O Grande Debate dos Personagens Encantados

Desenvolvida por: Janice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contos de fadas

Nesta atividade, os alunos dividirão suas opiniões e análises sobre personagens de contos de fadas clássicos por meio de uma dinâmica de debate estruturado. Antes dos debates, haverá uma fase de pesquisa em grupo, onde cada equipe será responsável por defender ou questionar as ações e decisões de um personagem específico (ex: Cinderela, Branca de Neve). Isso implica em estudar o texto original, entender o contexto das decisões dos personagens e elaborar argumentos sólidos para defendê-los ou questioná-los durante o debate. Essa metodologia busca não só aprimorar habilidades de oralidade e argumentação, mas também incentivar o pensamento crítico e a análise literária dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, tornando-os mais atentos à estrutura narrativa e à caracterização dos personagens.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades essenciais nos alunos, como a capacidade de argumentação, compreensão leitora, expressão oral, e habilidades de análise crítica. Ao trabalharem em equipe na preparação para o debate, eles também exercitarão a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, espera-se que os alunos aprofundem sua familiaridade com os contos de fadas, entendendo-os além da superficialidade, observando suas estruturas narrativas, temas, e a complexidade dos personagens.

  • Desenvolver habilidades de oralidade e argumentação.
  • Promover a interpretação crítica de textos.
  • Fomentar a compreensão aprofundada de contos de fadas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a análise literária e crítica de contos de fadas, focando nos personagens e suas decisões, além do desenvolvimento de habilidades de pesquisa, argumentação e expressão oral. Os alunos serão incentivados a observar além do texto, explorando subtextos, contextos e motivações dos personagens.

  • Características dos personagens dos contos de fadas.
  • Análise de decisões e ações dos personagens.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Preparação e pesquisa em equipe.
  • Estrutura e elementos dos contos de fadas.

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas, como a 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida'. Os alunos primeiro trabalharão em grupos para pesquisar sobre seus personagens. Depois, aplicaremos a Roda de Debate, onde cada grupo apresentará seus argumentos, defendendo ou questionando as ações do personagem. A Sala de Aula Invertida será usada para incentivar os alunos a estudarem o material em casa, preparando-se para as discussões em sala.

  • Pesquisa em grupo sobre os personagens.
  • Preparação de argumentos para o debate.
  • Roda de Debate com a turma dividida em dois grupos.
  • Sala de Aula Invertida para estudo prévio dos contos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos se dividirão em grupos para pesquisa e preparação. Na segunda, realizaremos a Roda de Debate, com tempo para cada grupo apresentar seus argumentos, seguido de uma discussão aberta e reflexão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação em grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, na qualidade e profundidade de seus argumentos, e na capacidade de colaborar e trabalhar em equipe. Consideraremos a clareza da expressão oral, o uso apropriado da linguagem, e a habilidade de responder e questionar argumentos de forma respeitosa e construtiva. Será encorajado um ambiente de aprendizado colaborativo, onde a avaliação servirá como feedback para o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem cópias dos contos de fadas selecionados, acesso a material de pesquisa online e offline, quadro branco para anotações durante o debate, além de fichas de avaliação para facilitar o feedback. O uso de tecnologia será incentivado para a pesquisa e preparação dos argumentos.

  • Cópias de contos de fadas clássicos.
  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Fichas de avaliação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo