Cinema na Sala: Análises e Reflexões

Desenvolvida por: Ivan M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise narrativa de filmes e literatura

Esta atividade busca explorar a riqueza das narrativas visuais por meio da exibição de um curta-metragem ou trechos selecionados de um filme, complementada por uma discussão guiada pelo professor, para aprofundar o entendimento dos elementos fundamentais das narrativas. Alunos serão introduzidos à identificação e análise do foco narrativo, a construção de personagens, cenários e o uso de recursos linguístico-gramaticais em obras visuais, comparando-os com aqueles encontrados na literatura. A atividade estimula o debate sobre os efeitos de sentido criados pelo foco narrativo, a caracterização de espaços e dos tempos cronológico e psicológico, desenvolvendo habilidades críticas e de compreensão da narrativa em diferentes mídias, salientando suas particularidades e semelhanças com os textos narrativos ficcionais. Por meio desta metodologia ativa, os alunos engajam-se ativamente na construção do conhecimento, estimulando uma aprendizagem significativa e reflexiva sobre o conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão da narrativa em diferentes mídias, enfatizando as particularidades e semelhanças com os textos narrativos ficcionais. Os alunos serão capazes de identificar elementos narrativos essenciais, tais como o foco narrativo, personagens e cenários, além de entender o uso de recursos linguístico-gramaticais em obras visuais. Também aprenderão a discutir os efeitos de sentido criados por esses elementos, promovendo uma compreensão mais profunda das técnicas narrativas e seu impacto na interpretação de histórias.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de narrativas visuais e literárias.
  • Identificar e analisar elementos como foco narrativo, construção de personagens e cenários.
  • Comparar o uso de recursos linguístico-gramaticais em mídias visuais e literárias.
  • Discutir os efeitos de sentido decorrentes da escolha narrativa e técnica.
  • Estimular o desenvolvimento do raciocínio crítico e interpretação de textos multimodais.

Conteúdo Programático

Essa atividade abrange o estudo analítico de narrativas tanto visuais quanto literárias, focando nos elementos que constituem uma história, como seu foco narrativo, construção de personagens, cenário, e a implantação de recursos linguístico-gramaticais. Enquanto os alunos exploram esses conceitos, eles também são incentivados a refletir sobre como esses elementos influenciam a percepção e interpretação do público, promovendo uma compreensão holística da narrativa em diferentes contextos.

  • Elementos da narrativa: foco narrativo, personagens, cenário.
  • Recursos linguístico-gramaticais em narrativas visuais e literárias.
  • Comparação entre mídias visuais e textos narrativos ficcionais.
  • Análise dos efeitos de sentido e técnica narrativa.
  • Técnicas de interpretação e análise crítica de textos multimodais.

Metodologia

A metodologia desta atividade é pautada na aprendizagem ativa, onde os alunos assumem um papel central em seu processo de aprendizado. Após a exibição de um curta-metragem ou trechos de um filme, o professor guiará uma discussão focada na análise dos elementos narrativos e recursos linguístico-gramaticais presentes na obra. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas percepções e análises, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado. Essa abordagem dinâmica favorece a reflexão crítica e aprofunda o entendimento dos conceitos explorados.

  • Exibição de curta-metragem ou trechos de filme selecionados.
  • Discussão guiada pelo professor focando nos elementos narrativos.
  • Atividades em grupo para análise comparativa entre mídias visuais e literárias.
  • Exercícios de interpretação e análise crítica.
  • Apresentação e debate das análises realizadas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, dividida em três momentos principais: a exibição do filme, a discussão guiada e as atividades de análise e reflexão. Este formato permite uma imersão profunda nos temas abordados, ao mesmo tempo que promove a participação ativa dos alunos ao longo de todo o processo.

  • Aula 1: Exibição do curta-metragem ou trechos de filme (35 minutos).
  • Aula 1: Discussão guiada focando nos elementos narrativos (45 minutos).
  • Aula 1: Atividades em grupo para análise e debate (40 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada por meio de observação da participação dos alunos nas discussões, na qualidade das análises apresentadas e no engajamento nas atividades em grupo. Será considerado o grau de compreensão demonstrado sobre os elementos narrativos, a habilidade em identificar e usar os recursos linguístico-gramaticais e a capacidade de argumentação crítica. Exemplos de contribuições relevantes e reflexões incisivas serão valorizados, assim como a colaboração e o respeito pelos pontos de vista dos colegas durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários alguns recursos fundamentais para garantir o sucesso da experiência de aprendizado. Entre eles, um aparelho de reprodução de mídia visual, como um projetor ou uma TV com conexão para computador, além de acesso a curta-metragens ou trechos de filmes selecionados, que servirão como material base para as análises e discussões. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e cópias de trechos de textos literários para comparação também são cruciais para o sucesso da atividade.

  • Aparelho de reprodução de mídia visual (Projetor ou TV).
  • Curta-metragem ou trechos de filme selecionados.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Cópias de trechos de textos literários para comparação.
  • Notebooks ou tablets para pesquisa e apresentação dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo