividades ao ar livre que são mais adequadas para cada estação. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, análise e expressão artística por meio de desenhos, e que sejam capazes de participar ativamente em discussões em grupo, compartilhando suas experiências e aprendizados sobre as variações climáticas durante o ano.

  • Reconhecer as características distintas de cada estação do ano.
  • Descrever como o clima influencia as atividades diárias, alimentação e vestuário.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise do ambiente ao redor.
  • Expressar artisticamente por meio de desenhos as observações feitas.
  • Participar de discussões em grupo sobre as mudanças nos ambientes naturais e seu impacto em nosso cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das quatro estações do ano, com ênfase na observação das mudanças que acontecem na natureza e como estas afetam o clima, a vestimenta, as atividades ao ar livre e a alimentação. Os alunos serão incentivados a observar e registrar o estado do tempo, a temperatura e as características da fauna e flora locais que sinalizam a estação atual. Abordaremos também a importância da observação ativa e da expressão artística como meios de compreensão e comunicação sobre o mundo natural.

  • As quatro estações do ano
  • Características específicas de cada estação
  • Influência do clima no cotidiano
  • Observação e registro do ambiente natural
  • Expressão artística das observações

Metodologia

Para a atividade 'Estações do Ano e Eu', adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, que encoraja a exploração pessoal e a discussão em sala de aula. Os alunos realizarão uma exploração guiada ao ar livre ou, na impossibilidade desta, trabalharão com imagens pré-selecionadas para observar os indicadores das estações no ambiente ao redor. Após essa exploração sensorial, cada aluno será encorajado a expressar suas observações através de desenhos. Essa expressão artística será o ponto de partida para discussões em classe sobre as influências do clima em nossas vidas. A metodologia visa promover a observação ativa, a reflexão crítica e a criatividade.

  • Exploração guiada ao ar livre ou análise de imagens
  • Observação e registro das características do ambiente
  • Expressão artística por meio de desenhos
  • Discussão em grupo sobre as observações realizadas
  • Reflexão sobre como o clima afeta o cotidiano

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de seis aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 5 horas. Na primeira aula, será feita a introdução ao conceito das estações do ano e a explicação da atividade. Nas aulas seguintes, realizaremos a exploração ao ar livre ou análise de imagens, a criação dos desenhos e as discussões em grupo. A última aula será reservada para uma avaliação reflexiva e compartilhamento das aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução às estações do ano
  • Aula 2: Exploração do ambiente ao ar livre ou análise de imagens
  • Aula 3: Início da criação dos desenhos
  • Aula 4: Continuação da criação dos desenhos
  • Aula 5: Discussões em grupo sobre as observações
  • Aula 6: Avaliação reflexiva e compartilhamento das aprendizagens

Avaliação

A avaliação da atividade 'Estações do Ano e Eu' será formativa e contínua, focando na participação e engajamento dos alunos ao longo de todo o processo. Avaliaremos a capacidade dos alunos de observar e registrar as características do ambiente que indicam a estação do ano, a qualidade e criatividade dos desenhos produzidos, e a participação nas discussões em grupo. A avaliação final considerará a reflexão e compreensão dos alunos sobre como o clima influencia nosso dia a dia, evidenciada por meio de uma conversa reflexiva sobre o que aprenderam durante a atividade. Será dada ênfase ao progresso e envolvimento do aluno em todas as etapas da atividade, em vez de uma avaliação somente baseada em resultados ou produtos finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Estações do Ano e Eu', utilizaremos recursos como imagens das quatro estações do ano (caso a exploração ao ar livre não seja possível), papel, lápis de cor, giz de cera ou aquarelas para os desenhos, e fichas de observação para registrar as características do ambiente. Estes recursos são essenciais para garantir a expressão criativa dos alunos e o registro detalhado de suas observações, permitindo uma experiência de aprendizado rica e multimodal.

  • Imagens das quatro estações do ano
  • Papel e materiais para desenho (lápis de cor, giz de cera, aquarelas)
  • Fichas de observação
  • Exemplos de vestuário e alimentação típicos de cada estação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo