Literatura em Vídeo

Desenvolvida por: Kissel (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Cinema e Literatura Brasileira

Esta atividade pedagógica tem como finalidade aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio à literatura brasileira, por meio da criação de roteiros e produção de vídeos que representem cenas ou temas principais das obras escolhidas. Os estudantes, trabalhando em grupos, serão orientados a selecionar uma obra literária brasileira de sua preferência, seja ela um romance, conto, poesia ou drama, e a partir dela, criar um pequeno roteiro para um filme ou vídeo. Esta tarefa envolverá a escolha do elenco, a definição dos cenários e a própria produção do vídeo, fazendo uso de recursos multimídia disponíveis na escola ou trazidos de casa. A mostra literária virtual, planejada para ser compartilhada com toda a escola, tem o propósito de não somente exibir os trabalhos finais, mas também de estimular a análise crítica e aprofundar a compreensão das obras literárias de forma criativa, interativa e envolvente. Além de fomentar o interesse pela literatura nacional, a atividade promove o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a interação dos alunos com a literatura brasileira, incentivando-os a interpretar e recriar obras literárias através de uma perspectiva audiovisual. Procura-se, assim, desenvolver habilidades de análise crítica, compreensão leitora e expressão criativa, ao mesmo tempo em que se valoriza a produção literária nacional. Espera-se também que os estudantes aprimorem suas capacidades de trabalho em equipe, gestão de projetos e utilização de ferramentas tecnológicas, essenciais para a produção dos vídeos. Este projeto visa fomentar a autonomia dos alunos na busca por conhecimento, incentivando a pesquisa, a seleção e a síntese de informações relevantes sobre as obras e autores escolhidos.

  • Interpretar obras literárias brasileiras selecionadas, identificando temas, personagens e contextos históricos.
  • Desenvolver habilidades de produção textual ao criar um roteiro baseado em uma obra literária.
  • Aprimorar competências de trabalho em equipe e gestão de projetos durante a produção dos vídeos.
  • Utilizar recursos tecnológicos para a criação de material audiovisual, explorando diferentes formas de expressão.
  • Estimular a capacidade crítica e a apreciação da literatura brasileira por meio da exibição e discussão dos vídeos.

Conteúdo Programático

O programa da atividade está centrado na exploração de diferentes gêneros literários presentes na literatura brasileira, visando proporcionar aos alunos um panorama diversificado de autores e obras que marcaram a trajetória literária do país. Abrangerá técnicas de roteirização, seus elementos constituintes - como narrativa, diálogos e descrição de cenas - e a introdução aos conceitos básicos de produção audiovisual, incluindo direção, atuação e edição. O conteúdo programático visa integrar a teoria literária com a prática audiovisual, estimulando uma compreensão holística da arte como um meio de expressão multidimensional.

  • Análise literária: temas, personagens e contextos históricos das obras brasileiras.
  • Elementos de um roteiro: estrutura narrativa, diálogos e descrição de cenas.
  • Fundamentos da produção audiovisual: direção, atuação, gravação e edição.
  • Trabalho em equipe e gestão de projetos no contexto da produção de vídeos.
  • Discussão e análise crítica de filmes e vídeos baseados em obras literárias.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, focando na Aprendizagem Baseada em Jogos, para envolver os alunos de maneira dinâmica e participativa. Os estudantes serão divididos em grupos e, através de tarefas gamificadas, passarão pelas etapas de seleção da obra, roteirização, preparação e produção do vídeo. Essas atividades serão projetadas para estimular o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. A realização de workshops sobre roteirização e técnicas de produção audiovisual, conduzidos por profissionais ou professores da área, proporcionará o suporte necessário para a execução dos projetos. A interação constante entre os grupos promoverá o compartilhamento de ideias e soluções, enriquecendo o processo de aprendizagem.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover o trabalho colaborativo.
  • Workshops sobre roteirização e produção audiovisual para fornecer conhecimento técnico.
  • Utilização de elementos gamificados para engajar os alunos nas diversas etapas do projeto.
  • Produção de vídeos em grupos, aplicando os conceitos aprendidos em aulas teóricas.
  • Organização de uma mostra literária virtual para a apresentação dos trabalhos finais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, onde na primeira aula será dedicada à escolha das obras literárias, formação dos grupos e introdução aos conceitos de roteirização e produção audiovisual. A segunda aula será voltada para a finalização dos roteiros, gravação e edição dos vídeos. A mostra literária virtual será organizada na semana seguinte, permitindo tempo para a finalização e revisão dos vídeos.

  • Aula 1: Escolha das obras, formação dos grupos, introdução à roteirização e à produção audiovisual.
  • Aula 2: Finalização dos roteiros, gravação e edição dos vídeos.

Avaliação

A avaliação será baseada na entrega do vídeo, na qualidade da adaptação da obra literária escolhida e na colaboração e participação do grupo durante o processo. Será dada ênfase à criatividade, à originalidade do roteiro, à adequação técnica dos vídeos e à capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, os alunos serão incentivados a autoavaliar e avaliar os vídeos dos outros grupos durante a mostra literária virtual, promovendo um diálogo construtivo e uma reflexão profunda sobre os trabalhos produzidos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: adesão ao tema, qualidade narrativa e audiovisual, envolvimento do grupo e feedback construtivo na mostra literária.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a computadores com softwares de edição de vídeo, câmeras ou smartphones com capacidade de gravação, tripés ou suportes para estabilização das câmeras, microfones e acessórios para melhoria do áudio. Além disto, materiais de apoio como livros e guias de roteirização, assim como acesso a filmes e vídeos online como referência, serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos. A escola também proporcionará espaços adaptados para as gravações, como salas de aula, biblioteca e áreas ao ar livre, considerando as necessidades de cenário dos grupos.

  • Computadores com softwares de edição de vídeo.
  • Câmeras ou smartphones com funcionalidade de gravação.
  • Tripés e suportes para estabilização de imagem.
  • Microfones e acessórios para captação de áudio.
  • Materiais de apoio sobre roteirização e produção audiovisual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo