Campanha do Bem

Desenvolvida por: Ana Jú… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Socioemocional
Temática: Conscientização Ambiental

A atividade 'Campanha do Bem' é uma iniciativa prática que tem como objetivo fazer com que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental possam se engajar ativamente em questões sociais relevantes, como a conscientização ambiental. Por meio de uma abordagem mão-na-massa, os estudantes serão convidados a discutir sobre os problemas atuais que afetam a comunidade escolar, a cidade e o mundo no que tange ao meio ambiente. Após uma discussão inicial guiada pelo professor, os alunos formarão pequenos grupos ou duplas para escolher um foco específico de conscientização. Cada equipe será responsável por criar um slogan atraente e produzir materiais variados como cartazes, folhetos ou anúncios digitais. O professor atuará como um facilitador, oferecendo suporte na pesquisa de informações pertinentes e sugerindo formas criativas de apresentar as mensagens, incentivando o uso de desenhos, frases de efeito e dados curiosos. O culminar do projeto será uma exposição ou apresentação das campanhas para a classe ou comunidade escolar, oferecendo aos alunos a oportunidade de praticar habilidades de comunicação e engajamento social.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver diversas competências e habilidades nos alunos, tais como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de comunicação eficaz, criatividade e conscientização social. Ao planejar e produzir materiais de campanha, os alunos exercitarão práticas de pesquisa e síntese de informações, além de aplicar conhecimentos de linguagem visual e textual para transmitir mensagens poderosas. Além disso, o projeto incentiva a reflexão crítica sobre as questões ambientais, promovendo a responsabilidade e o engajamento cívico entre os jovens estudantes.

  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe
  • Aprimorar habilidades de comunicação e argumentação
  • Estimular a criatividade na criação de conteúdos visuais e textuais
  • Promover a conscientização sobre questões ambientais
  • Exercitar a pesquisa e síntese de informações relevantes

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF12LP05
  • description": "Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto." }, { "code": EF12LP12
  • description": Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade incluirá conceitos sobre conscientização ambiental, técnicas de comunicação visual e textual e a importância da responsabilidade social. Além disso, os alunos aprenderão sobre a estrutura de campanhas de conscientização, incluindo o desenvolvimento de slogans, a produção de materiais gráficos e digitais, e as estratégias para engajar o público-alvo.

  • Conceitos básicos sobre meio ambiente e sustentabilidade
  • Técnicas de criação de slogans e mensagens de impacto
  • Desenvolvimento de habilidades em design gráfico simples para cartazes e folhetos
  • Princípios de persuasão e comunicação eficaz
  • Estratégias para engajamento e conscientização pública

Metodologia

A metodologia aplicada será orientada pela abordagem mão-na-massa, promovendo um ambiente de aprendizado ativo em que os alunos serão incentivados a participar ativamente de todas as etapas do projeto. O trabalho em grupo será essencial, permitindo que os alunos compartilhem ideias, responsabilidades e aprendam uns com os outros. O professor atuará como um facilitador, guiando a pesquisa, a discussão e a produção de materiais, além de fornecer feedback constante para melhorar os resultados das campanhas.

  • Discussão inicial para escolha do tema e brainstorming
  • Pesquisa em grupo sobre o tema escolhido
  • Oficinas práticas de criação de slogans e materiais visuais
  • Feedback contínuo e orientações do professor
  • Preparação e apresentação final das campanhas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma aula 30 minutos, distribuída em um dia de atividade. Iniciaremos com a introdução ao projeto e discussão dos temas. Seguiremos com uma introdução rápida sobre o que a importância de cuidar do meio ambiente e a seguir elaboraremos um cartaz sobre o que eles acham importante. 

  • Aula 1: Introdução ao projeto e discussão dos temas ambientais
  • Aula 2: Formação dos grupos e início da pesquisa sobre o tema escolhido
  • Aula 3-5: Oficinas de criação de slogans e desenvolvimento de materiais
  • Aula 6: Finalização dos materiais e preparação para a apresentação
  • Aula 7-8: Apresentação das campanhas para a classe e/ou comunidade escolar

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, avaliando tanto o processo quanto o produto final. Critérios incluirão a criatividade e originalidade dos materiais, clareza e impacto da mensagem, qualidade da pesquisa realizada, e eficácia da apresentação. Será dado feedback construtivo para estimular a reflexão e o aprendizado contínuo. Ferramentas de autoavaliação e avaliação entre pares também serão utilizadas para promover a reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a materiais de pesquisa, como livros e internet, materiais de arte para a criação de cartazes e folhetos, computadores ou tablets com software de design gráfico, quando aplicável, e espaço adequado para as apresentações. A integração de tecnologias no processo educativo será incentivada para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Materiais de papelaria (papéis, canetas, marcadores, etc.)
  • Acesso a computadores e internet
  • Software de design gráfico simples (por exemplo, Canva)
  • Livros e outros materiais de pesquisa sobre meio ambiente
  • Espaço para apresentação das campanhas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo