Críticos de Publicidade

Desenvolvida por: Regien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Crítica de Publicidade

A proposta 'Críticos de Publicidade' visa envolver os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na análise crítica de peças publicitárias, empregando uma metodologia ativa para investigar os componentes persuasivos das mensagens. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos de publicidade e persuasão, explorando como as campanhas publicitárias empregam jogos de palavras, imagens e figuras de linguagem para influenciar o público. Após essa introdução, os estudantes, trabalhando em duplas, selecionarão peças publicitárias atuais e famosas para realizar uma análise detalhada, considerando a eficácia da mensagem, o público-alvo, e a influência sobre o consumo consciente. Cada dupla então preparará uma apresentação crítica, identificando aspectos positivos e negativos e sugerindo maneiras de melhorar a estratégia publicitária. O objetivo é desenvolver habilidades analíticas nos alunos, capacitando-os a consumir mídia de maneira mais consciente e crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos poderão desenvolver uma compreensão aprofundada das técnicas de persuasão utilizadas em campanhas publicitárias, além de aprimorar sua capacidade de análise crítica. Eles aprenderão a identificar diferentes estratégias de persuasão, analisar a adequação das peças publicitárias ao seu público-alvo e refletir sobre os impactos da propaganda no consumo. O objetivo principal é cultivar um olhar crítico sobre as mensagens publicitárias, promovendo uma postura questionadora e uma consciência maior em relação ao consumo de mídia.

  • Desenvolver capacidade de análise crítica de peças publicitárias
  • Compreender as técnicas e estratégias de persuasão utilizadas na publicidade
  • Promover reflexão sobre consumo consciente e sua relação com a publicidade
  • Aprimorar habilidades de apresentação e articulação de argumentos críticos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange conceitos fundamentais de publicidade, técnicas de persuasão, análise de mídia e consumo consciente. Pretende-se desenvolver a competência crítica dos estudantes em relação ao conteúdo publicitário, compreendendo as múltiplas camadas de significado e o impacto social das campanhas publicitárias. Ao explorar uma variedade de peças publicitárias, os alunos aprenderão a discernir e avaliar as estratégias de marketing, bem como a considerar as implicações éticas do consumo.

  • Conceitos básicos de publicidade e marketing
  • Técnicas de persuasão na publicidade
  • Análise de diferentes tipos de peças publicitárias
  • Reflexão sobre o consumo consciente e sua relação com a publicidade

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade envolve os alunos em análises críticas práticas de peças publicitárias através de um processo que incentiva a aprendizagem baseada em projetos. As duplas trabalharão colaborativamente na seleção, análise e preparação de apresentações sobre as campanhas escolhidas. Este método promove o engajamento ativo dos estudantes, permitindo que apliquem conceitos teóricos na avaliação de exemplos reais, fomentando o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e comunicativas.

  • Introdução aos conceitos chaves e exposição de exemplos de publicidade
  • Trabalho em duplas para a seleção e análise de peças publicitárias
  • Preparação e apresentação das análises críticas
  • Debate em grupo sobre as apresentações e reflexões finais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e iniciarão o trabalho de análise em duplas. Na segunda aula, as duplas finalizarão suas análises e realizarão as apresentações, seguidas de um debate orientado pelo professor.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da análise das peças publicitárias.
  • Aula 2: Finalização das análises, apresentações das duplas e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na abordagem analítica quanto na capacidade de apresentação das duplas. Considerará a profundidade da análise crítica, a clareza na comunicação das ideias, a originalidade nas sugestões de melhorias e a participação ativa no debate. Será utilizada uma rubrica que pontuará os seguintes critérios: compreensão das técnicas de persuasão, capacidade de argumentação crítica, qualidade da apresentação, eficácia das sugestões de melhoria e contribuição para o debate. Exemplos de performances excelentes, adequadas e insuficientes serão discutidos para esclarecer as expectativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma sala de aula equipada com computador e projetor para a exibição de peças publicitárias e apresentações. Acesso à Internet para a pesquisa de campanhas publicitárias. Materiais para a anotação e elaboração das apresentações como papel, canetas e, se possível, dispositivos eletrônicos (tablets ou notebooks). Além disso, recursos didáticos como artigos, vídeos e slides sobre conceitos de publicidade e técnicas de análise crítica serão providenciados para apoiar o desenvolvimento dos alunos.

  • Computador e projetor para apresentações
  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Materiais de escritório (papel, canetas)
  • Dispositivos eletrônicos (tablets, notebooks) - opcional
  • Recursos didáticos sobre publicidade e análise crítica

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo