Construindo Pontes Entre Eras: Uma Viagem com 'A Menina dos Fósforos'

Desenvolvida por: Emanue… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e contextualização histórico-social

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada do conto 'A Menina dos Fósforos' de Hans Christian Andersen, explorando as condições sociais da época e comparando-as com a realidade atual. Inicia-se com uma introdução ao contexto histórico e à relevância literária do autor, seguida de um estímulo à curiosidade mediante a apresentação de vídeos ou imagens da época. Durante a leitura do conto, os estudantes serão encorajados a anotar e destacar trechos significantes que ilustram as contradições e complementaridades entre as sociedades descrita e a atual. Após a leitura, será utilizado o método 'penso, logo discuto', promovendo a discussão em pequenos grupos sobre os valores sociais identificados. Como avaliação, os alunos criarão podcasts em grupos, discutindo as diversas interpretações do conto e as suas conexões com o mundo contemporâneo, permitindo a aplicação prática das habilidades de compreensão, análise crítica e produção criativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de compreender textos literários em seus contextos históricos e sociais, promovendo habilidades de leitura crítica e análise comparativa. Além disso, visa estimular a expressão oral e criativa por meio da criação de podcasts, incentivando os estudantes a explorar diversas perspectivas de interpretação e a estabelecer conexões entre o passado e o presente. O trabalho coletivo na discussão e na produção do podcast reforça a importância da colaboração e do respeito por diferentes pontos de vista.

  • Compreensão do contexto histórico-social de 'A Menina dos Fósforos'
  • Análise crítica das condições de vida descritas no conto versus realidade atual
  • Desenvolvimento de habilidades de expressão oral e produção criativa
  • Fomento à colaboração e à discussão respeitosa em grupo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP30: Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba a análise literária do conto 'A Menina dos Fósforos', destacando seus aspectos históricos e sociais. Abordará também técnicas de anotação e grifo textual, dando ênfase à identificação de valores culturais e sociais expressos na obra. Por fim, a habilidade de produção de conteúdo oral criativo será trabalhada por meio da criação de podcasts, integrando a interpretação textual à expressão livre e construtiva dos alunos.

  • Contexto histórico-social do século XIX e a obra de Hans Christian Andersen
  • Técnicas de leitura ativa: anotações e grifo de textos
  • Identificação e discussão de valores sociais e culturais em textos literários
  • Produção de podcasts como forma de expressão oral e criativa

Metodologia

A metodologia adotada envolve uma abordagem interativa e participativa, começando com uma exposição contextual do conto e seguindo para a leitura ativa e crítica do mesmo. A utilização de vídeos e imagens pretende envolver os alunos visualmente e estimular questionamentos iniciais. As discussões em grupo incentivam a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento, enquanto a produção de podcasts permite que os alunos coloquem em prática as habilidades desenvolvidas, promovendo a criatividade e a capacidade de argumentação.

  • Narrativa contextual do conto e sua importância
  • Estímulo à curiosidade por meio de multimídias
  • Leitura ativa e discussão em grupo sobre o texto
  • Criação de podcasts como projeto final

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, a visualização dos materiais multimídia e o início da leitura do conto. A segunda aula será dedicada à finalização da leitura, discussões em grupo, e instruções iniciais para a criação dos podcasts, que serão desenvolvidos como atividade extraclasse.

  • Aula 1: Introdução, visualização de multimídias e início da leitura
  • Aula 2: Conclusão da leitura, discussão em grupos e orientações para produção dos podcasts

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos nas discussões em grupo e na qualidade e criatividade dos podcasts produzidos. Os podcasts deverão demonstrar uma compreensão do conto analisado, bem como a habilidade de conectar os temas tratados com a realidade contemporânea. A pontuação será atribuída com base em critérios como clareza, coerência, originalidade e profundidade da análise crítica. Exemplos de reflexões bem-estruturadas e argumentos relevantes serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa de vídeos e imagens históricas, cópias do conto 'A Menina dos Fósforos' para todos os alunos, material para anotações como cadernos ou tablets, e equipamento para gravação dos podcasts, como computadores com microfones ou smartphones. A utilização de plataformas de edição de áudio gratuitas também será necessária para a finalização dos podcasts.

  • Acesso à internet e a plataformas de multimídia
  • Cópias do conto 'A Menina dos Fósforos'
  • Material para anotações e grifo
  • Equipamento de gravação de áudio
  • Software de edição de áudio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo