Artes com Letras

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Alfabetização e Artes Visuais

A atividade 'Artes com Letras' é uma proposta interdisciplinar que busca integrar as áreas de Língua Portuguesa e Artes Visuais, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa e criativa aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos receberão materiais diversos como papel, lápis de cor, canetinhas e cola, com o intuito de criar um mural colaborativo que apresente todas as letras do alfabeto. Cada aluno será responsabilizado por desenhar e decorar uma letra específica, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, bem como entre as versões cursiva e imprensa, o que permitirá uma rica discussão sobre as diferenças visuais entre esses tipos de letras. Além do desenvolvimento das habilidades artísticas, esta atividade tem como objetivo reforçar o conhecimento sobre a ordem alfabética através do processo colaborativo de montagem do mural, consolidando assim, conceitos fundamentais da alfabetização de forma lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, objetiva-se promover a familiarização dos alunos com todas as letras do alfabeto, reconhecendo suas formas maiúsculas e minúsculas, bem como suas variações entre os tipos cursivo e imprensa. Também se busca desenvolver habilidades artísticas e de criatividade, enquanto se trabalha a colaboração e o senso de comunidade entre os alunos. Além disso, o projeto visa reinstaurar a importância da ordem alfabética e consolidar o reconhecimento visual das letras, aspectos essenciais para o processo de alfabetização.

  • Reconhecer todas as letras do alfabeto em suas formas maiúsculas e minúsculas.
  • Diferenciar as versões cursiva e imprensa das letras.
  • Desenvolver habilidades artísticas e de criatividade.
  • Trabalhar o conceito de colaboração e criação coletiva.
  • Reforçar o conhecimento sobre a ordem alfabética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda aspectos fundamentais da alfabetização e desenvolvimento das habilidades artísticas. Inicialmente, será trabalhada a capacidade de reconhecimento das letras do alfabeto, suas variações entre formas maiúsculas e minúsculas e a diferença entre os tipos cursivo e imprensa. Juntamente a isso, a atividade visa fomentar a criatividade através das artes visuais, ensinando as crianças a expressar-se artisticamente enquanto aprendem conceitos básicos de linguagem.

  • Alfabeto: maiúsculas e minúsculas.
  • Diferenças entre letras cursivas e de imprensa.
  • Expressão artística e criatividade.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia em princípios de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes do seu processo educacional. Com uma abordagem prática, a construção do mural colaborativo não só estimula o aprendizado das letras, mas também promove habilidades de expressão artística, trabalho em equipe e percepção visual. A atividade será conduzida de forma que cada aluno possa contribuir individualmente para o resultado coletivo, evidenciando a importância da participação e do esforço conjunto.

  • Exploração dos materiais de arte.
  • Desenho e decoração individual de letras.
  • Discussão coletiva sobre as letras e suas diferenças.
  • Montagem colaborativa do mural.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a tarefa e os alunos iniciarão o processo de desenho e decoração das letras. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas letras e participarão da montagem do mural, seguido por uma discussão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação da tarefa e início da criação das letras.
  • Aula 2: Finalização das letras e montagem/discussão do mural.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade artística e criativa das letras desenhadas, bem como no envolvimento na discussão sobre as diferenças entre as letras e a ordem alfabética. Observar-se-á o esforço individual em colaborar para o objetivo comum, valorizando tanto o processo criativo quanto o produto final. A reflexão coletiva sobre o trabalho realizado e a capacidade de identificar as letras e suas características específicas serão também critérios importantes para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de materiais básicos de arte, tais como papéis de diferentes cores e texturas, lápis de cor, canetinhas, cola, além de tesouras sem ponta para o uso seguro pelos alunos. O espaço físico também deve ser considerado, garantindo uma área adequada para a montagem do mural e a realização do trabalho em grupo de maneira confortável e segura.

  • Papel de diferentes cores e texturas.
  • Lápis de cor.
  • Canetinhas.
  • Cola.
  • Tesouras sem ponta (para uso seguro).
  • Espaço físico adequado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo