Pequenos Jornalistas

Desenvolvida por: Ana Jú… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e práticas de escrita

A atividade 'Pequenos Jornalistas' propõe uma imersão dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no universo jornalístico, incentivando-os a se tornarem jornalistas por um dia através da criação de um jornalzinho para a sala de aula. Os estudantes serão divididos em equipes e escolherão temas de interesse comum, que podem incluir eventos da escola, entrevistas com funcionários, ou notícias sobre projetos ambientais locais. A prática visa desenvolver habilidades de escrita, como concordância nominal e verbal, ortografia e pontuação, além de estimular a capacidade de pesquisa, trabalho em equipe, e compreensão da importância da clareza na escrita e argumentação. Cada equipe será responsável por escrever artigos relacionados aos temas escolhidos, aplicando os conhecimentos linguísticos e gramaticais pertinentes. Após a produção, os textos serão apresentados para a classe, o que proporcionará uma oportunidade para a prática de revisão coletiva e discussão crítica sobre os trabalhos produzidos. A atividade será guiada pela metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos promover o desenvolvimento da escrita criativa e informativa dos alunos, incentivando-os a aplicar corretamente a concordância nominal e verbal, ortografia e pontuação em seus textos. Busca-se também fomentar habilidades de pesquisa, organização de ideias, trabalho em equipe, e capacidade de argumentação e crítica. Através da revisão coletiva, visa-se aprimorar os textos produzidos e promover a reflexão sobre práticas de escrita eficazes. A importância da comunicação clara e coerente será um ponto chave discutido durante a atividade.

  • Desenvolver habilidades de escrita aplicando corretamente a concordância nominal e verbal, ortografia e pontuação.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a pesquisa sobre temas de interesse comum.
  • Promover a prática da revisão textual coletiva como ferramenta de aprimoramento do texto.
  • Estimular a argumentação clara e coerente em textos escritos.
  • Conscientizar sobre a importância da comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais para a produção textual jornalística, tais como técnicas de redação, estruturas de texto, e elementos da notícia. A concordância nominal e verbal, ortografia e pontuação serão revisadas de forma prática, através da criação dos artigos para o jornal da sala. A atividade também envolverá noções de entrevista e pesquisa, estratégias para promover um texto claro e objetivo, além de práticas de revisão e feedback entre pares.

  • Técnicas de redação jornalística
  • Concordância nominal e verbal
  • Ortografia e pontuação
  • Estrutura de textos informativos
  • Revisão e feedback entre pares

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, o que envolve os alunos ativamente no processo de aprendizagem através da criação de um jornalzinho da sala. Os alunos serão divididos em equipes, onde escolherão seus temas e serão guiados no processo de pesquisa, escrita, revisão e apresentação dos artigos. Essa abordagem promoverá a autonomia dos estudantes e proporcionará a aplicação prática de conhecimentos gramaticais e linguísticos, além de estimular habilidades sociais importantes como trabalho em equipe e comunicação.

  • Divisão da turma em equipes
  • Escolha de temas e planejamento dos artigos
  • Pesquisa e elaboração dos textos
  • Revisão coletiva dos artigos
  • Apresentação dos textos e feedback da classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a escolha dos temas, iniciarão a pesquisa e a escrita dos textos. A segunda aula será destinada à conclusão da escrita, revisão coletiva e apresentação dos artigos para a classe.

  • Aula 1: Escolha dos temas, início da pesquisa e escrita dos artigos.
  • Aula 2: Conclusão dos artigos, revisão coletiva e apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o projeto, na qualidade da escrita dos artigos, incluindo a aplicação das regras de concordância, ortografia e pontuação, e na contribuição para a revisão coletiva. Será considerada também a capacidade de trabalho em equipe e o desenvolvimento da argumentação e clareza nas apresentações dos artigos. Feedback construtivo será dado por professores e colegas, promovendo uma visão crítica e reflexiva sobre os textos produzidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Pequenos Jornalistas', utilizaremos recursos como material para escrita (papel, canetas), recursos digitais para pesquisa, gravador para entrevistas (opcional), e o quadro branco para planejamentos de equipe e apresentações. Esses materiais e ferramentas serão essenciais para o desenvolvimento das habilidades de escrita, pesquisa e apresentação dos alunos.

  • Material para escrita (papel, canetas)
  • Recursos digitais para pesquisa
  • Gravador para entrevistas (opcional)
  • Quadro branco para planejamento e apresentações

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