A atividade 'Empresas e Ditadura: O Lado Oculto do Progresso' é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma análise crítica sobre o papel das empresas e dos setores civis durante o regime militar no Brasil (1964-1985). Utilizando a metodologia ativa, a roda de debate, esta atividade pedagógica visa promover uma discussão aprofundada sobre as relações complexas entre o setor econômico e político nesse turbulento período da história brasileira. Através de textos-base que apresentam perspectivas divergentes - uma destacando o apoio de certas empresas ao regime, em busca de estabilidade e crescimento econômico, e a outra enfocando a resistência civil e as estratégias de oposição ao regime -, os alunos serão divididos em grupos para explorar estes ângulos e defender suas designadas perspectivas. Este formato de debate não só estimula a capacidade de argumentação e análise crítica dos alunos como também promove uma compreensão mais aprofundada dos impactos sociais, econômicos e políticos da ditadura militar brasileira, além de destacar a importância da resistência civil em contextos autoritários.
Esta atividade tem como principal objetivo estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos a respeito das diversas facetas da Ditadura Militar no Brasil, enfocando a complexidade das relações entre empresas, governo e setores civis. Espera-se que, ao final, os estudantes possam compreender melhor as motivações e as consequências do apoio de algumas empresas ao regime militar, bem como reconheçam a importância e as diversas formas de resistência civil. Além disso, esta atividade pretende desenvolver habilidades de pesquisa e de debate, incentivando os alunos a buscar e analisar informações de forma crítica, ampliando sua compreensão sobre esse período histórico complexo e suas repercussões no Brasil contemporâneo.
O conteúdo programático desta atividade abrange a análise do período da Ditadura Militar no Brasil, com foco nas interações entre empresas, governo e setores civis. Discutiremos o contexto histórico que levou ao golpe de 1964, as políticas econômicas adotadas pelo regime militar e o papel das empresas nesse cenário, assim como as estratégias de resistência desenvolvidas por grupos e indivíduos civis. Através de textos históricos, relatos de época e análises críticas, os alunos terão a oportunidade de explorar a multifacetada relação entre poder econômico e político durante a ditadura, bem como os significados e as consequências da resistência civil.
A utilização da roda de debate é central nesta atividade, pois oferece uma plataforma dinâmica para a discussão e análise crítica dos temas propostos. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de textos-base que oferecem perspectivas distintas sobre o tema. Serão encorajados a realizar pesquisas adicionais para fortalecer seus argumentos. A roda de debate será conduzida em etapas, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas e réplicas. Esta metodologia promove o desenvolvimento de habilidades importantes como oratória, argumentação, pesquisa e análise crítica.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, haverá uma breve introdução ao tema e explicação da metodologia. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e dar-se-á início ao processo de análise dos textos e preparação para o debate. A maior parte do tempo será dedicada à realização do debate em si, seguido de uma discussão coletiva e reflexão sobre os aprendizados da atividade.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade de trabalhar em equipe durante a preparação. Além disso, será considerada a habilidade dos alunos em realizar pesquisas complementares e utilizar essas informações para fortalecer sua argumentação. O professor observará como os alunos integram os conhecimentos adquiridos com suas opiniões pessoais, demonstrando compreensão crítica dos temas discutidos. Exemplos de critérios de avaliação incluem clareza e coerência nos argumentos, capacidade de refutar pontos de vista contrários de forma respeitosa e construtiva, e contribuições individuais para o sucesso do grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes recursos que incluem textos base com perspectivas variadas sobre o apoio de empresas à Ditadura Militar e sobre formas de resistência civil, acesso à internet para pesquisas adicionais, materiais de escrita para anotações durante a preparação e o debate. O uso de recursos visuais e apresentações também pode ser incentivado para apoiar os argumentos durante o debate. Além disso, um espaço adequado para a realização da roda de debate é crucial, permitindo que todos os alunos participem ativamente e se engajem na discussão.
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