Carteiros da Mudança

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Redação de Cartas de Reclamação

Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Carteiros da Mudança', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver habilidades de escrita, argumentação e cidadania ao serem alocados em grupos para identificar, discutir e propor soluções para problemas comuns na escola ou na comunidade. Cada grupo escolherá um problema específico para endereçar uma carta de reclamação. Através de um processo colaborativo, os alunos irão primeiro identificar o problema, discutir as possíveis soluções e determinar o destinatário ideal para a carta, levando em consideração a natureza do problema. A partir disso, serão guiados na produção de uma carta de reclamação, detalhando o problema identificado, justificando a necessidade de intervenção e sugerindo ações concretas para resolução. Ao final da atividade, as cartas produzidas serão apresentadas, e haverá uma votação para eleger a carta mais efetiva e convincente. Esta atividade visa não apenas melhorar as habilidades de escrita dos alunos, mas também promover uma maior consciência social e um senso de responsabilidade comunitária.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo fomentar habilidades críticas e de escrita nos alunos do 6º ano, ensinando-os a articular problemas e preocupações de maneira construtiva. Os estudantes aprenderão como identificar questões pertinentes dentro de sua escola ou comunidade e discutir soluções viáveis em grupo, fomentando habilidades de cooperação e trabalho em equipe. Além disso, eles desenvolverão competências de redação ao elaborar cartas de reclamação, utilizando argumentos claros e sugerindo ações corretivas. Este exercício pretende também sensibilizar para a importância da cidadania ativa, mostrando como a comunicação eficaz pode ser um meio para instigar mudanças positivas no entorno.

  • Identificar e compreender problemas comuns da vida escolar ou da comunidade.
  • Desenvolver habilidades de escrita e argumentação na produção de textos reivindicatórios.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e discussão coletiva.
  • Compreender o papel do cidadão na promoção de mudanças sociais através da comunicação eficaz.
  • Exercitar a habilidade de sugerir ações concretas para a resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP22: Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Conteúdo Programático

A atividade 'Carteiros da Mudança' se alinha ao currículo de Língua Portuguesa, ao abordar técnicas de redação, argumentação e análise crítica. A escolha de um problema real como temática para a redação de cartas de reclamação propicia uma conexão direta entre o conteúdo programático e a vivência dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa. Além disso, debate-se a cidadania ativa e a importância da comunicação no processo de mudança social, abordando também aspectos da responsabilidade individual e coletiva.

  • Gêneros textuais: a carta de reclamação
  • Estratégias de argumentação e persuasão
  • Análise e discussão de problemas comunitários
  • Produção textual reflexiva e crítica
  • Cidadania e responsabilidade social

Metodologia

Empregando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos, 'Carteiros da Mudança' envolverá os alunos em um processo participativo de aprendizagem. Inicialmente, atividades em grupo fomentarão o brainstorming e análise crítica de problemas, seguidas pela articulação de soluções viáveis através de debates construtivos. A produção das cartas de reclamação será um exercício prático de aplicação das ideias discutidas, encorajando a reflexão individual e coletiva. A apresentação das cartas e subsequente votação visam reforçar a importância da persuasão e argumentação eficazes na comunicação das ideias.

  • Brainstorming em grupo para identificação de problemas
  • Roda de Debate para discussão de soluções
  • Planejamento e redação de cartas de reclamação
  • Apresentação das cartas e votação da mais efetiva
  • Reflexão coletiva sobre o processo e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a identificação dos problemas e a discussão das soluções em grupos. Na segunda aula, os alunos irão redigir as cartas de reclamação, seguidas da apresentação e votação.

  • Aula 1: Identificação de problemas e discussão de soluções (60 minutos)
  • Aula 2: Redação, apresentação das cartas e votação (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Carteiros da Mudança' será baseada na participação ativa dos alunos, a qualidade da argumentação nas cartas, a viabilidade das soluções propostas e a apresentação final. Será essencial que os alunos mostrem compreensão do problema escolhido, capacidade de trabalhar em equipe, habilidade de argumentar de maneira convincente e criatividade nas soluções propostas. A votação da carta mais efetiva serve como um elemento de gamificação, motivando os alunos a se comprometerem com a qualidade do seu trabalho. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações, enfocando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Carteiros da Mudança', serão necessários recursos básicos como papel, canetas, lápis e materiais de apoio para redação. Computadores ou tablets podem ser utilizados para pesquisas adicionais sobre os problemas discutidos. O uso de um quadro para as rodas de debate e apresentações finais será essencial para a exposição das ideias. Recursos educacionais online também podem ser consultados para exemplos de cartas de reclamação e estratégias de argumentação.

  • Papel e canetas/lápis para escrita
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Quadro para debates e apresentações
  • Recursos educacionais online para consulta

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