Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de investigar como a posição do enunciador é construída em textos de diferentes gêneros, como notícias, editoriais e contos, por meio de estratégias de impessoalização. Usando o uso da terceira pessoa, voz passiva, entre outros recursos linguísticos, os estudantes aprenderão a identificar os efeitos dessas estratégias na construção da mensagem dos textos e como elas influenciam a percepção do leitor. A aula terá início com uma introdução teórica breve sobre o tema, seguida pela formação de pequenos grupos para análise dos textos distribuídos pelo professor. Após a investigação, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo um espaço para discussão e debate acerca das diversas formas de impessoalização encontradas nos textos, estimulando o desenvolvimento da criticidade e capacidade analítica dos alunos.
Esta atividade tem como objetivos capacitar os alunos a reconhecer e analisar as estratégias de impessoalização em textos de diversos gêneros, compreendendo os efeitos de sentido que contribuem para a construção da mensagem. Pretende-se, assim, ampliar as habilidades de leitura crítica, interpretação e análise textual, promovendo também a capacidade de argumentação e debate. A metodologia ativa aplicada visa engajar os estudantes ativamente no processo de aprendizado, incentivando a pesquisa, a colaboração entre pares e o desenvolvimento da autonomia intelectual.
A atividade está fundamentada na análise linguística e discursiva, enfocando estratégias de impessoalização e sua função nos textos. Abordará conceitos de voz passiva, uso da terceira pessoa, bem como outros modalizadores que contribuem para a construção da imparcialidade ou distanciamento do enunciador. Através da análise de notícias, editoriais, contos e outros gêneros, pretende-se que os alunos compreendam como a escolha dessas estratégias afeta a interpretação e a recepção dos textos pelo leitor.
Adotaremos uma abordagem pedagógica centrada no aluno, utilizando metodologias ativas para fomentar a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Inicialmente, será realizada uma breve exposição teórica sobre os conceitos chaves. Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos para analisar os textos seguindo um roteiro de questões. Essa etapa propicia a discussão entre os alunos, a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. Por fim, cada grupo apresentará suas análises, promovendo um debate enriquecido pela diversidade de interpretações.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do tema e a distribuição dos textos para análise. Na segunda aula, os grupos realizarão as apresentações de suas análises e debaterão suas descobertas com a turma, sob orientação do professor.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões em sala, a qualidade da análise textual realizada pelos grupos e a capacidade de articular suas descobertas durante as apresentações. Será dada especial atenção à compreensão dos conceitos de impessoalização, bem como à habilidade de argumentação e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações para promover a reflexão e o aprimoramento contínuo.
Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de textos impressos ou digitais englobando diferentes gêneros (notícias, editoriais, contos, etc.) que exemplifiquem estratégias de impessoalização. Além disso, será utilizado quadro branco ou digital para as exposições teóricas e projetor multimídia para as apresentações dos grupos. Materiais de apoio como marca-textos, post-its e flip-charts podem ser utilizados durante a análise dos textos e as discussões em grupo.
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