Esta atividade busca explorar a riqueza das narrativas visuais por meio da exibição de um curta-metragem ou trechos selecionados de um filme, complementada por uma discussão guiada pelo professor, para aprofundar o entendimento dos elementos fundamentais das narrativas. Alunos serão introduzidos à identificação e análise do foco narrativo, a construção de personagens, cenários e o uso de recursos linguístico-gramaticais em obras visuais, comparando-os com aqueles encontrados na literatura. A atividade estimula o debate sobre os efeitos de sentido criados pelo foco narrativo, a caracterização de espaços e dos tempos cronológico e psicológico, desenvolvendo habilidades críticas e de compreensão da narrativa em diferentes mídias, salientando suas particularidades e semelhanças com os textos narrativos ficcionais. Por meio desta metodologia ativa, os alunos engajam-se ativamente na construção do conhecimento, estimulando uma aprendizagem significativa e reflexiva sobre o conteúdo.
O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão da narrativa em diferentes mídias, enfatizando as particularidades e semelhanças com os textos narrativos ficcionais. Os alunos serão capazes de identificar elementos narrativos essenciais, tais como o foco narrativo, personagens e cenários, além de entender o uso de recursos linguístico-gramaticais em obras visuais. Também aprenderão a discutir os efeitos de sentido criados por esses elementos, promovendo uma compreensão mais profunda das técnicas narrativas e seu impacto na interpretação de histórias.
Essa atividade abrange o estudo analítico de narrativas tanto visuais quanto literárias, focando nos elementos que constituem uma história, como seu foco narrativo, construção de personagens, cenário, e a implantação de recursos linguístico-gramaticais. Enquanto os alunos exploram esses conceitos, eles também são incentivados a refletir sobre como esses elementos influenciam a percepção e interpretação do público, promovendo uma compreensão holística da narrativa em diferentes contextos.
A metodologia desta atividade é pautada na aprendizagem ativa, onde os alunos assumem um papel central em seu processo de aprendizado. Após a exibição de um curta-metragem ou trechos de um filme, o professor guiará uma discussão focada na análise dos elementos narrativos e recursos linguístico-gramaticais presentes na obra. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas percepções e análises, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado. Essa abordagem dinâmica favorece a reflexão crítica e aprofunda o entendimento dos conceitos explorados.
A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, dividida em três momentos principais: a exibição do filme, a discussão guiada e as atividades de análise e reflexão. Este formato permite uma imersão profunda nos temas abordados, ao mesmo tempo que promove a participação ativa dos alunos ao longo de todo o processo.
A avaliação da atividade será realizada por meio de observação da participação dos alunos nas discussões, na qualidade das análises apresentadas e no engajamento nas atividades em grupo. Será considerado o grau de compreensão demonstrado sobre os elementos narrativos, a habilidade em identificar e usar os recursos linguístico-gramaticais e a capacidade de argumentação crítica. Exemplos de contribuições relevantes e reflexões incisivas serão valorizados, assim como a colaboração e o respeito pelos pontos de vista dos colegas durante os debates.
Para a execução desta atividade, serão necessários alguns recursos fundamentais para garantir o sucesso da experiência de aprendizado. Entre eles, um aparelho de reprodução de mídia visual, como um projetor ou uma TV com conexão para computador, além de acesso a curta-metragens ou trechos de filmes selecionados, que servirão como material base para as análises e discussões. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e cópias de trechos de textos literários para comparação também são cruciais para o sucesso da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula