Esta atividade pedagógica tem como finalidade aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio à literatura brasileira, por meio da criação de roteiros e produção de vídeos que representem cenas ou temas principais das obras escolhidas. Os estudantes, trabalhando em grupos, serão orientados a selecionar uma obra literária brasileira de sua preferência, seja ela um romance, conto, poesia ou drama, e a partir dela, criar um pequeno roteiro para um filme ou vídeo. Esta tarefa envolverá a escolha do elenco, a definição dos cenários e a própria produção do vídeo, fazendo uso de recursos multimídia disponíveis na escola ou trazidos de casa. A mostra literária virtual, planejada para ser compartilhada com toda a escola, tem o propósito de não somente exibir os trabalhos finais, mas também de estimular a análise crítica e aprofundar a compreensão das obras literárias de forma criativa, interativa e envolvente. Além de fomentar o interesse pela literatura nacional, a atividade promove o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e de comunicação.
O objetivo desta atividade é promover a interação dos alunos com a literatura brasileira, incentivando-os a interpretar e recriar obras literárias através de uma perspectiva audiovisual. Procura-se, assim, desenvolver habilidades de análise crítica, compreensão leitora e expressão criativa, ao mesmo tempo em que se valoriza a produção literária nacional. Espera-se também que os estudantes aprimorem suas capacidades de trabalho em equipe, gestão de projetos e utilização de ferramentas tecnológicas, essenciais para a produção dos vídeos. Este projeto visa fomentar a autonomia dos alunos na busca por conhecimento, incentivando a pesquisa, a seleção e a síntese de informações relevantes sobre as obras e autores escolhidos.
O programa da atividade está centrado na exploração de diferentes gêneros literários presentes na literatura brasileira, visando proporcionar aos alunos um panorama diversificado de autores e obras que marcaram a trajetória literária do país. Abrangerá técnicas de roteirização, seus elementos constituintes - como narrativa, diálogos e descrição de cenas - e a introdução aos conceitos básicos de produção audiovisual, incluindo direção, atuação e edição. O conteúdo programático visa integrar a teoria literária com a prática audiovisual, estimulando uma compreensão holística da arte como um meio de expressão multidimensional.
Adotaremos uma metodologia ativa, focando na Aprendizagem Baseada em Jogos, para envolver os alunos de maneira dinâmica e participativa. Os estudantes serão divididos em grupos e, através de tarefas gamificadas, passarão pelas etapas de seleção da obra, roteirização, preparação e produção do vídeo. Essas atividades serão projetadas para estimular o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. A realização de workshops sobre roteirização e técnicas de produção audiovisual, conduzidos por profissionais ou professores da área, proporcionará o suporte necessário para a execução dos projetos. A interação constante entre os grupos promoverá o compartilhamento de ideias e soluções, enriquecendo o processo de aprendizagem.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, onde na primeira aula será dedicada à escolha das obras literárias, formação dos grupos e introdução aos conceitos de roteirização e produção audiovisual. A segunda aula será voltada para a finalização dos roteiros, gravação e edição dos vídeos. A mostra literária virtual será organizada na semana seguinte, permitindo tempo para a finalização e revisão dos vídeos.
A avaliação será baseada na entrega do vídeo, na qualidade da adaptação da obra literária escolhida e na colaboração e participação do grupo durante o processo. Será dada ênfase à criatividade, à originalidade do roteiro, à adequação técnica dos vídeos e à capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, os alunos serão incentivados a autoavaliar e avaliar os vídeos dos outros grupos durante a mostra literária virtual, promovendo um diálogo construtivo e uma reflexão profunda sobre os trabalhos produzidos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: adesão ao tema, qualidade narrativa e audiovisual, envolvimento do grupo e feedback construtivo na mostra literária.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a computadores com softwares de edição de vídeo, câmeras ou smartphones com capacidade de gravação, tripés ou suportes para estabilização das câmeras, microfones e acessórios para melhoria do áudio. Além disto, materiais de apoio como livros e guias de roteirização, assim como acesso a filmes e vídeos online como referência, serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos. A escola também proporcionará espaços adaptados para as gravações, como salas de aula, biblioteca e áreas ao ar livre, considerando as necessidades de cenário dos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula