Desafio das Figuras: A Batalha dos Grupos

Desenvolvida por: Bianca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de linguagem

A atividade 'Desafio das Figuras: A Batalha dos Grupos' é planejada para envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma competição educativa e interativa com enfoque nas figuras de linguagem. Os alunos serão divididos em grupos e diante de um painel interativo, que contém várias frases representativas das diversas figuras de linguagem, mas sem a indicação de quais são. Em um sistema de rodízio, cada grupo escolherá uma frase para analisar, identificar e explicar qual figura de linguagem está presente, justificando a escolha feita. Para tornar a atividade ainda mais estimulante, cada acerto resultará em pontos para o grupo. Este método não apenas promove uma aprendizagem significativa sobre figuras de linguagem, mas também encoraja o trabalho em equipe, a pesquisa rápida e a discussão colaborativa entre os participantes. O objetivo é que, por meio dessa dinâmica interativa, os alunos possam não só memorizar, mas também compreender profundamente o uso e a importância das figuras de linguagem na comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos serão encorajados a desenvolver habilidades específicas, tais como a capacidade de identificação e análise crítica das figuras de linguagem utilizadas na língua portuguesa. O ambiente competitivo e colaborativo visa estimular não apenas o raciocínio rápido e a pesquisa eficaz, mas também promover a habilidade de articulação e argumentação, à medida que os alunos precisam justificar suas escolhas perante o grupo. Espera-se que ao final desta atividade, os estudantes tenham uma compreensão mais aprofundada e prática das figuras de linguagem, reconhecendo-as como recursos expressivos que enriquecem o texto e comunicam de maneira mais eficaz e criativa.

  • Identificar e analisar diferentes figuras de linguagem em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa rápida e efetiva.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Praticar a articulação e a defesa de ideias em grupo.
  • Compreender a importância e o impacto das figuras de linguagem na comunicação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula engloba o estudo das figuras de linguagem, elemento crucial para o entendimento e a produção de textos. Ao explorarmos as diversas figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, entre outras, buscamos proporcionar aos alunos uma visão ampla sobre como esses recursos estilísticos são empregados para conferir expressividade à linguagem. A abordagem prática e interativa da atividade permite que os conceitos sejam assimilados de maneira eficaz, facilitando a identificação dessas figuras em diferentes tipos de texto e promovendo uma maior apreciação da riqueza e diversidade da nossa língua.

  • Definição e classificação das figuras de linguagem.
  • Análise de exemplos de figuras de linguagem em textos literários e não literários.
  • Uso das figuras de linguagem na construção de textos expressivos.
  • Discussão sobre o efeito de sentido produzido pelas figuras de linguagem.

Metodologia

A atividade se baseia em metodologias ativas, em particular na 'Atividade Mão-na-massa' e na 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os alunos, organizados em grupos, terão a oportunidade de interagir com um painel interativo contendo diversas frases. Cada grupo, por sua vez, escolherá uma frase e discutirá internamente para identificar e justificar a figura de linguagem presente. Esse método estimula a pesquisa rápida, o debate, a tomada de decisão em equipe e a defesa de argumentos, proporcionando uma compreensão mais profunda do conteúdo por meio da prática e análise colaborativa.

  • Divisão da turma em grupos para promover a colaboração.
  • Utilização de painel interativo com frases exemplificando as figuras de linguagem.
  • Rodízio entre os grupos para a escolha das frases.
  • Estímulo à discussão em grupo para identificação e justificativa das figuras de linguagem.
  • Pontuação baseada na correção e na explicação das escolhas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, divididas igualmente entre duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, haverá uma breve introdução ao tema e formação dos grupos, seguida do início da atividade prática com o painel interativo. A segunda sessão será destinada à continuação da competição, possibilitando que todos os grupos tenham oportunidade igual de participação, concluindo-se com a contabilização dos pontos e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da competição.
  • Aula 2: Continuação da competição, conclusão e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na eficiência e eficácia dos grupos em identificar corretamente as figuras de linguagem apresentadas nas frases do painel interativo, assim como na qualidade das justificativas fornecidas para suas escolhas. Cada acerto concederá pontos ao grupo, incentivando a precisão e a profundidade da análise. Ao final da atividade, grupos com maior pontuação receberão reconhecimento, embora o foco principal seja o engajamento e a aprendizagem coletiva. Será também considerada a participação ativa e a colaboração dentro dos grupos, reconhecendo a importância do trabalho em equipe para o sucesso na atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos essenciais. A organização de um painel interativo, que pode ser tanto digital, como um software educativo, quanto físico, com cartões ou papéis, é central para a dinâmica da atividade. Será necessário acesso à internet para pesquisa rápida durante a atividade, assim como materiais de escrita para que os alunos possam anotar suas discussões e justificativas. A sala de aula deve ser arranjada de maneira a facilitar o movimento dos grupos e a interação com o painel.

  • Painel interativo (digital ou físico) com frases que exemplificam as figuras de linguagem.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, quadro branco).
  • Sala de aula arranjada para facilitar o movimento e a interação dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo