Desvendando Expressões Ocultas

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação textual e argumentação

Na atividade 'Desvendando Expressões Ocultas', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para trabalhar com a interpretação de textos de opinião. Cada grupo receberá artigos de opinião variados, nos quais deverão identificar e analisar expressões implícitas que sejam fundamentais para o entendimento global do texto. A atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de compreender como uma expressão pode carregar significados que influenciam na construção da opinião do autor. Após esta análise, os grupos apresentarão suas conclusões em uma Roda de Debate, estimulando uma discussão profunda sobre o impacto das escolhas linguísticas na argumentação. Isso permitirá aos alunos confrontarem seus entendimentos, promovendo uma troca de ideias enriquecedora e uma compreensão mais profunda sobre argumentação e interpretação textual.

Objetivos de Aprendizagem

Com a execução da atividade 'Desvendando Expressões Ocultas', os alunos terão a oportunidade de ampliar suas habilidades de leitura, interpretação e análise crítica de textos argumentativos. O foco estará em desvendar as subjetividades presentes nas escolhas linguísticas dos autores, o que é fundamental para uma compreensão aprofundada dos textos. Além disso, a prática de discussão em Roda de Debate visa aprimorar as habilidades de expressão oral dos alunos, promovendo o respeito pelas opiniões alheias e o desenvolvimento de argumentações sólidas e coesas.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos.
  • Identificar e analisar expressões implícitas dentro de textos de opinião.
  • Promover a capacidade de argumentação e expressão oral através de debates.
  • Estimular o pensamento crítico e o respeito por diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
  • EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Conteúdo Programático

A atividade enfocará na análise de textos de opinião e na identificação de elementos implícitos que contribuem para a construção dos argumentos do autor. Essa abordagem permite explorar a riqueza do uso da linguagem em diversas modalidades de textos argumentativos, sensibilizando os alunos para as nuances que constroem um ponto de vista.

  • Interpretação de textos de opinião
  • Análise de expressões implícitas
  • Argumentação e debate

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada por meio de Rodas de Debate, após a fase de leitura e análise dos textos em grupo. Esta estratégia pedagógica visa engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, favorecendo a troca de ideias, o aprofundamento da compreensão textual e o desenvolvimento da capacidade de argumentar de forma respeitosa e fundamentada.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Distribuição e leitura de textos de opinião diferentes para cada grupo
  • Identificação e análise de expressões implícitas
  • Preparação para a Roda de Debate
  • Realização da Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de dois encontros. No primeiro, os alunos farão a leitura e análise dos textos. No segundo, acontecerá a Roda de Debate, onde apresentarão suas análises e discutirão suas ideias.

  • Aula 1: Leitura e análise dos textos em grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentação dos grupos e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da análise da participação dos alunos tanto na fase de identificação e análise das expressões implícitas quanto na Roda de Debate. A capacidade de argumentar de forma coerente, a habilidade de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas, e a profundidade da análise realizada serão critérios fundamentais. A pontuação poderá ser atribuída conforme a apresentação oral, a contribuição para o debate e a habilidade de trabalhar em equipe durante a análise dos textos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos de opinião previamente selecionados pelo docente, que abordem temas variados e contemporâneos. Além disso, um espaço adequado para a realização das Rodas de Debate é essencial, onde todos os alunos possam participar ativamente.

  • Artigos de opinião selecionados
  • Espaço físico adequado para a Roda de Debate
  • Material de apoio para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo