Fábrica de Palavras

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

Na atividade 'Fábrica de Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em equipe para explorar e reconhecer as letras do alfabeto, formando palavras e refletindo sobre a relação fonema-grafia. Receberão uma caixa contendo letras do alfabeto, com a missão de criar o máximo de palavras possíveis. Este exercício avança além do reconhecimento visual das letras, convidando os alunos a refletir sobre como a escrita representa os sons da fala. Ao final, cada equipe apresentará as palavras criadas, promovendo um momento de partilha e análise dos sons de cada palavra e sua correspondência com as letras, reforçando o entendimento dos alunos sobre o sistema de escrita alfabética. Esta atividade também visa desenvolver habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe e comunicação verbal, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Fábrica de Palavras' é promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, assim como o reconhecimento das letras do alfabeto, entendendo-as como representações dos sons da fala. Busca-se, através do trabalho colaborativo, estimular a reflexão sobre a formação de palavras e a relação entre fonemas e grafemas, fomentando a capacidade de análise fonética e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a língua. Essa atividade se propõe a ser um espaço lúdico de aprendizado, onde os alunos podem experimentar, errar e aprender em um contexto de acolhimento e colaboração.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e diferenciá-las de outros sinais gráficos.
  • Entender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Promover o trabalho em equipe e habilidades de comunicação verbal.
  • Fomentar a reflexão e análise fonética das palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A atividade integra a alfabetização à prática social de leitura e escrita, enfocando a conscientização fonológica e a compreensão do sistema alfabético. Através da manipulação direta das letras, os alunos exercitam a capacidade de identificar, comparar e ordenar fonemas, aplicando de forma prática o conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Relação fonema-grafia
  • Trabalho em equipe e comunicação verbal
  • Análise fonética das palavras

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a interação entre pares para construir o conhecimento de forma colaborativa. Através da manipulação tangível das letras e da criação coletiva de palavras, os estudantes são incentivados a explorar e refletir sobre a linguagem de forma lúdica e significativa.

  • Trabalho em equipe com caixas de letras
  • Criação coletiva e discussão em grupo sobre as palavras formadas
  • Análise dos fonemas e sua representação gráfica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em aulas de aproximadamente 40 minutos, onde os alunos serão orientados a formar equipe, explorar seu conjunto de letras, criar palavras e, ao final, compartilhar e discutir suas descobertas e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto e formação de equipes
  • Aula 2: Exploração das letras e formação de palavras
  • Aula 3: Apresentação das palavras e discussão dos fonemas

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, observando o envolvimento dos alunos na tarefa de criação de palavras, a colaboração entre os membros das equipes e a articulação entre fonemas e grafemas nas palavras formadas. Uma rubrica pode ser utilizada para avaliar aspectos como participação, criatividade nas palavras formadas, habilidade de articulação e explicação das escolhas feitas. Exemplos de palavras criadas pelos alunos e discussões geradas em grupo servirão como evidência do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da atividade incluem caixas com letras do alfabeto em quantidades suficientes para a formação de palavras por todas as equipes, espaços adequados para a realização de trabalho em grupo, e materiais de apoio para a documentação e apresentação das palavras.

  • Caixas contendo letras do alfabeto
  • Quadros brancos ou folhas para anotações
  • Marcadores ou lápis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo