Detetives da Linguagem: Desvendando Tirinhas

Desenvolvida por: Kayo C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística e semiótica

Nesta atividade denominada 'Detetives da Linguagem: Desvendando Tirinhas', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no universo das tirinhas humorísticas, utilizando-se do humor e da ironia como veículos para a compreensão e análise da estrutura gramatical sujeito-verbo de ligação-predicativo. Divididos em pequenos grupos, receberão uma coleção de tirinhas diversificadas. A tarefa de cada grupo será de analisar as tirinhas destinadas a eles, identificando e destacando as orações que apresentam a estrutura gramatical foco desta atividade. Além de identificar, os grupos deverão refletir e discutir sobre como essa estrutura específica contribui para a construção do humor ou da ironia nas tirinhas. Após a fase de análise, cada grupo apresentará suas descobertas e interpretações para a classe, promovendo um rico debate sobre as diferentes perceções e interpretações geradas pelos variados exemplos. Esta atividade não apenas promove a análise linguística em profundidade, mas também estimula a discussão, a argumentação e a construção coletiva do conhecimento, aspectos fundamentais no desenvolvimento crítico e analítico dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes desenvolvam habilidades de análise linguística e interpretação de textos, focando na estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo dentro das tirinhas humorísticas. Ao desempenharem o papel de 'detetives da linguagem', os alunos irão aprimorar sua capacidade de observação, análise e reflexão sobre aspectos gramaticais e estilísticos da língua portuguesa. Além disso, ao compartilharem suas descobertas e debaterem entre si, promoverão habilidades sociais importantes, como comunicação eficaz, trabalho em equipe e respeito por diferentes pontos de vista. Este exercício é também uma forma lúdica de reforçar conteúdos gramaticais, envolvendo os alunos de maneira ativa no processo de aprendizagem.

  • Identificar a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo em textos.
  • Analisar como a estrutura gramatical contribui para o humor ou ironia nas tirinhas.
  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto.
  • Promover o debate e a argumentação baseada em análises textuais.
  • Estimular o trabalho em equipe e o respeito por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

A exploração das orações com estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo através de tirinhas humorísticas se apresenta como uma estratégia inovadora para o ensino de gramática. Este conteúdo programático visa não somente à identificação de estruturas gramaticais específicas, mas também à compreensão de como elementos da língua contribuem para significados mais amplos em textos variados. As tirinhas, por serem uma forma de expressão artística e cultural, oferecem contextos ricos para a prática da análise linguística, incentivando a interpretação crítica e a apreciação estética da língua.

  • Estrutura básica da oração: sujeito, verbo de ligação e predicativo.
  • Funcionalidade e impacto da estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo na construção de significados.
  • Leitura e interpretação de tirinhas humorísticas.
  • Aspectos da análise linguística e semiótica de textos.
  • Práticas de debate e argumentação.

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas para engajar os alunos de forma crítica e participativa na análise das tirinhas. A atividade inicia com uma breve introdução sobre o tema e a estrutura gramatical foco. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de tirinhas para analisar. Cada grupo discutirá internamente, com orientações para identificar, destacar e debater o uso do sujeito-verbo de ligação-predicativo e sua contribuição para o humor ou ironia das tirinhas. Ao final, cada grupo apresentará suas conclusões, abrindo espaço para debate e reflexão coletiva. Este processo estimula a aprendizagem ativa, permitindo que os alunos 'aprendam fazendo' e compartilhem suas descobertas, enriquecendo a experiência de aprendizagem como um todo.

  • Briefing inicial sobre a atividade e revisão conceitual.
  • Divisão da turma em grupos e distribuição das tirinhas.
  • Análise e discussão em grupo das estruturas identificadas.
  • Apresentação dos resultados por cada grupo à classe.
  • Debate guiado pelo professor sobre as diferentes análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives da Linguagem: Desvendando Tirinhas' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a estrutura gramatical, seguida da formação dos grupos e início da análise das tirinhas. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e aos debates sobre as descobertas e interpretações. Este cronograma permite tempo adequado para análise, discussão e reflexão crítica por parte dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação do conceito, formação dos grupos e início da análise
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação do desempenho dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações finais, considerando critérios como a capacidade de identificar corretamente as estruturas gramaticais, a qualidade da análise textual e a participação no debate. Além disso, será valorizada a habilidade de trabalhar em equipe e de construir argumentos coerentes. Os alunos também poderão ser avaliados por meio de uma atividade reflexiva escrita, onde discorrerão sobre o aprendizado adquirido com a atividade, permitindo ao professor uma avaliação individual da compreensão e da capacidade crítica de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários os seguintes recursos: cópias impressas de várias tirinhas humorísticas, que serão distribuídas entre os grupos; quadro branco ou flip chart e marcadores para os registros durante as discussões e apresentações; dispositivos para acesso à internet, caso os alunos necessitem buscar informações adicionais ou compartilhar suas descobertas com a classe; e um guia de orientação preparado pelo professor, com explicações sobre a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo e exemplos de como identificar essa estrutura nas tirinhas.

  • Cópias impressas de tirinhas humorísticas
  • Quadro branco ou flip chart e marcadores
  • Dispositivos com acesso à internet
  • Guia de orientação sobre a estrutura gramatical

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo